Leia o gráfico para responder à questão.
Variação na espessura da concha de caracóis ao longo de períodos geológicos.
A variação na espessura da concha desses caracóis foi acompanhada pela modificação das estratégias de captura de seus predadores.
De acordo com o gráfico e a teoria evolutiva de Darwin, é correto afirmar que, com o passar do tempo,
Questões relacionadas
- Filosofia | 2.1 Pré-Socráticos
[1] Nunca encontro esta senhora que me não lembre a
profecia de uma lagartixa ao poeta Heine, subindo os
Apeninos: “dia virá em que as pedras serão plantas, as
[4] plantas animais, os animais homens e os homens deuses”. E
dá-me vontade de dizer-lhe: — A senhora, D. Camila, amou
tanto a mocidade e a beleza, que atrasou o seu relógio, a fim
[7] de ver se podia fixar esses dois minutos de cristal. Não se
desconsole, D. Camila. No dia da lagartixa, a senhora será
Hebe, deusa da juventude; a senhora nos dará a beber o
[10] néctar da perenidade com as suas mãos eternamente moças.
Machado de Assis. Uma senhora. In: Machado de Assis: seus trinta melhores contos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987, p. 185.
Com relação ao fragmento de texto literário acima, extraído da obra de Machado de Assis, julgue o item a seguir.
A filosofia grega antiga não se contrapunha ao modo mítico de descrever o mundo, o que justifica a constante presença de deuses mitológicos na filosofia grega da época, a exemplo de Hebe, deusa da juventude, citada no texto.
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
Na indústria de alimentos, a análise da composição dos ácidos carboxílicos não ramificados presentes na manteiga é composta por três etapas:
- reação química dos ácidos com etanol, formando uma mistura de ésteres;
- aquecimento gradual dessa mistura, para destilação fracionada dos ésteres;
- identificação de cada um dos ésteres vaporizados, em função do seu ponto de ebulição.
O gráfico a seguir indica o percentual de cada um dos ésteres formados na primeira etapa da análise de uma amostra de manteiga:
Na amostra analisada, está presente em maior quantidade o ácido carboxílico denominado:
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
A palavra linha vem do latim “linea”, que significa extensão com uma só dimensão. A trajetória de um ponto no espaço é uma linha. Se imaginarmos que o ponto se desloca sempre na mesma direção, dá origem a uma linha reta. Se mudar constantemente de direção, dá origem a uma linha curva. A linha é utilizada por nós todos os dias. Para escrever, para sublinhar ou para desenhar, ela pode ter várias expressões e intensidades. Os artistas utilizam-na das mais variadas maneiras: reta, curva, quebrada ou mista, grossa ou fina, definindo as formas ou estruturando o espaço.
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Se a linha pode ser definida como um deslocamento do ponto, podemos observá-la em quase tudo que nos cerca. Converse com a turma a respeito desse tema e abra um espaço para que os alunos troquem ideias. Pergunte a eles onde eles enxergam as linhas, e como elas são.
Proponha aos alunos que realizem um estudo sobre as linhas que nos cercam através de um grande painel. Sugira que cada aluno fotografe todas as linhas que acharem interessantes durante 1 semana, dentro da escola, nas ruas, em casa, em qualquer lugar. Alerte-os para ao fotografarem escolherem ângulos interessantes e que a fotografia feita não seja apenas um registro de um linha interessante, mas que tenha em sua composição algo inusitado e belo.
O painel pode ser montado com as impressões das fotografias ou pinturas feitas a partir das fotografias.
Esta atividade permite um trabalho interdisciplinar com os professores de História e Matemática.
Imagens sugestivas:
- Matemática - Fundamental | 06. Relações Binárias e Funções
Uma função f, do 1 º grau, é tal que f (1) = 190 e f (50) = 2 052.
O valor correto de f (20) é:
- Matemática - Fundamental | 11. Áreas e Volumes
Um grupo de alunos fará um trabalho para a Feira de Ciências e utilizará vários retângulos de madeira com as características observadas na imagem a seguir.
Qual deve ser o valor de x para que a área de cada retângulo seja igual a 60 cm 2 ?