A palavra linha vem do latim “linea”, que significa extensão com uma só dimensão. A trajetória de um ponto no espaço é uma linha. Se imaginarmos que o ponto se desloca sempre na mesma direção, dá origem a uma linha reta. Se mudar constantemente de direção, dá origem a uma linha curva. A linha é utilizada por nós todos os dias. Para escrever, para sublinhar ou para desenhar, ela pode ter várias expressões e intensidades. Os artistas utilizam-na das mais variadas maneiras: reta, curva, quebrada ou mista, grossa ou fina, definindo as formas ou estruturando o espaço.
http://gramaticaepintura.blogspot.com/
Se a linha pode ser definida como um deslocamento do ponto, podemos observá-la em quase tudo que nos cerca. Converse com a turma a respeito desse tema e abra um espaço para que os alunos troquem ideias. Pergunte a eles onde eles enxergam as linhas, e como elas são.
Proponha aos alunos que realizem um estudo sobre as linhas que nos cercam através de um grande painel. Sugira que cada aluno fotografe todas as linhas que acharem interessantes durante 1 semana, dentro da escola, nas ruas, em casa, em qualquer lugar. Alerte-os para ao fotografarem escolherem ângulos interessantes e que a fotografia feita não seja apenas um registro de um linha interessante, mas que tenha em sua composição algo inusitado e belo.
O painel pode ser montado com as impressões das fotografias ou pinturas feitas a partir das fotografias.
Esta atividade permite um trabalho interdisciplinar com os professores de História e Matemática.
Imagens sugestivas: