Considere dois ecossistemas, um terrestre e outro marinho. Em cada um deles, é possível identificar o nível trófico em que se encontra a maior quantidade de biomassa por unidade de área, em um determinado período.
Para o ecossistema terrestre e para o marinho, esses níveis tróficos correspondem, respectivamente, a:
Questões relacionadas
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Seria até engraçado, se não fosse trágico, porque na hora que a pessoa tem uma doença, ela fica se achando responsável por ter a doença. E se você pegar na história da medicina, sempre foi feito isso ― os que tinham lepra eram considerados ímpios; tinham lepra porque não eram tementes a Deus, porque não eram homens e mulheres que tinham uma vida religiosa. Os tuberculosos, no início do século, na epidemia de tuberculose na Europa inteira, aqui em São Paulo, no Brasil todo, eram pessoas devassas, jovens devassos. Com a Aids nós vimos a mesma coisa. Quem tinha Aids, quem eram? Eram os promíscuos e os viciados em drogas, não é?
Entrevista de Dráuzio Varella no programa Roda Viva em 30 ago. 2004. Disponível em: www.rodaviva.fapesp.br. Acesso em: 30 jan. 2012 (adaptado).
Dráuzio Varella discute a associação entre doença e costumes cotidianos. De acordo com o argumento apresentado, essa associação indica
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Texto base: .
Dois ângulos são suplementares e a razão entre suas medidas é igual a . As medidas desses ângulos são iguais a:
- Física | B. Vetorial
(ESPCEX (AMAN)) Um projétil é lançado obliquamente, a partir de um solo plano e horizontal, com uma velocidade que forma com a horizontal um ângulo α e atinge a altura máxima de 8,45 m/s. Sabendo que, no ponto mais alto da trajetória, a velocidade escalar do projétil é 9,0 m/s, pode-se afirmar que o alcance horizontal do lançamento é:
Dados: intensidade da aceleração da gravidade g= 10 m/s²; despreze a resistência do ar
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
A fotografia mostra uma turista aparentemente beijando a esfinge de Gizé, no Egito. A figura a seguir mostra como, na verdade, foram posicionadas a câmera fotográfica, a turista e a esfinge.
Medindo-se com uma régua diretamente na fotografia, verifica-se que a medida do queixo até o alto da cabeça da turista é igual a 2/3 da medida do queixo da esfinge até o alto da sua cabeça. Considere que essas medidas na realidade são representadas por d e d’, respectivamente, que a distância da esfinge à lente da câmera fotográfica, localizada no plano horizontal do queixo da turista e da esfinge, é representada por b, e que a distância da turista à mesma lente, por a.
A razão entre b e a será dada por:
- História - Fundamental | 12. A Mineração na América Portuguesa
Leia o trecho a seguir
Muitos dos mulatos e forros são donos de escravos, participavam ativamente da vida artística local, na construção e ornamentação das igrejas, na música, na feitura de santos e em tudo o mais. Do ponto de vista econômico, possuem vendas e lojas, cultivam cana e fabricam cachaça, são ferreiros, alfaiates, padeiros etc..
SACRANO, Julita. Negro nas terras do ouro: cotidiano e solidariedade (século XVIII). São Paulo: Brasiliense, 2002. p. 29. (Fragmento)
O texto demonstra que a sociedade formada na região de Minas Gerais