Na figura, a reta r intercepta o plano α em P e forma com ele um ângulo de 30º.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 05. Pontuação
Leia o trecho.
Pois é, todo mundo pensa que sempre houve no mundo estrelas pisca-pisca. Mas é erro. Antes os índios olhavam de noite para o céu escuro — e bem escuro estava esse céu. Um negror. Vou contar a história singela do nascimento das estrelas.
Era uma vez, no mês de janeiro, muitos índios. E ativos: caçavam, pescavam, guerreavam. Mas nas tabas não faziam coisa alguma: deitavam-se nas redes e dormiam roncando. E a comida? Só as mulheres cuidavam do preparo dela para terem todos o que comer.
LISPECTOR, Clarice. Como nasceram as estrelas. Doze Lendas Brasileiras. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. p. 4.
No trecho “Só as mulheres cuidavam do preparo dela para terem todos o que comer.”, o ponto-final foi usado para
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analise a charge a seguir:
AQUINO, Rubim Santos Leão de. Fazendo a História. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1989. p.32
Identifique a obrigação do indivíduo na comunidade expressa na charge. Em seguida, explique-a.
- Matemática - Fundamental | 05. Expressões Algébricas I
Dados os polinômios A = 5x³ - 4x² + x - 7; B = 3x² - 7x + 9 e C = 4x³ - x + 10, o valor de (A - B) - (C - B) é:
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Quando eu falo com vocês, procuro usar o código de vocês. A figura do índio no Brasil de hoje não pode ser aquela de 500 anos atrás, do passado, que representa aquele primeiro contato. Da mesma forma que o Brasil de hoje não é o Brasil de ontem, tem 160 milhões de pessoas com diferentes sobrenomes. Vieram para cá asiáticos, europeus, africanos, e todo mundo quer ser brasileiro. A importante pergunta que nós fazemos é: qual é o pedaço de índio que vocês têm? O seu cabelo? São seus olhos? Ou é o nome da sua rua? O nome da sua praça? Enfim, vocês devem ter um pedaço de índio dentro de vocês. Para nós, o importante é que vocês olhem para a gente como seres humanos, como pessoas que nem precisam de paternalismos, nem precisam ser tratadas com privilégios. Nós não queremos tomar o Brasil de vocês, nós queremos compartilhar esse Brasil com vocês.
TERENA, M. Debate. MORIN, E. Saberes globais e saberes locais. Rio de Janeiro: Garamond, 2000 (adaptado).
Na situação de comunicação da qual o texto foi retirado, a norma padrão da língua portuguesa é empregada com a finalidade de:
- Matemática | 1.01 Quatro Operações Fundamentais e Expressões Numéricas
Se a e b são números racionais tais que (1 - √2 )3 = a - b √2 , então, a.b é igual a: