(FGV-SP) Para o progresso do armamento marítimo e da navegação que soube a boa providência e proteção divina interessam tanto à prosperidade, à segurança e o poderio deste reino... nenhuma mercadoria será importada ou exportada dos países, ilhas, plantações ou territórios, pertencentes a Sua Majestade ou em possessão de Sua Majestade, na Ásia, América e África, noutros navios senão nos que sem nenhuma fraude pertencem a súditos ingleses, irlandeses ou gauleses, ou ainda a habitantes destes países, ilhas, plantações e territórios, e que são comandados por um capitão inglês e tripulados por uma equipagem com três quartos de ingleses...
(English Historical Documents)
A determinação inglesa pode ser considerada:
Questões relacionadas
- Matemática | 09. Probabilidade
Todo o país passa pela primeira fase de campanha de vacinação contra a gripe suína (H1N1), Segundo um médico infectologista do Instituto Emílio Ribas, de São Paulo, a imunização "deve mudar", no país, a história da epidemia. Com a vacina, de acordo com ele, o Brasil tem a chance de barrar uma tendência do crescimento da doença, que já matou 17 mil no mundo. A tabela apresenta dados específicos de um único posto de vacinação.
Escolhendo-se aleatoriamente uma pessoa atendida nesse posto de vacinação, a probabilidade de ela ser portadora de doença crônica é:
- História | 1.6 Crise do Sistema Colonial e Ciclo da Mineração
A partir da segunda metade do século XVIII, o número de escravos recém-chegados cresce no Rio e se estabiliza na Bahia. Nenhum lugar servia tão bem à recepção de escravos quanto o Rio de Janeiro.
FRANÇA, R. O tamanho real da escravidão. O Globo, 5 abr. 2015 (adaptado).
Na matéria, o jornalista informa uma mudança na dinâmica do tráfico atlântico que está relacionada à seguinte atividade:
- Arte - Fundamental | 01.1. Texto teatral
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, peça aos alunos que, em pequenos grupos, descubram as frases que estão escritas nos quadros, colocando as palavras em ordem.
Persistir e tenta outra vez. e você muda a forma de fazer é quando não dá certo alguma coisa
mas não muda a forma de fazer. você tenta outra vez, Insistir é quando
2. Segundo passo
2.1. Professor, leia com os alunos as palavras que estão no quadro a seguir.
2.2. Pergunte aos alunos: essas palavras indicam atitudes de quem tem persistência? Explique.
paciência – inovação – novas soluções – solucionar problemas
2.3. Solicite aos alunos que escrevam uma mensagem utilizando as palavras do quadro.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, conte para os alunos a história Thomas Alva Edison, inventor da lâmpada.
Para inventar a lâmpada Thomas Alva Edison fez mais de 10 mil experimentos. Certo dia, questionado sobre seu fracasso, ele respondeu: Eu não fracassei, apenas descobri 10 mil maneiras que não irão funcionar. Observem que ele não tentou 10 mil vezes a mesma maneira, tentou 10 mil maneiras diferentes.
3.2. Professor, pergunte aos alunos se Thomas Alva Edison, inventor da lâmpada, foi insistente ou persistente. Peça que justifiquem suas respostas.
3.3. Peça aos alunos que relatem duas situações: uma que foram persistentes e outra que foram insistentes. Pergunte aos alunos em qual das situações eles conseguiram resolver de um jeito melhor, sem birra ou cara emburrada.
- Língua Espanhola | 2.09 Preposições
(ACAFE) LA MUERTE TIENE PERMISO
Los campesinos de una comunidad del agro mexicano tienen serios problemas con los líderes locales y solicitan la presencia de la autoridad central para resolverlos. Les envían unos agrónomos o “ingenieros”. Se convoca una asamblea y en ella funge como presidente, con plenos poderes, un representante de los ejidatarios. Abierta la sesión, se da la palabra a los asistentes; todos con muy poca escolaridad y algunos analfabetos, no logran expresar lo que quieren; esperan que los otros lo hagan: Por fin, cuando Sacramento pide la palabra, todos se disponen a escucharlo; él es conocido por su honestidad y, llegado el momento, también por su coraje. Él tiene una denuncia contra el Presidente Municipal de San Juan de las Manzanas.
Entre los abusos cometidos por esa autoridad están el haberse apropiado, usando sus influencias y artimañas, de las tierras de Felipe Pérez y Juan Hernández cuyas propiedades colindaban con la suya. El hijo de Felipe que reaccionó, echándole en cara al Presidente sus desmanes, fue preso, torturado y muerto “porque dizque se andaba robando una vaca” del susodicho.
La voz de Sacramento parece temblar cuando cuenta lo que dicho Presidente y su gente hicieron con las hijas de dos campesinos, una de ellas ya comprometida; las raptaron. Y “cuando regresaron las muchachas, en muy malas condiciones, ni siquiera tuvimos que preguntar nada. Y se alborotó la gente de a deveras, ya que nos cansamos de estar a merced de tan mala autoridad”.
Por primera vez, la voz de Sacramento vibró. En ella latió una amenaza, un odio, una decisión ominosa. Y concluyó: “como nadie nos hace caso, que a todas las autoridades hemos visto, sin ningún resultado, ahora solicitamos su venia para hacernos justicia con nuestra propia mano”.
Sigue una acalorada discusión. Ni los “ingenieros” se ponen de acuerdo: para unos aquello sería un acto de barbarie, otros ven en ello la única salida. Entonces toma la palabra el presidente de la asamblea: “será la asamblea la que decida. Yo asumo la responsabilidad. Los que estén de acuerdo en que se les dé permiso a los querellantes para hacerse justicia con la propia mano, que levanten la mano.” Todos los brazos se tienden a lo alto, inclusive los de los ingenieros. “La asamblea da permiso a los de San Juan de las Manzanas para lo que solicitan”.
Sacramento, que ha permanecido en pié, con calma, termina de hablar. No hay alegría ni dolor en lo que dice. Su expresión es sencilla y simple. “Pues muchas gracias por el permiso, porque como nadie nos hacía caso, desde ayer el Presidente Municipal de San Juan de las Manzanas está difunto”.
Edmundo Valadez, La muerte tiene permiso. FCE México 1995, p. 9-15 – texto abreviado.
Distingue las V (verdaderas) de las F (falsas) en lo referente al uso de la preposición, e indícalo enseguida.
( ) Los habitantes de San Juan de las Manzanas denuncian al Presidente Municipal.
( ) Los “ingenieros” piden para los campesinos tener paciencia.
( ) Resuelto su problema, los habitantes de S. J. de las Manzanas van a vivir en paz.
( ) Los campesinos volverán a encontrarse en el sábado siguiente.
( ) Los ingenieros van de coche, los campesinos a pié.
La secuencia correcta es:
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(UEPA) Alguns restaurantes, visando unicamente auferir lucros, não dão importância devida à qualidade de seus serviços. Um exemplo claro está na reutilização de óleos e gorduras utilizados na fritura, onde a glicerina (uma substância de cadeia carbônica saturada) decompõe-se por aquecimento levando à formação da acroleína (uma substância de cadeia carbônica insaturada). Abaixo estão representadas as estruturas das duas substâncias envolvidas no processo (não necessariamente na ordem citada no texto).
Com base nas estruturas químicas apresentadas no texto, a alternativa correta é: