Um ciclista pedala uma bicicleta em trajetória circular de modo que as direções dos deslocamentos das rodas mantêm sempre um ângulo de 60o. O diâmetro da roda traseira dessa bicicleta é igual à metade do diâmetro de sua roda dianteira.
O esquema a seguir mostra a bicicleta vista de cima em um dado instante do percurso.
Admita que, para uma volta completa da bicicleta, N1 é o número de voltas dadas pela roda traseira e N2 o número de voltas dadas pela roda dianteira em torno de seus respectivos eixos de rotação.
A razão é igual a:
Questões relacionadas
- Química | 1.4 Ligações Químicas
(ESPCEX) Conversores catalíticos (catalisadores) de automóveis são utilizados para reduzir a emissão de poluentes tóxicos. Poluentes de elevada toxicidade são convertidos a compostos menos tóxicos. Nesses conversores, os gases resultantes da combustão no motor e o ar passam por substâncias catalisadoras. Essas substâncias aceleram, por exemplo, a conversão de monóxido de carbono (CO) em dióxido de carbono (CO2) e a decomposição de óxidos de nitrogênio como o NO, N2O e o NO2 (denominados NOx) em gás nitrogênio (N2) e gás oxigênio (O2) Referente às substâncias citadas no texto e às características de catalisadores, são feitas as seguintes afirmativas:
I. a decomposição catalítica de óxidos de nitrogênio produzindo o gás oxigênio e o gás nitrogênio é classificada como uma reação de oxidorredução;
II. o CO2 é um óxido ácido que, ao reagir com água, forma o ácido carbônico;
III. catalisadores são substâncias que iniciam as reações químicas que seriam impossíveis sem eles, aumentando a velocidade e também a energia de ativação da reação;
IV. o CO é um óxido básico que, ao reagir com água, forma uma base;
V. a molécula do gás carbônico CO2 apresenta geometria espacial angular.
Das afirmativas feitas estão corretas apenas a
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
COMO FUNCIONA O TESTE
Apesar de toda essa complexidade, um grupo de cientistas brasileiros vem tentando decifrar o quebra-cabeças que forma um medalhista. Baseados em pesquisas, eles elaboraram um método para encontrar em crianças e jovens as características de um campeão. Agora, querem usá-lo para ajudar na montagem da equipe brasileira para a Olimpíada do Rio.
O método brasileiro para identificação de potenciais atletas de elite é o DTE (Detecção de Talentos Esportivos). Ele foi desenvolvido por pesquisadores de várias universidades. Também colaboraram ONGs e técnicos da seleção brasileira de atletismo.
O DTE consiste em uma bateria de 80 testes, divididos em cinco categorias: físico-motor, biométrico, psicológico, ambiental e genético. Todo o processo dura até um ano. É feita uma avaliação completa das crianças, transformando o perfil delas em números que são jogados em uma tabela com estatísticas.
A partir disso, crianças e jovens entre 8 e 18 anos têm sua aptidão esportiva detectada e podem ser encaminhadas diretamente para um treinamento específico da modalidade que mais se adéquem: ginástica, esportes individuais (natação, atletismo etc); esportes coletivos (futebol e vôlei, por exemplo) ou lutas.
DO QUE É FEITO UM ATLETA
O resultado dos testes não garante que todos os aprovados serão atletas olímpicos. Variáveis que não podem ser medidas também influenciam nisso.
Alguns pesquisadores, agora, tentam espalhar a metodologia e levá-la a possíveis celeiros de novos atletas. Para isso, montaram um projeto, o Brasil Rumo a 2016, e estão fazendo parcerias com governos e prefeituras para fazer testes com crianças em escolas públicas e centros esportivos. A meta do Brasil Rumo a 2016 é avaliar 300 mil crianças e jovens. Dessas avaliações, quem sabe, ele pode encontrar um membro da equipe brasileira na Olimpíada do Rio.
Disponível em: http://olimpiadas.uol.com.br/noticias/redacao/2012/04/15/cientistas-brasileiros-criam-teste-para-encontrar-criancas-que-podem-ser-atletas-da-rio-2016.htm Acesso em: 20 abr. 2012 (adaptação).
De acordo com a reportagem, podemos dizer que o DTE foi desenvolvido
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
A alegria era quase insuportável: da primeira vez, escapei acordando. Agora vou escapar dormindo. Não era simples? Recostou a cabeça no espaldar do banco, mas não era sutil? Enganar assim essa morte saindo pela porta do sono. Preciso dormir, murmurou fechando os olhos. Por entre a sonolência verde-cinza, viu que retomava o sonho no ponto exato em que fora interrompido. A escada. Os passos. Sentiu o ombro tocado de leve. Voltou-se. (p. 153)
TELLES, L. F. A mão no ombro. In: TELLES, L. F. Melhores contos de Lygia Fagundes Telles. Seleção de Eduardo Portella. São Paulo: Global, 2015.
Nesse fragmento do conto “A mão no ombro”, as indagações configuram-se como uma estratégia narrativa que visa a
- Geografia - Fundamental | 07. As Atividades Econômicas e as Rotinas do Dia
Quais são os tipos de pecuária retratados nas fotos a seguir? Dê nome aos rebanhos.
- Matemática - Fundamental | 18. Medidas de Tempo
O quadro a seguir indica os horários referentes a algumas atividades que Ana desenvolveu durante o dia.
A) Marque nos relógios os horários de início e término das aulas de Ana na escola.
B) Quanto tempo Ana passou fazendo a pesquisa de História?
C) Ana dormiu 1 hora e 45 minutos depois de ter terminado de fazer a pesquisa de História. A que horas Ana dormiu?