Leia as informações a seguir.
Em uma dada espécie de abóbora, a interação de dois pares de genes condiciona a variação fenotípica dos frutos. Frutos na forma discoide são resultantes da presença de dois genes dominantes. A forma esférica deve-se à presença de apenas um dos dois genes dominantes. Já a forma alongada é determinada pela interação dos dois genes recessivos.
De acordo com as informações, o cruzamento entre uma abóbora esférica duplo homozigota com uma abóbora alongada resulta, na linhagem F1, em uma proporção fenotípica de:
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(BAHIANA) Os instrumentos ópticos são equipamentos construídos para auxiliar a visualização do que seria muito difícil ou impossível de enxergar sem eles. Esses instrumentos foram capazes de revolucionar a humanidade, seja propiciando prazer e conforto, ou mesmo ajudando os homens na busca de suas origens ou de um aprimoramento científico. As peças fundamentais que compõem a maioria dos instrumentos ópticos são espelhos e lentes.
Sobre o funcionamento de instrumentos ópticos e a aplicação de espelhos e lentes, é correto afirmar:
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Quatro irmãos guardaram moedas em seus cofrinhos no mês passado. Ao final do mês eles abriram os cofrinhos e organizaram as moedas, conforme figura abaixo.
Qual dos irmãos juntou um valor maior?
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Já funciona no extremo sul da costa brasileira um radar capaz de detectar e identificar embarcações em alto-mar depois da curvatura da Terra. Feito com apoio da Marinha, o radar OTH chega a acompanhar o tráfego de navios a cerca de 370 km da costa.
Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br, 24 ago. 2018 (adaptado).
O feixe de ondas desse radar fornece uma cobertura de 120 graus a partir da antena transmissora, conforme exemplificado na ilustração.
Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br, 24 ago. 2018 (adaptado).
Considere que a área de cobertura indicada na figura represente um setor circular no plano e use π = 3. A área de cobertura desse radar é um valor entre
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
Había una vez una niña que era huérfana y vivía en tan extremada pobreza que no tenía ni cuarto ni cama donde dormir. No poseía más que el vestido que cubría su cuerpo y un pedacito de pan que le había dado un alma caritativa, pero era muy buena y piadosa. Como se veía abandonada por todos, se puso en camino, confiando en Dios. A los pocos pasos encontró un pobre que le dijo
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Exposição de Ana Amélia Genioli
São Paulo, de 03 de novembro a 18 de novembro de 2009
Ana Amélia Genioli apresenta na individual Inventando Corpus, uma série inédita de obras na Galeria Eduardo H Fernandes. As duas salas expositivas estão ocupadas com desenhos, fotografias e uma frottage de grandes dimensões realizada numa parede. A exposição é acompanhada do texto crítico de Chrstine Griener, orientadora do doutorado da artista, em curso na Pontifícia da Universidade Católica de São Paulo. Desenhista por quase duas décadas, ela volta ao circuito das artes visuais da cidade após quatro anos e com o registro da mostra mais recente em Paris.
A artista paulistana investiga e questiona o desenho contemporâneo por meio de procedimentos técnicos simples mas que impulsionam uma produção articulada e poeticamente bem estruturada. Os trabalhos foram feitos com pastel seco sob papel submetido à terebentina e a um pigmento à base de óxido, o que resulta num tom de semi-cor. Em todos os desenhos reunidos ela recorre à técnica do frottage.
Os papéis com os desenhos são esgarçados e dobrados para transferirem para o mesmo suporte novos desenhos. Tal procedimento sugere um trabalho de gravura. As dobras do exercício de frottage também constroem os elementos visuais dos desenhos. “São como acidentes acumulados”, resume Ana Amélia.
O grande desenho impresso na parede da galeria mede 5,5 x 4 metros o que confere a obra o estatuto de uma instalação. Testes no ateliê foram realizados pela artista que, via de regra, se utiliza de maquetes para dimensionar o trabalho. Tal desenho de grandes dimensões foi projetado por meio de vários desenhos.
Ana Amélia Genioli diz que seus desenhos revelam sensações relacionadas à tatilidade, à topografia do corpo, ao movimento circular e suave da mão sobre o papel. “Um movimento que singulariza e ao mesmo tempo une todas as linhas”, diz.
A exposição conta com quatro fotografias da artista (seguimento já exibido em outras mostras). As imagens de paisagens sugerem abstrações e dialogam claramente com os desenhos espalhados pela galeria. As fotografias criam um itinerário fragmentado e sugestivo para a fruição do público.
“Meu trabalho não se abre no primeiro olhar. O visitante começa a ver as dobras, os rebatimentos dos desenhos quando observa com mais atenção”, comenta. Dez caixas com tiragem de 10 desenhos complementam a exposição na galeria.
Individual Inventando Corpus da artista paulistana exibe série de desenhos, fotografias e frottages de grandes dimensões na parede de uma das duas salas da Galeria Eduardo H Fernandes.
Ana Amélia Genioli
Texto retirado do site: http://www.vitruvius.com.br/noticia/noticia_detalhe.asp?ID=3643
No livro didático há uma atividade de frottage, técnica utilizada para obter a textura de superfícies que tenham relevo. Relacionada a essa atividade, a reportagem sobre a mostra do trabalho da artista Ana Amélia Genioli demonstra a aplicação desse simples exercício.
Proponha aos alunos que realizem um trabalho artístico de frottage, que não será mais um mero exercício. Oriente a turma a criar numa folha de papel canson A4 uma composição figurativa, utilizando folhas secas, galhinhos, areia e outros materiais retirados da natureza, que não tenham muito volume. Depois de colados deve-se com uma outra folha de papel por cima, decalcar com lápis preto de grafite macia
Imagens retiradas do site: http://www.ayruman.com.br/v1/artes//displayimage.php?album=7&pos=40
Depois dos trabalhos prontos, organize com a turma uma mostra no espaço cultural da escola.