Explicaê

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Exposição de Ana Amélia Genioli  

São Paulo, de 03 de novembro a 18 de novembro de 2009

 

Ana Amélia Genioli apresenta na individual Inventando Corpus, uma série inédita de obras na Galeria Eduardo H Fernandes. As duas salas expositivas estão ocupadas com desenhos, fotografias e uma frottage de grandes dimensões realizada numa parede. A exposição é acompanhada do texto crítico de Chrstine Griener, orientadora do doutorado da artista, em curso na Pontifícia da Universidade Católica de São Paulo. Desenhista por quase duas décadas, ela volta ao circuito das artes visuais da cidade após quatro anos e com o registro da mostra mais recente em Paris.

  A artista paulistana investiga e questiona o desenho contemporâneo por meio de procedimentos técnicos simples mas que impulsionam uma produção articulada e poeticamente bem estruturada. Os trabalhos foram feitos com pastel seco sob papel submetido à terebentina e a um pigmento à base de óxido, o que resulta num tom de semi-cor. Em todos os desenhos reunidos ela recorre à técnica do frottage.

 

  Os papéis com os desenhos são esgarçados e dobrados para transferirem para o mesmo suporte novos desenhos. Tal procedimento sugere um trabalho de gravura. As dobras do exercício de frottage também constroem os elementos visuais dos desenhos. “São como acidentes acumulados”, resume Ana Amélia.

  O grande desenho impresso na parede da galeria mede 5,5 x 4 metros o que confere a obra o estatuto de uma instalação. Testes no ateliê foram realizados pela artista que, via de regra, se utiliza de maquetes para dimensionar o trabalho. Tal desenho de grandes dimensões foi projetado por meio de vários desenhos.

 

  Ana Amélia Genioli diz que seus desenhos revelam sensações relacionadas à tatilidade, à topografia do corpo, ao movimento circular e suave da mão sobre o papel. “Um movimento que singulariza e ao mesmo tempo une todas as linhas”, diz.

 

  A exposição conta com quatro fotografias da artista (seguimento já exibido em outras mostras). As imagens de paisagens sugerem abstrações e dialogam claramente com os desenhos espalhados pela galeria. As fotografias criam um itinerário fragmentado e sugestivo para a fruição do público.

 

  “Meu trabalho não se abre no primeiro olhar. O visitante começa a ver as dobras, os rebatimentos dos desenhos quando observa com mais atenção”, comenta. Dez caixas com tiragem de 10 desenhos complementam a exposição na galeria.

Individual Inventando Corpus da artista paulistana exibe série de desenhos, fotografias e frottages de grandes dimensões na parede de uma das duas salas da Galeria Eduardo H Fernandes.

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Ana Amélia Genioli

 

 

Texto retirado do site: http://www.vitruvius.com.br/noticia/noticia_detalhe.asp?ID=3643

 

 

No livro didático há uma atividade de frottage, técnica utilizada para obter a textura de superfícies que tenham relevo. Relacionada a essa atividade, a reportagem sobre a mostra do trabalho da artista Ana Amélia Genioli demonstra a aplicação desse simples exercício.

 

Proponha aos alunos que realizem um trabalho artístico de frottage, que não será mais um mero exercício. Oriente a turma a criar numa folha de papel canson A4 uma composição figurativa, utilizando folhas secas, galhinhos, areia e outros materiais retirados da natureza, que não tenham muito volume. Depois de colados deve-se com uma outra folha de papel por cima, decalcar com lápis preto de grafite macia

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Imagens retiradas do site: http://www.ayruman.com.br/v1/artes//displayimage.php?album=7&pos=40

  

Depois dos trabalhos prontos, organize com a turma uma mostra no espaço cultural da escola.