(BAHIANA) Os instrumentos ópticos são equipamentos construídos para auxiliar a visualização do que seria muito difícil ou impossível de enxergar sem eles. Esses instrumentos foram capazes de revolucionar a humanidade, seja propiciando prazer e conforto, ou mesmo ajudando os homens na busca de suas origens ou de um aprimoramento científico. As peças fundamentais que compõem a maioria dos instrumentos ópticos são espelhos e lentes.
Sobre o funcionamento de instrumentos ópticos e a aplicação de espelhos e lentes, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Matemática | 2.2 Conjuntos Numéricos
Os planetas do Sistema Solar são oito e receberam os nomes em referência aos deuses da mitologia romana. Em ordem crescente, em relação à distância para o Sol, estão: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Em uma atividade interdisciplinar, foram entregues aos alunos 8 números, pertencentes ao conjunto dos números reais, que deveriam ser classificados em ordem crescente e associados a um dos planetas de acordo com a distância crescente de cada um deles em relação ao Sol. A tabela a seguir exibe a lista desses números, não necessariamente em ordem.
Sabe-se que os alunos classificaram os números corretamente. Dessa maneira, o número p (aproximadamente 3,14) estará associado ao planeta
- Geografia - Fundamental | 3.3 Placas Tectônicas
Leia as informações e analise a imagem a seguir.
O México é um país montanhoso, com predominância de altitudes acima de 1000 metros, destacando as Serras Madre Ocidental e a Madre Oriental. Essas montanhas constituem um prolongamento das Montanhas Rochosas dos Estados Unidos que se estendem por todo o continente americano.
Disponível em: sady.zzl.org/compactos/GeografiaGeral Acesso em: 10 mar. 2012.
Disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Sierra_Madres_of_Mexiko.jpg Acesso em: 10/03/2012
Relacione a origem geológica das cadeias montanhosas mexicanas a sua localização, considerada como uma zona de instabilidade.
- Química | 1.4 Ligações Químicas
Alguns materiais sólidos são compostos por átomos que interagem entre si formando ligações que podem ser covalentes, iônicas ou metálicas. A figura apresenta a energia potencial de ligação em função da distância interatômica em um sólido cristalino. Analisando essa figura, observa-se que, na temperatura de zero kelvin, a distância de equilíbrio da ligação entre os átomos R0 corresponde ao valor mínimo de energia potencial. Acima dessa temperatura, a energia térmica fornecida aos átomos aumenta sua energia cinética e faz com que eles oscilem em torno de urna posição de equilíbrio média (círculos cheios), que é diferente para cada temperatura. A distância de ligação pode variar sobre toda a extensão das linhas horizontais, identificadas com o valor da temperatura, de T1 a T4 (temperaturas crescentes).
O deslocamento observado na distância média revela o fenômeno da:
- Matemática | 09. Probabilidade
Para ganhar um prêmio, uma pessoa deverá retirar, sucessivamente e sem reposição, duas bolas pretas de uma mesma urna.
Inicialmente, as quantidades e cores das bolas são como descritas a seguir:- Urna A – Possui três bolas brancas, duas bolas pretas e uma bola verde;- Urna B – Possui seis bolas brancas, três bolas pretas e uma bola verde;- Urna C – Possui duas bolas pretas e duas bolas verdes;- Urna D – Possui três bolas brancas e três bolas pretas.A pessoa deve escolher uma entre as cinco opções apresentadas:- Opção 1 – Retirar, aleatoriamente, duas bolas da urna A;- Opção 2 – Retirar, aleatoriamente, duas bolas da urna B;- Opção 3 – Passar, aleatoriamente, uma bola da urna C para a urna A; após isso, retirar, aleatoriamente, duas bolas da urna A;- Opção 4 – Passar, aleatoriamente, uma bola da urna D para a urna C; após isso, retirar, aleatoriamente, duas bolas da urna C;- Opção 5 – Passar, aleatoriamente, uma bola da urna C para a urna D; após isso, retirar, aleatoriamente, duas bolas da urna D.Com o objetivo de obter a maior probabilidade possível de ganhar o prêmio, a pessoa deve escolher a opção: - Biologia | 9.2 Histologia Vegetal
(Fgv) A rolha de cortiça, utilizada para tapar garrafas de vinhos, apresenta características fundamentais que interferem na qualidade das bebidas armazenadas, entre elas a porosidade. A cortiça é extraída a partir do súber da espécie de árvore Quercus suber, ou sobreiro, original da península Ibérica.
A porosidade da cortiça deve-se ao fato de esse tecido vegetal ser constituído por células