Três bolas − X, Y e Z − são lançadas da borda de uma mesa, com velocidades iniciais paralelas ao solo e mesma direção e sentido.
A tabela abaixo mostra as magnitudes das massas e das velocidades iniciais das bolas.
As relações entre os respectivos alcances horizontais Ax , Ay e Az das bolas X, Y e Z, com relação à borda da mesa, estão apresentadas em:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
Talvez pareça excessivo o escrúpulo do Cotrim, a quem não souber que ele possuía um caráter ferozmente honrado. Eu mesmo fui injusto com ele durante os anos que se seguiram ao inventário de meu pai. Reconheço que era um modelo. Arguíam-no de avareza, e cuido que tinham razão; mas a avareza é apenas a exageração de uma virtude, e as virtudes devem ser como os orçamentos: melhor é o saldo que o déficit. Como era muito seco de maneiras, tinha inimigos que chegavam a acusá-lo de bárbaro. O único fato alegado neste particular era o de mandar com frequência escravos ao calabouço, donde eles desciam a escorrer sangue; mas, além de que ele só mandava os perversos e os fujões, ocorre que, tendo longamente contrabandeado em escravos, habituara-se de certo modo ao trato um pouco mais duro que esse gênero de negócio requeria, e não se pode honestamente atribuir à índole original de um homem o que é puro efeito de relações sociais. A prova de que o Cotrim tinha sentimentos pios encontrava-se no seu amor aos filhos, e na dor que padeceu quando morreu Sara, dali a alguns meses; prova irrefutável, acho eu, e não única. Era tesoureiro de uma confraria, e irmão de várias irmandades, e até irmão remido de uma destas, o que não se coaduna muito com a reputação da avareza; verdade é que o benefício não caíra no chão: a irmandade (de que ele fora juiz) mandara-lhe tirar o retrato a óleo.
ASSIS, M. Memórias póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992.Obra que inaugura o Realismo na literatura brasileira, Memórias póstumas de Brás Cubas condensa uma expressividade que caracterizaria o estilo machadiano: a ironia. Descrevendo a moral de seu cunhado, Cotrim, o narrador-personagem Brás Cubas refina a percepção irônica ao:
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° GrauSuponha que para um trem trafegar de uma cidade à outra seja necessária a construção de um túnel com altura e largura iguais a 10m. Por questões relacionadas ao tipo de solo a ser escavado, o túnel deverá ser tal que qualquer seção transversal seja o arco de uma determinada parábola, como apresentado na Figura 1. Deseja-se saber qual a equação da parábola que contém esse arco. Considere um plano cartesiano com centro no ponto médio da base da abertura do túnel, conforme Figura 2.
A equação que descreve a parábola é
- Ciências - Fundamental | 06. Nutrição do corpo humano
Todo jovem necessita de uma alimentação sadia e equilibrada, tanto em quantidade como em qualidade. O momento da alimentação precisa tornar-se prazeroso e fornecer combustível adequado para o crescimento e atividade muscular.
Na adolescência alguns jovens passam por preocupações excessivas com o peso e com a estética e cabe aos pais ou responsáveis estar atentos aos hábitos e escolhas dos filhos.
Você considera sua alimentação saudável? Quais são seus hábitos alimentares?
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Chelsea McClammer
Jason Merritt/Getty Images
Chelsea McClammer wasn't born with a disability. Instead, she had to adjust to it at the age of six, when she was in a car accident that left her paralyzed from the waist down. But instead of giving up on sports, she has thrown herself into them, and it started paying off in 2008, when she was named the youngest member of the U.S.'s Paralympic team. In Beijing, she competed in the women's 800-meter, where she finished in eighth place. That same year, she finished in first place and set the female course record at the Bloomsday Road Race in Spokane, Wash.
Available at: <http://goo.gl/3NGdw2>. Accessed on March 04, 2014. Fragment.
Enunciado:
Chelsea is a paralympic athlete. Suppose you and a friend are reading the news and talking about her. Taking information from the text, write your conversation.
You: Do you know Chelsea McClammer?
A friend: No. What sport does she practice?
You: Race.
A friend: But, aren’t you reading about the Paralympic Games?
_________ she walk? _______ she run?
You: No, she ____________. Yes, she ___________.
I mean. It’s not like we do. She’s a paralympic athlete. So she has a wheelchair to do everything
we do.
A friend: That’s amazing! Let me take a look. And she’s pretty! What happened to her?
You: She had a _______________________ when she was _________ years old.
Let’s watch Sochi paralympic winter games to see what more athletes _______ do.
A friend: Yeah! Let’s!
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
Preámbulo a las instrucciones para dar cuerda al reloj
Piensa en esto: cuando te regalan un reloj te regalan un pequeño infierno florido, una cadena de rosas, un calabozo de aire. No te dan solamente el reloj, que los cumplas muy felices y esperamos que te dure porque es de buena marca, suizo con ancora de rubíes; no te regalan solamente ese menudo picapedrero que te atarás a la muñeca y pasearás contigo. Te regalan – no lo saben, lo terrible es que no lo saben –, te regalan un nuevo pedazo frágil y precario de ti mismo, algo que es tuyo pero no es tu cuerpo, que hay que atar a tu cuerpo con su correa como un bracito desesperado colgándose de tu muñeca. Te regalan la necesidad de darle cuerda todos los días, la obligación de darle cuerda para que siga siendo un reloj; te regalan la obsesión de atender a la hora exacta en las vitrinas de las joyerías, en el anuncio por la radio, en el servicio telefónico. Te regalan el miedo de perderlo, de que te lo roben, de que se te caiga al suelo y se rompa. Te regalan su marca, y la seguridad de que es una marca mejor que las otras, te regalan la tendencia de comparar tu reloj con los demás relojes. No te regalan un reloj, tú eres el regalado, a ti te ofrecen para el cumpleaños del reloj.
CORTÁZAR, J. Historias de cronopios y de famas.Buenos Aires: Sudamericana, 1963 (fragmento).
Nesse texto, Júlio Cortázar transforma pequenas ações cotidianas em criação literária,