A equação que descreve a parábola é
Questões relacionadas
- História | 5.7 Iluminismo
(UERJ) O Iluminismo é a saída do homem do estado de tutela, pelo qual ele próprio é responsável.
O estado de tutela é a incapacidade de utilizar o próprio entendimento sem a condução de outrem. Cada um é responsável por esse estado de tutela quando a causa se refere não a uma insuficiência do entendimento, mas à insuficiência da resolução e da coragem para usá-lo sem ser conduzido por outrem. Sapere aude!* Tenha a coragem de usar seu próprio entendimento.
Essa é a divisa do Iluminismo.
IMMANUEL KANT (1784)
*Expressão latina que significa “tenha a coragem de saber, de aprender”.
In: BOMENY, Helena e FREIRE-MEDEIROS, Bianca. Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Ed. do Brasil, 2010.
No contexto da expansão capitalista no século XIX, uma das ideias centrais do Iluminismo, de acordo com o texto, está associada diretamente à valorização da:
- Matemática
O gráfico a seguir representa a função real f(x), definida no intervalo [-1, 6].
Considerando a função h(x) = f(x - 2), então, o valor da expressão dada por f(h(3)) + h(f(4)) é igual a:
- Matemática - Fundamental | 10. Circunferência
Os brinquedos dizem muito sobre o tempo, a cultura e as características de um povo. Uma coisa, no entanto, não muda. O encanto que causam nas crianças. Analise a seguir a figura de uma dessas “engenhocas” que já distraíram milhares de crianças e até mesmo adultos.
Esse brinquedo consiste em um aro circular que se movimenta através da aplicação de uma força em uma haste metálica apoiada no mesmo.
Considerando o aro como uma circunferência e a haste como uma reta, qual a posição dessa haste em relação ao aro? Justifique sua resposta utilizando argumentos matemáticos.
- História
Sobre a Revolução Federalista e suas implicações no Estado de Santa Catarina, assinale a alternativa incorreta:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto a seguir.
Jânio começou a governar de forma desconcertante. Ocupou-se de assuntos desproporcionais à importância do cargo que ocupava, como a proibição do lança-perfume, do biquíni e das brigas de galos. No plano das medidas mais sérias, combinou iniciativas simpáticas à esquerda com medidas simpáticas aos conservadores. De algum modo, desagradava assim a ambos. A política externa provocou a oposição dos conservadores, especialmente da maioria da UDN. Coincidiu com a breve gestão de Jânio Quadros o lançamento, pelo governo norte-americano, da Aliança para o Progresso [...]A delegação cubana, chefiada por Che Guevara, não assinou a Carta de Punta del Este. Ao retornar a Cuba, Guevara fez uma escala em Brasília, onde recebeu das mãos de Jânio uma significativa condecoração - a Ordem do Cruzeiro do Sul. Não havia nesse gesto qualquer intenção de demonstrar apoio ao comunismo. Ele simbolizava para o grande público a política externa independente que Jânio começara a pôr em prática.
FAUSTO, Boris. História concisa do Brasil. São Paulo: Edusp, 2012. p. 241.
a) Explique por que, segundo o autor, o governo de Jânio Quadros desagradou as duas principais tendências políticas no Brasil.
b) Analise a política externa de Jânio quadros, destacando suas principais características e relacionando-as ao contexto da Guerra Fria.