(FUVEST 2006 1ª FASE) Um recenseamento revelou as seguintes características sobre a idade e a escolaridade da população de uma cidade.
Se for sorteada, ao acaso, uma pessoa da cidade, a probabilidade de esta pessoa ter curso superior (completo ou incompleto) é
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Gabriela disse para sua mãe que gostaria de guardar suas lembranças diariamente, mas que não sabia como poderia fazer isso. Sua mãe pediu que a menina assentasse; foi até o guarda-roupa e pegou um “caderninho”. Ao ver aquele caderninho, Gabriela se encantou com as lembranças que sua mãe tinha guardado dela mesma. Foi então que a mãe de Gabriela lhe explicou que aquilo era um diário e que Gabriela poderia fazer o mesmo para guardar suas lembranças diárias. Explique de que forma um diário pode ajudar uma pessoa a guardar suas lembranças.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o texto a seguir. A criação do mito Quando no homem desperta a consciência humana e verifica que no seu habitat coabitam outras espécies diferentes da sua, que lhe causam problemas, e que outros grupos humanos são hostis entre si; quando se sente aterrorizado pelas forças da natureza como o mar tempestuoso; quando as tempestades lhes destroem os seus bens, começa a intuir que existem causas que obedecem a leis misteriosas que desconhece; e tendo dificuldade em determinar que causas são essas, o homem passa a atribuí-las ao destino, à divindade e aos deuses da terra e dos céus, porque são estas forças misteriosas que explicam como tudo acontece. Inicia-se, então, um longo processo de organização dos espaços, nascendo, em simultâneo, o desejo de dominação entre grupos para afastar o medo e a insegurança face a ataques exteriores de animais ou pessoas. Perante esta realidade, os povos encontram nos mitos a força anímica bastante para os unir no seio das suas comunidades. Disponível em:<http://eurosophia.com/mito/mito.htm> Acesso em 15 out. 2014 (fragmento)
Enunciado:
A) Que situações e sentimentos, de acordo com o texto, levaram o homem à criação do mito?
B) Vivemos hoje em um mundo com uma grande diversidade em relação às questões religiosas. Muitas práticas e crenças se espalharam pelo território brasileiro. Que atitudes as pessoas devem ter diante das opções religiosas de cada cidadão?
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
(UEMA) A incivilidade gourmet
(...) Em entrevista à Folha de S. Paulo, o sociólogo espanhol Manuel Castells chegou a tempo de enfiar o dedo nas escancaradas escaras da sociedade brasileira. (...) “A imagem mítica do brasileiro simpático só existe no samba. Na relação entre pessoas, sempre foi violento. A sociedade brasileira não é simpática, é uma sociedade que se mata”.
Continua a matéria, “para os leitores de Sergio Buarque de Holanda, o sociólogo espanhol apenas redescobre as raízes da sociedade brasileira plantadas nos terraços da escravidão, entre a casa-grande e suas senzalas. (...) Sob a capa do afeto, o cordialismo esconde as crueldades da discriminação e da desigualdade.”
BELLUZZO, Luiz Gonzaga. A incivilidade gourmet. Carta Capital, Ano XXI, N. 854.
A matéria retratada aponta como ilusória a ideia de que o brasileiro teria como característica a cordialidade, sendo, ao contrário, preconceituoso e agressivo. As frases expressivas da arrogância discriminativa presente no cotidiano da sociedade brasileira estão indicadas em
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Charge
Leia a charge a seguir.
A charge é um meio visual de expressar opiniões, geralmente por meio de técnicas de humor.
O tema da charge selecionada é Saúde. Considerando o diálogo e os recursos visuais apresentados, que ponto de vista é veiculado pelo autor?
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
(ENEM 2016 3ªAPLICAÇÃO) A Segunda Revolução Industrial, no final do século XIX e início do século XX, nos EUA, período em que a eletricidade passou gradativamente a fazer parte do cotidiano das cidades e a alimentar os motores das fábricas, caracterizou-se pela administração científica do trabalho e pela produção em série.
MERLO, A. R. C.; LAPIS, N. L. A saúde e os processos de trabalho no capitalismo: reflexões na interface da psicodinâmica do trabalho e da sociologia do trabalho. Psicologia e Sociedade, n. 1, abr. 2007.
De acordo com o texto, na primeira metade do século XX, o capitalismo produziu um novo espaço geoeconômico e uma revolução que está relacionada com a