Variações de temperatura e precipitação determinam o clima das regiões e, assim, contribuem para a formação dos biomas, que possuem flora e fauna características.
Os gráficos a seguir indicam a variação da temperatura (ºC) e da precipitação (mm) ao longo de um ano nos biomas A e B.
Questões relacionadas
- Biologia | 12.1 Conceitos Básicos
Gralha-do-cerrado (Cyanocorax cristatellus) é uma espécie de ave que tem um característico topete frontal alongado, plumagem azul-escura, parte posterior do pescoço e garganta pretos, barriga e ponta da cauda brancas. Alcança até 35 centímetros de comprimento. A espécie é onívora e sua ampla dieta inclui frutos, insetos, sementes, pequenos répteis e ovos de outras espécies de aves.
SICK, H. Ornitologia brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997 (adaptado).
Além das características morfológicas do animal, a descrição da gralha-do-cerrado diz respeito a seu
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Disponível em: http://portal.saude.gov.br. Acesso em: 31 jul. 2012.
Campanhas educativas têm o propósito de provocar uma reflexão em torno de questões sociais de grande relevância, tais como as relacionadas à cidadania e também à saúde. Com a imagem de um relógio despertador e o slogan "Sempre é hora de combater a dengue", a Campanha Nacional de Combate à Dengue objetiva convencer a população de que é preciso:
- Ciências - Fundamental | 09. Diferentes Materiais
Analise as imagens a seguir.
O Brasil é um dos países que mais gera lixo eletrônico por pessoa. E ainda estamos longe de saber lidar com o problema.
A) De acordo com as imagens, escreva dois produtos que chamamos de lixo eletrônico.
B) Cite uma maneira de reduzir a produção de lixo eletrônico.
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
Nas moléculas de RNA mensageiro, a combinação em trincas dos nucleotídeos contendo as bases nitrogenadas adenina, uracila, guanina e citosina forma um códon, que pode codificar um aminoácido.
De acordo com essas informações e considerando o código genético, conclui-se que:
- Filosofia | 4.1 Renascimento, Humanismo e Revolução Científica
Texto I
[1] No filme Eu, Robô, um policial encarregado de
investigar o assassinato de um humano supostamente cometido
por uma máquina interroga um robô. Esse policial demonstra,
[4] desde o início do filme, uma atitude de reprovação em relação
ao desenvolvimento tecnológico dessas máquinas. Na cena do
interrogatório, ocorre o seguinte diálogo entre o policial e o robô.
[7] Policial: Por que se escondeu na cena do crime?
Robô: Eu tive medo.
Policial: Robôs não sentem medo. Eles não sentem nada. Não
[10] sentem fome, não sentem sono.
Robô: Eu tenho. E tenho até mesmo sonhos.
Policial: Seres humanos é que têm sonhos. Até cães têm
[13] sonhos. Você não. Você é só uma máquina. Uma imitação da
vida. Um robô consegue compor uma sinfonia? Um robô
consegue pintar uma bela obra-prima?
[16] Robô: Você consegue?
(O policial fica em silêncio, constrangido).
Texto II
[1] É preciso estender os dedos, completamente, nessa
direção e fazer o ensaio de captar essa assombrosa finesse —
de que o valor da vida não pode ser avaliado. Por um vivente
[4] não, porque este é parte interessada, e até mesmo objeto de
litígio, e não juiz; por um morto não, por outra razão. Da parte
de um filósofo, ver no valor da vida um problema permanece,
[7] dessa forma, até mesmo uma objeção contra ele, um ponto de
interrogação diante de sua sabedoria, uma falta de sabedoria.
F Nietzsche Crepúsculo dos ídolos O problema de Sócrates, #2
Tendo como referência os fragmentos de texto apresentados e considerando as noções filosóficas de natureza humana e a noção de vida em Nietzsche, julgue o item seguinte.
Do trecho “Da parte de um filósofo, ver no valor da vida um problema permanece, dessa forma, até mesmo uma objeção contra ele” (l. 5 a 7), do texto II, depreende-se que, para Nietzsche,