Disponível em: http://portal.saude.gov.br. Acesso em: 31 jul. 2012.
Campanhas educativas têm o propósito de provocar uma reflexão em torno de questões sociais de grande relevância, tais como as relacionadas à cidadania e também à saúde. Com a imagem de um relógio despertador e o slogan "Sempre é hora de combater a dengue", a Campanha Nacional de Combate à Dengue objetiva convencer a população de que é preciso:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. O Lugar em que Eu Moro: O Espaço Doméstico
Observe as imagens.
As primeiras cidades gregas e romanas nasceram banhadas pelo mar Mediterrâneo. Gregos e romanos tinham grandes centros religiosos, comerciais e políticos em suas cidades.
As famílias e as tribos que deram origem às primeiras cidades gregas e romanas uniram-se, pois perceberam que seria mais fácil vencer as dificuldades trabalhando juntas. Muito do que somos hoje, culturalmente, devemos às civilizações grega e romana.
Conte o que você sabe sobre a formação das primeiras cidades gregas e romanas.
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
Assinale a alternativa cujas palavras completam na ordem e corretamente a afirmação: Os fungos são organismos aclorofilados e ____________ que, em associação com algas, seres ____________, formam ____________.
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Nosso corpo é formado por trilhões de partes microscópicas.
As partes microscópicas se reúnem quando têm a mesma função formando conjuntos.
Esses conjuntos são chamados de:
- Matemática | 12.1 Triângulos
As barragens são elementos fundamentais para as usinas hidrelétricas.
O trapézio ABCD da imagem é um modelo matemático que representa um corte vertical de uma barragem.
Na imagem, a crista mede 10 metros, a altura mede 12 metros, o talude de montante mede 13 metros e o talude de jusante mede 15 metros.
Para calcular a medida da base, podemos dividir a figura em outros polígonos, como triângulos.
Assim, considere um primeiro triângulo retângulo que tem como hipotenusa o talude de montante e como catetos a altura e uma parte da base, com medida x.
Aplicando o Teorema de Pitágoras nesse triângulo, temos:
x2 + 122 = 132 ⇒ x2 + 144 = 169 ⇒ x2 = 169 – 144 ⇒ x2 = 25
Como procuramos uma medida, o valor será positivo, então x = 5.
Considere também, um segundo triângulo retângulo que tem como hipotenusa o talude de jusante e como catetos a altura e outra parte da base, com medida y.
Após aplicar o Teorema de Pitágoras no segundo triângulo descrito, podemos concluir que a medida da base do trapézio é, em metros,
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
Teens, tech and tides of history: new gadgets can be hard to swallow
Humans seem to take very well to inventions that simply make everyday life easier and more convenient
– the light bulb, the flush toilet and sliced bread, for instance. However, inventions that alter the way
we communicate and entertain ourselves seem harder for our species to swallow gracefully.
“Radio is a medium of entertainment which permits millions of people to listen to the same joke at the
[5] same time, and yet remain lonesome” - T.S. Eliot*, a student of alienation, declared in the early days
of the wireless. This impulse that new is worse, when combined with the eternal concern about “kids
today”, goes far in explaining why grown-ups worry so much about the weird things kids today do with
technological gadgets and gizmos.
As Eliot imagined that listening to songs and gags at home instead of in theaters, pubs and parks
[10] would be a sad, isolating escapade, I can’t see how a virtual community can be a real community;
how chatting with someone online is like hanging out with a neighbor, or how “IMing” is meaningful
communication. I can’t believe that reality television, video games or the search for the coolest ring
tone are proper substitutes for, well, anything.
In today’s society, teens are inundated with gadgets. Most teenagers would probably admit their days
[15] are filled with text messaging friends, talking on their cell phones, playing electronic games, listening
to MP3 players, blogging on MySpace, watching television, surfing the Internet or doing any number of
other activities involving media technology. Unfortunately, most of these electronic activities increase
teens’ individualistic behavior by lessening their opportunity to have face-to-face relationship building
time.
[20] Some parents feel they cannot limit their child’s use of electronic gadgets for many reasons. Perhaps
the electronic device is being used to keep track of a teen’s whereabouts, the item was a gift, the teen
bought the gadget himself or parents say they feel hypocritical because they are modeling the very
behavior they’re asking their kids to stop doing. Still, these technological concerns should not hinder
a parent from helping their child socialize and participate in outdoor activities when it comes to media
[25] madness.
I have a large measure of confidence that future archeologists and historians will conclude that
innovations such as a code-speak called “Instant Messaging”, or a music box called “iPod” or a makebelieve
room called “MySpace” inexorably set us on a path of alienation and individualism.
DICK MEYER www.cbsnews.com
The picture illustrates the impact of technological innovations in our days.
The statement that best conveys the meaning of this image is: