A região à margem do rio Guaporé em Rondônia é considerada uma das mais importantes do planeta para a espécie Podocnemis expansa, popularmente conhecida como tartaruga-da-amazônia.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma característica importante para a vida de quelônios fluviais no ambiente terrestre.
Questões relacionadas
- História
Durante a Idade Média europeia, os servos tinham diversas obrigações.
Relacione a 2a coluna de acordo com a 1a:
1a Coluna
( 1 ) corveia.
( 2 ) talha.
( 3 ) banalidade.
( 4 ) censo.
2a Coluna
( ) Presente obrigatório em ocasiões festivas e, principalmente, pagamento pelo uso de instalações como celeiro, moinho, forno e lagar.
( ) Trabalho forçado no cultivo da reserva senhorial, geralmente em três dias por semana, podendo ser estendido à construção e reparação de pontes e estradas.
( ) Espécie de renda paga pelos vilões ou homens livres.
( ) Pagamento de uma parte da colheita nos campos dos servos ou dos vilões.
A ordem que relaciona corretamente a segunda coluna, em relação à primeira, é a seguinte:
- Física | 5.1 Movimento Harmônico Simples
(UFRGS) A figura abaixo representa o movimento de um pêndulo que oscila sem atrito entre os pontos x1 e x2
Qual dos seguintes gráficos melhor representa a energia mecânica total do pêndulo – ET – em função de sua posição horizontal?
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analise a charge que mostra um dos tabus relacionados à sexualidade dos jovens.
Disponível em: <http://1.bp.blogspot.com/-j4basWbx4XQ/TwpZBJNCeWI/AAAAAAAAAT4/CjrZETwtVrU/s1600/sexualidade.gif>. Acesso em: 15 março 2013. (Adaptado)
A) Explique o motivo do evidente constrangimento do professor.
B) Indique uma forma de esse tema ser debatido de uma forma mais adequada aos jovens.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Formigas estão virando zumbis após invasão de fungos
Além de se alimentar do corpo das formigas,
o fungo passa a controlar cada passo delas.
Por Roberto Hammerschmidt, em 15 de janeiro de 2012
Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia descobriram que um fungo chamado Ophiocordyceps unilateralis está zumbificando formigas. O parasita infiltra-se no cérebro de formigas carpinteiras tropicais para se alimentar e passa a manipular seus corpos de forma a garantir a perpetuação de sua espécie. A pesquisa é liderada pelo Dr. David Hughes, da Universidade da Pensilvânia, e está relatada em um comunicado de imprensa.
O fungo ataca em duas frentes: em primeiro lugar, usando a formiga como fonte de alimentação; em segundo, prejudicando seus músculos e o sistema nervoso central para “assumir o comando”. O resultado é que a formiga ganha um “andar” zumbi, em que é obrigada a caminhar em direção a uma região úmida e fria — o ambiente perfeito para o crescimento e reprodução do fungo — bem diferente das partes altas da floresta onde costuma ficar.
Isso acontece porque o fungo usa a formiga apenas como uma extensão do seu corpo. Fica fácil identificar, pela direção dos movimentos, as formigas que estão com o fungo, pois elas mantêm um comportamento completamente diferente das que não foram infectadas.
[intertítulo]
As formigas são contaminadas por esporos do fungo quando descem para a parte de baixo da floresta. Os esporos germinam e penetram no corpo da formiga e infectam o animal por inteiro, afetando seu sistema nervoso central. Depois de alguns dias, a formiga estará morta, e uma espécie de haste (parte do corpo do fungo) surgirá na sua cabeça, pronta para liberar mais esporos...
A forma com que esse fungo comanda uma formiga lembra um zumbi, que tem origem no sistema de crenças espirituais do Vodu afro-caribenho, em que trabalhadores teriam sido controlados por um poderoso feiticeiro. A história parece roteiro de filme, mas acontece de forma cíclica nas florestas tropicais. Se você nunca havia considerado a possibilidade de correr para as colinas, essa é a hora.
(Disponível em: <http://www.tecmundo.com.br/ciencia/17909-formigas-
-estao-virando-zumbis-apos-invasao-de-fungos.htm>.
Acesso em: abr. 2012.)
Segundo o texto,
- Matemática - Fundamental | 13. Tabelas e Gráficos
A tabela a seguir mostra o total de nascimentos em algumas cidades brasileiras em 2009.
- Em qual das cidades indicadas na tabela nasceu menos crianças em 2009? Em qual delas nasceu mais crianças?
- Escreva os nomes das cidades, ordenando-os a partir da que teve menor número de nascimentos até a que teve maior número de nascimentos em 2009.