Sabe-se que, em um grupo de 10 pessoas, o livro A foi lido por 5 pessoas e o livro B foi lido por 4 pessoas. Podemos afirmar corretamente que, neste grupo,
Questões relacionadas
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(IME)
A figura acima apresenta um desenho esquemático de um projetor de imagens, onde A é um espelho e B e C são lentes. Com relação aos elementos do aparelho e à imagem formada, pode-se afirmar que
- Matemática - Fundamental | 11. Áreas e Volumes
Vagner passou 2 anos fazendo um curso de matemática e, após a conclusão, resolveu encadernar todo seu material. Ao todo são 1450 folhas de papel. Para facilitar a encadernação, as folhas serão divididas em volumes com 300 folhas cada, mais um volume com o restante. Sabe-se que cada folha tem espessura de 0,12 mm e a capa e contracapa de cada volume têm 3 mm cada.
Empilhando todos os volumes após a encadernação, qual altura terá a pilha?
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
Em desenhos animados é comum vermos a personagem tentando impulsionar um barco soprando ar contra a vela para compensar a falta de vento. Algumas vezes usam o próprio fôlego, foles ou ventiladores. Estudantes de um laboratório didático resolveram investigar essa possibilidade. Para isso, usaram dois pequenos carros de plástico, A e B, instalaram sobre estes pequenas ventoinhas e fixaram verticalmente uma cartolina de curvatura parabólica para desempenhar uma função análoga á vela de um barco. No carro B inverteu-se o sentido da ventoinha e manteve-se a vela, a fim de manter as características físicas do barco, massa e formato da cartolina. As figuras representam os carros produzidos. A montagem do carro A busca simular a situação dos desenhos animados, pois a ventoinha está direcionada para a vela.
Com os carros orientados de acordo com as figuras, os estudantes ligaram as ventoinhas, aguardaram o fluxo de ar ficar permanente e determinaram os módulos das velocidades médias dos carros A (VA) e B (VB) para o mesmo intervalo de tempo.
A respeito das intensidades das velocidades médias e do sentido de movimento do carro A, os estudantes observaram que:
- História | 5.4 Absolutismo
(UESPI) O poder dos reis tinha, na época do absolutismo, respaldo em ideias de filósofos, como Hobbes, e fortalecia a centralização de suas ações colonizadoras no tempo das navegações. Os reis do absolutismo:
- Língua Inglesa | 1. Interpretação de Textos
(ENEM 2013 1º APLICAÇÃO)
A partir da leitura dessa tirinha, infere-se que o discurso de Calvin teve um efeito diferente do pretendido, uma vez que ele