(UESPI) O poder dos reis tinha, na época do absolutismo, respaldo em ideias de filósofos, como Hobbes, e fortalecia a centralização de suas ações colonizadoras no tempo das navegações. Os reis do absolutismo:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A seguir encontram-se várias situações em que a criança fica exposta ao perigo. Dentre elas, uma situação segura para um adolescente de 16 anos enfrentar é:
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
A acondroplasia é uma forma de nanismo que ocorre em 1 a cada 25.000 pessoas no mundo. Curiosamente, as pessoas não anãs são homozigotas recessivas para o gene determinante dessa característica. José é um anão, filho de mãe anã e pai sem nanismo.
Ele é casado com Laura, que não é anã. Qual é a probabilidade de José e Laura terem uma filha anã ?
- Física
CAPACITOR E CAMPO ELÉTRICO
Os capacitores planos C1e C2 mostrados na figura têm a mesma distância d e o mesmo dielétrico (ar) entre suas placas. Suas cargas iniciais eram Q1 e Q2 respectivamente, quando a chave CH1 foi fechada. Atingido o equilíbrio eletrostático, observou-se que a tensão V1 mostrada na figura não sofreu nenhuma variação com o fechamento da chave. Podemos afirmar que os dois capacitores possuem
- Biologia | 12.1 Conceitos Básicos
Mergulhando em águas costeiras, encontramos em uma rocha algas, cracas, anêmonas, estrelas-do-mar e ouriços-do-mar. As algas produzem seu próprio alimento. As cracas ingerem, com água, seres microscópios que nela vivem. As anêmonas comem pequenos peixes que ficam presos entre seus tentáculos. As estrelas-do-mar prendem seus “braços” os moluscos contra a rocha e sugam o animal de dentro da rocha. Os ouriços do mar raspam a rocha com seus “dentes”, alimentando-se de detritos.
Em função do que foi descrito, pode-se afirmar que as algas e os animais citados apresentam diferentes:
- Química | A. Modelos Atômicos
(UFMG) No fim do século XIX, Thomson realizou experimentos em tubos de vidro que continham gases a baixas pressões, em que aplicava uma grande diferença de potencial. Isso provocava a emissão de raios catódicos. Esses raios, produzidos num cátodo metálico, deslocavam-se em direção à extremidade do tubo (E). Na figura, essa trajetória é representada pela linha tracejada X.
Nesses experimentos, Thomson observou que:
I. A razão entre a carga e a massa dos raios catódicos era independente da natureza do metal constituinte do cátodo ou do gás existente no tubo.
II. Os raios catódicos, ao passarem entre duas placas carregadas, com cargas de sinal contrário, se desviavam na direção da placa positiva.
Na figura, esse desvio é representado pela linha tracejada Y.
Considerando-se essas observações, é CORRETO afirmar que os raios catódicos são constituídos de