Seja a função polinomial do terceiro grau definida para todo número real x. A figura abaixo exibe o gráfico de
no plano cartesiano, em que os pontos A, B e C têm a mesma ordenada.
A distância entre os pontos A e C é igual a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.07 Resumo
O texto a seguir é um resumo da obra literária "A menina que não sabia ler", de John Harding. Leia-o com atenção.
Desprovida de quaisquer valores morais, perspectivas para o futuro e instrumentos para o convívio social, Florence se refugia no tesouro literário que habita a biblioteca, recanto que ela descobre um dia, casualmente. Apaixonada por esse universo desde o início, impedida de sequer aprender a ler - regra máxima prescrita pelo tio -, ela se transforma em autodidata e conquista, sozinha, esse conhecimento, o qual lhe abre as portas do mundo e da imaginação.
A partir desse momento, a garota passa a viver uma vida dupla. Diante do olhar alheio, Florence é uma menina estranha que perambula pela mansão da Nova Inglaterra, mas clandestinamente mergulha cada vez mais fundo neste refúgio secreto, apenas compartilhado com Giles, seu irmão. O problema é que, para defender os únicos tesouros que a vida lhe ofereceu - a esfera literária e o irmão -, ela é capaz de qualquer coisa.
Disponível em: <http://www.legiaodosherois.com.br/2013/a-morte-de-superman-e-a-historia-favorita-de-henry-cavill-do-homem-de-aco.html#> Acesso em 10 jul. 2013. (Fragmento)
A menina aprendeu a ler quando
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
Texto
Agora leia o excerto de um ensaio do físico e naturalista francês Bill François, escrito após uma visita ao Pantanal.
Como o apelido “pintado” sugere, os surubins são peixes com pintas. Eles exibem, em seu couro liso e prateado, elegantes padrões pretos, como pinturas rituais. Com certeza são um dos mais belos peixes de água doce do mundo, venerados por muitos povos ameríndios. As oito espécies de surubim são quase idênticas: mesma forma alongada, mesmas nadadeiras pontudas (...). Os oito primos apresentam uma única diferença significativa: as pintas. Cada espécie tem os próprios padrões. (...)
Em 1952, o matemático Alan Turing, pai da informática, refletia muito sobre o mundo vivo. Ele tentava explicar cientificamente o surgimento dos padrões e das formas que observamos na natureza. (...) Turing imaginou que as células que carregavam os pigmentos das cores na pele dos animais se comportavam como predadores e presas, umas tentando constantemente devorar as outras. (...) Com a cor predadora devorando a cor presa e a cor presa alimentando a cor predadora, se instauraria, como em um ecossistema, um equilíbrio entre as diferentes cores. E estas se espalhariam pela pele do animal segundo padrões (...). Era uma simples suposição. (...) Algumas décadas mais tarde, outra invenção de Turing, a informática, corroborou sua hipótese. Cálculos informáticos simularam o fenômeno imaginado por Turing. Determinavam-se os parâmetros que regiam o sistema: a voracidade dos predadores, a fecundidade das presas, o tamanho da pele do animal. O computador calculava o resultado e apresentava os desenhos obtidos. E… surpresa: dependendo dos parâmetros, o computador desenhava manchas, listras, pintas etc. Do fundo de seu rio pantanoso, o surubim teria rido do trabalho de todos aqueles pesquisadores (...).
A teoria de Turing funcionava perfeitamente nas telas dos computadores. Mas ela continuava muito teórica. (...). Foi preciso aguardar o início dos anos 2020 para que o surubim finalmente decidisse acabar com esse suspense. Nas bacias remotas da Amazônia, surubins de espécies até então desconhecidas se deixaram capturar e estudar. E os cientistas notaram que a família dos surubins apresentava, sozinha, toda a gama de padrões básicos do mundo vivo.
O modelo informático de Turing permitiu reproduzir à perfeição os desenhos de todos os surubins, e passar do padrão de uma espécie para o de outra através da variação dos parâmetros do modelo (...). E mais: atribuindo aos parâmetros valores intermediários, entre os que correspondiam a duas espécies diferentes, o modelo apresentava padrões estranhos… e esses padrões correspondiam exatamente aos do surubim híbrido nascido da união das duas espécies!
(...)Turing, infelizmente, nunca viu a comprovação de sua teoria. Ele teve a infelicidade de ser homossexual numa época em que a lei britânica proibia a homossexualidade. (...) Ele foi condenado a uma violenta castração química, que o enlouqueceu e acabou por matá-lo em 1954. À sua maneira, o surubim também honra com seus desenhos esse gênio de destino trágico.
(FRANÇOIS, B. A origem da beleza. Quatro cinco um, ano 7, n. 65, p. 26-27, jan. 2023.)
Ainda sobre o texto, a construção da hipótese de Alan Turing se deu por meio de
- Ciências - Fundamental | 01. O Núcleo da Célula
(PUC) Trio vence Nobel de Química por proteína brilhante
Dois norte-americanos e um japonês venceram o prêmio Nobel de Química de 2008 pela descoberta de uma proteína brilhante de águas-vivas, como a de Aequorea victoria.Esta proteína se tornou uma das ferramentas mais usadas na biociência moderna, pois com sua ajuda os pesquisadores desenvolveram maneiras de observar processos outrora invisíveis, como o desenvolvimento de células nervosas no cérebro ou como as células cancerígenas se espalham".O forte tom de verde da proteína da água-viva aparece sob as luzes azul e ultravioleta, o que permite que os pesquisadores iluminem tumores cancerígenos em crescimento e mostrem o desenvolvimento do mal de Alzheimer no cérebro ou o crescimento de bactérias nocivas.
(http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid256033,0.htm, acessado em 8/10/2008)
O desenvolvimento de células nervosas é um exemplo do processo de diferenciação celular, pelo qual as células de um organismo tornam-se especializadas em forma e função. Em cada linhagem celular diferenciada ocorre
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia o texto para responder à questão. Visconde pegou o papel, a pena e a tinta.
O Visconde escreveu: MEMÓRIAS DA MARQUESA DE RABICÓ — Agora escreva: Capítulo Primeiro O Visconde escreveu e ficou à espera do resto. Emília, de testinha franzida, não sabia como começar. Isso de começar não é fácil. Muito mais simples é acabar. Pinga-se um ponto final e pronto; ou então escreve-se um latinzinho: FINIS. Emília pensou, pensou, e por fim disse: — Bote um ponto de interrogação; ou, antes, bote vários pontos de interrogação. Bote seis... O Visconde abriu a boca. — Vamos, Visconde. Bote aí seis pontos de interrogação — insistiu a boneca. — Não vê que estou indecisa interrogando-me a mim mesma? [...] E foi assim que as “Memórias da Marquesa de Rabicó” principiaram de um modo totalmente imprevisto: CAPÍTULO PRIMEIRO ?????? Monteiro Lobato. Memórias da Emília. In: Obra infantil completa.
Edição Centenário - 1882/1982. São Paulo: Brasiliense, 1982. Adaptado.
O conflito da narrativa é que:
- Matemática - Fundamental | 10. Multiplicação de números naturais
Represente as multiplicações na malha quadriculada, colorindo os quadrinhos com as cores indicadas:
- Amarelo: 22 x 8
- Vermelho: 11 x 15
- Azul: 16 x 10