Analiza la viñeta a seguir:
Disponible en: <http://hojeandolibros.blogspot.com.br/2010/06/escuincles-alejandro.html>. Acceso el 15 mar. 2014.
Las chicas de la tira hablan como los anuncios de la tele porque saben informar qué nutrientes llevan los alimentos que van a comer.
Para cada nutriente a seguir, escribe el nombre de dos alimentos en que ellos pueden ser encontrados.
A) Hierro
B) Potasio
C) Vitamina C.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Em todas as capitais e em grande parte das cidades brasileiras, a população pediu o fim da ditadura e a
- História | 2.1 Primeiro Reinado
(UNICAMP) Um elemento importante nos anos de 1820 e 1830 foi o desejo de autonomia literária, tornado mais vivo depois da Independência. (…) O Romantismo apareceu aos poucos como caminho favorável à expressão própria da nação recém-fundada, pois fornecia concepções e modelos que permitiam afirmar o particularismo, e portanto a identidade, em oposição à Metrópole (…).
CANDIDO, Antonio. O Romantismo no Brasil. São Paulo: Humanitas, 2004, p. 19.
Tendo em vista o movimento literário mencionado no trecho acima, e seu alcance na história do período, é correto afirmar que
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
Dançando com a pintura
Ainda que não haja som, nas imagens há ritmo. Nas composições dos pintores concretistas brasileiros, apresentam-se esses atributos de maneira marcante.
Aplicaremos esses conceitos em um exercício de visualidade e expressão corporal criativa.
Materiais
- Projetor para exibição de imagens
Procedimentos
1.º Professor, projete três diferentes obras do Concretismo. Sugerimos as que se seguem. Diante da análise do movimento criado a partir da disposição dos elementos na tela, são despertadas diversas sensações visuais: peso, velocidade, verticalidade, etc.
2.º Proponha aos alunos que, de uma maneira subjetiva, representem movimentos para aquelas imagens. Eles podem escolher representar as três ou apenas uma. Será uma ótima oportunidade para associar as características e maneiras de analisar a imagem, abstraí-las e projetá-las para o concreto, para o espaço, através de um movimento.
3.º As apresentações serão individuais e breves, como uma representação sucinta e corporal da pintura.
CORDEIRO. Waldemar.Contradição Espacial.1958. Disponível em: <http://vejasp.abril.com.br/atracao/waldemar-cordeiro#16>.Acesso em: 20 abr. 2015.
CORDEIRO, Waldemar. Ideia visível.1957. Disponível em: <http://www.pitoresco.com/brasil/cordeiro.htm>.Acesso em: 23 mar 2015.
CASTRO, Willys de. ‘Projetos Para Pintura’. 1958’. Disponível em: <http://www.catalogodasartes.com.br/Lista_Obras_Biografia_Artista.asp?idArtista=3620>.Acesso em: 20 abr. 2015.
- Física
Na figura acima, temos um disco de raio R=0,1 m e espessura R/3 com um buraco circular de raio R/4 A distância entre o centro do disco e o centro do buraco é R/2 A massa específica do material do disco é M=9,6.103 kg/m3 Qual o módulo, em newtons, da força que, aplicada ao ponto A, garante o equilíbrio estático do disco na configuração representada acima?
Dados:g=10 m/s2
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
TEXTO I
Ditado popular é uma frase sentenciosa, concisa, de verdade comprovada, baseada na secular experiência do povo, exposta de forma poética, contendo uma norma de conduta ou qualquer outro ensinamento.
WEITZEL, A. H. Folclore literário e linguístico. Juiz de Fora: Esdeva, 1984 (fragmento).TEXTO II
Rindo brincalhona, dando-lhe tapinhas nas costas, prima Constança disse isto, dorme no assunto, ouça o travesseiro, não tem melhor conselheiro.
Enquanto prima Biela dormia no assunto, toda a casa se alvoroçava.
[Prima Constança] ia rezar, pedir a Deus para iluminar prima Biela. Mas ia também tomar suas providências. Casamento e mortalha, no céu se talha. Deus escreve direito por linhas tortas. O que for soará. Dizia os ditados todos, procurando interpretar os desígnios de Deus, transformar os seus desejos nos desígnios de Deus. Se achava um instrumento de Deus.DOURADO, A. Uma vida em segredo. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990 (fragmento).O uso que prima Constança faz dos ditados populares, no Texto II, constitui uma maneira de utilizar o tipo de saber definido no Texto I, porque: