Texto base: O anúncio publicitário trabalha com a persuasão. Além dos recursos visuais, a linguagem verbal deve contribuir para o sucesso de uma campanha.
Enunciado:
Identifique recursos expressivos, gráficos e linguísticos no texto que compõe esse cartaz.
Questões relacionadas
- Matemática | 14.3 Pirâmide
(INSPER) Uma artista plástica está criando uma nova obra, que será um quadro com alto relevo de formas geométricas. Para iniciar o projeto, ela desenhou o quadrado base da obra, mostrada abaixo.
Esse quadrado tem 40 cm de lado e o ponto P foi posicionado 8 cm para a direita e 8 cm para baixo do ponto A. Traçando a diagonal do quadrado e tomando o ponto P como vértice, ela construiu o triângulo em preto e, usando a simetria em relação à diagonal, ela construiu o triângulo em branco, com vértice no ponto Q.
Em seguida, reproduzindo esse quadrado base 16 vezes, ela construiu o quadro em relevo mostrado abaixo, elevando 2 tetraedros sobre cada quadrado base, cada um com altura de 6 cm em relação ao plano do quadrado base, conforme ilustra a figura a seguir.
Para garantir o efeito visual que desejava, a artista plástica fez as faces dos tetraedros de material transparente e encheu com um líquido contendo material reflexivo. O volume de líquido necessário para encher todo o quadro é de, aproximadamente:
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
(FUVEST 2019 1° FASE)
Décio Villares, A República (Museu Republicano, RJ, ca 1900)
Produzida no contexto da implantação da ordem republicana no Brasil, esta imagem
- Matemática | 1.01 Quatro Operações Fundamentais e Expressões Numéricas
Um fluxo bem organizado de veículos e a diminuição de congestionamentos têm sido um objetivo de várias cidades.
Por esse motivo, a companhia de trânsito de uma determinada cidade está planejando a implantação de rotatórias, no cruzamento de algumas ruas, com o intuito de aumentar a segurança. Para isso estudou, durante um certo período de tempo, o fluxo de veículos na região em torno do cruzamento das ruas Cravo e Rosa, que são de mão única.
Na figura, os trechos designados por X, Y, Z e T representam a região de estudo em torno desse cruzamento, sendo que as setas indicam o sentido de tráfego.
Considere que, no período de tempo do estudo,
• pelo trecho X da rua Rosa transitaram 250 veículos;
• pelo trecho Y da rua Rosa transitaram 220 veículos;
• pelo trecho Z da rua Cravo transitaram N veículos, sendo N um número natural, e
• pelo trecho T da rua Cravo transitaram 210 veículos.
No período de tempo do estudo na região descrita, os técnicos observaram que os únicos veículos que transitaram são os citados no texto e que destes, só 15 ficaram estacionados no local.
Assim sendo, no período de tempo do estudo, o número de veículos que transitou pelo trecho Z da rua Cravo foi
- História | 1. Introdução à História
Quem construiu a Tebas de sete portas?
Nos livros estão nomes de reis.
Arrastaram eles os blocos de pedra?
E a Babilônia várias vezes destruída. Quem a reconstruiu tantas vezes?
Em que casas da Lima dourada moravam os construtores?
Para onde foram os pedreiros, na noite em que a Muralha
da China ficou pronta?
A grande Roma está cheia de arcos do triunfo.
Quem os ergueu? Sobre quem triunfaram os césares?BRECHT, B. Perguntas de um trabalhador que lê. Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br. Acesso em: 28 abr. 2010.
Partindo das reflexões de um trabalhador que lê um livro de História, o autor censura a memória construída sobre determinados monumentos e acontecimentos históricos. A crítica refere-se ao fato de que
- Matemática - Fundamental | 06. Geometria
Observe atentamente as planificações de alguns sólidos geométricos representas no quadro a seguir. Escreva as características: Nome do Sólido, Número de Faces e Formas das Faces para cada sólido, nos espaços reservados no quadro.