Texto base: O anúncio publicitário trabalha com a persuasão. Além dos recursos visuais, a linguagem verbal deve contribuir para o sucesso de uma campanha.
Enunciado:
Identifique recursos expressivos, gráficos e linguísticos no texto que compõe esse cartaz.
Questões relacionadas
- História | 5.2 Renascimento Cultural
Acompanhando a intenção da burguesia renascentista de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da pesquisa científica e da invenção tecnológica, os cientistas também iriam se atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento.
SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Unicamp, 1984.
O texto apresenta um espírito de época que afetou também a produção artística, marcada pela constante relação entre
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A partir do texto, é possível atribuir as lâminas pontiagudas encontradas a um dos primeiros grupos humanos que habitaram o atual território brasileiro.
Lâminas construídas por povos que viveram há 9 mil anos foram descobertas no Sul do Brasil.
Aposto que na sua casa há facas, garfos e colheres. Acertei? Eles provavelmente foram feitos em uma grande fábrica, que produz uma enorme quantidade de talheres iguais todos os dias.
Estamos acostumados com isso: atualmente, existem fábricas capazes de produzir os mais diferentes objetos numa rapidez impressionante. Agora eu pergunto: antes das máquinas, como era a produção de utensílios? E muito antes… lá na Pré-História?
Arqueólogos acharam, na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, lâminas de 9 mil anos atrás. Foram encontradas 101 lâminas pontiagudas que mediam até 20 centímetros. [...]
Os pesquisadores acreditam que as ferramentas podem ter servido para raspar, cortar e perfurar. Os objetos encontrados são tão variados que, provavelmente, tinham muitas funções.[...]
“Esses grupos usavam lascamentos sucessivos que deixavam a lâmina no formato de uma faca de cozinha, mas que é cortante nas duas laterais e na ponta”, conta a arqueóloga Sirlei Hoeltz, da empresa Archaeo Pesquisas Arqueológicas, que participou da análise dos artefatos.
[...] as ferramentas foram esculpidas em matérias-primas rochosas comuns naquela região.
[...]
Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/industria-da-pre-historia/>. Acesso em: 16 abr. 2016. Adaptado.
Glossário:
Sucessivos – contínuos; que se repetem em sequência; sem interrupção.
Sobre as ferramentas, na Pré-História, é correto afirmar que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.03 Crônica
Texto base: Texto para a questão 10. Muito cedo para decidir Rubem Alves Gandhi se casou menino. Foi casado menino. O contrato, foram os grandes que assinaram. Os dois nem sabiam direito o que estava acontecendo, ainda não haviam completado 10 anos de idade, estavam interessados em brincar. Ninguém era culpado: todo mundo estava sendo levado de roldão pelas engrenagens dessa máquina chamada sociedade, que tudo ignora sobre a felicidade e vai moendo as pessoas nos seus dentes. Os dois passaram o resto da vida se arrastando, pesos enormes, cada um fazendo a infelicidade do outro. Antigamente, quando se queria dizer que uma decisão não era grave e podia ser desfeita, dizia-se: “isso não é casamento!”. Naquele tempo, casamento era decisão irremediável, para sempre, até que a morte os separasse, eterna comunhão de bens e comunhão de males. Mas agora os casamentos fazem-se e desfazem-se até mesmo contra a vontade do Papa, e os dois ficam livres para começar tudo de novo... Pois dentro de poucos dias vai acontecer com nossos adolescentes coisa igual ou pior do que aconteceu com o Gandhi e a mulher dele, e ninguém se horroriza, ninguém grita, os pais até ajudam, concordam, empurram, fazem pressão, o filho não quer tomar a decisão, refuga, está com medo. Está chegando para muitos o momento terrível do vestibular, quando vão ser obrigados por uma máquina, do mesmo jeito como o foram Gandhi e Casturbai (era esse o nome da menina), a escrever num espaço em branco o nome da profissão que vão ter. Casar e descasar são coisas que se resolvem rápido. Mas na profissão, além de amar tem de saber. E o saber leva tempo pra crescer. A dor que os adolescentes enfrentam agora é que, na verdade, eles não têm condições de saber o que é que eles amam. Mas a máquina os obriga a tomar uma decisão para o resto da vida, mesmo sem saber. Se você disser que a decisão não é tão séria assim, que o que está em jogo é só o aprendizado de um ofício para se ganhar a vida e, possivelmente, ficar rico, eu posso até dizer: “Tudo bem! Só que fico com dó de você! Pois não existe coisa mais chata que trabalhar só para ganhar dinheiro”. Um conselho aos pais e aos adolescentes: não levem muito a sério esse ato de colocar a profissão naquele lugar terrível. Aceitem que é muito cedo para uma decisão tão grave. Considerem que é possível que vocês, daqui a um ou dois anos, mudem de ideia. Eu mudei de ideia várias vezes, o que me fez muito bem. Se for necessário, comecem de novo. Não há pressa. Que diferença faz receber o diploma um ano antes ou um ano depois? Texto adaptado do livro “Estórias de quem gosta de ensinar —
O fim dos Vestibulares”, editora Ars Poetica — São Paulo, 1995, pág. 31.
Enunciado:
Para o autor, os jovens não deviam ser obrigados a escolher uma profissão porque
- Geografia | 2. Cartografia
(FUVEST 2008 1ª FASE)
As armas e os barões assinalados
Que, da Ocidental praia Lusitana,
Por mares nunca de antes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana*,
Em perigos e guerras esforçados
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram
Novo Reino, que tanto sublimaram;
* Antigo Ceilão, atual Sri Lanka.
Luís de Camões, Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1988.
Esta é a primeira estrofe do Canto I de Os Lusíadas, no qual se inicia a narrativa da viagem de Vasco da Gama. Por essa estrofe é possível imaginar a importância dos documentos cartográficos, à época, para a expansão marítima. Um desses documentos eram as cartas denominadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
La influencia árabe en la gastronomía española
[1] Hasta el establecimiento del Imperio Islámico en la Península Ibérica (711-1492 d.C.), el panorama gastronómico era más
bien monótono y poco nutritivo. Las tierras en Al-Ándalus eran pobres de recursos, y esto era una de las razones principales para que
la alimentación fuese poco variada. En la Hispania y en el resto de Europa, la comida y la dieta, antes de los árabes, se basaban
[4] principalmente en el consumo de cereales y vid, y era casi inexistente el cultivo de frutas y hortalizas.
La meta de los gobernadores y líderes Omeyas era promover el desarrollo de la agricultura e introducir nuevas tecnologías
que mejorasen la irrigación y el cultivo en general. Con la revolución agrícola introducida por los árabes, llegaron también los nuevos
[7] productos e ingredientes que enriquecieron altamente la culinaria de la península Ibérica, entre los cuales están el arroz, el azafrán,
el azúcar, las frutas como naranjas, limones, melocotones y los frutos secos.
A diferencia de la dieta principal de los cristianos, que consistía de trigo, carne y vino, los andalusíes crearon nuevas prácticas
[10] gastronómicas en las que las verduras no se comían más solas, sino que también se combinaban con el pescado, con la carne o en otras
variaciones.
Muchos de los alimentos que se consideran la base de la gastronomía española son de origen árabe. El ejemplo más
[13] paradigmático es la paella, considerada el plato nacional. Otros alimentos importantes son la mayoría de la repostería, como es el caso
de 70% de los dulces y postres en España.
En definitiva, podemos decir que los árabes tuvieron una gran influencia en la gastronomía de España. Por un lado,
[16] introdujeron algunos productos e ingredientes que se usan en la mayoría de los platos de España y, por otro, los españoles todavía usan
las recetas y los métodos de cocción introducidos por los árabes.
Internet: <http://gastronomia-y-cultura.wikispaces.com> (con adaptaciones).
Juzgue lo ítem siguiente fundamentándose en el texto.
Es correcto deducir del texto que platos que combinan legumbres y carne o pescado forman parte de la gastronomía española actual.