Quem construiu a Tebas de sete portas?
Nos livros estão nomes de reis.
Arrastaram eles os blocos de pedra?
E a Babilônia várias vezes destruída. Quem a reconstruiu tantas vezes?
Em que casas da Lima dourada moravam os construtores?
Para onde foram os pedreiros, na noite em que a Muralha
da China ficou pronta?
A grande Roma está cheia de arcos do triunfo.
Quem os ergueu? Sobre quem triunfaram os césares?
BRECHT, B. Perguntas de um trabalhador que lê. Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br. Acesso em: 28 abr. 2010.
Partindo das reflexões de um trabalhador que lê um livro de História, o autor censura a memória construída sobre determinados monumentos e acontecimentos históricos. A crítica refere-se ao fato de que
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 04. Artes visuais
MATERIAIS
- Papel cartão no tamanho de 20x15 cm (cor a definir)
- Papéis coloridos – cores variadas
- Tesoura sem ponta
- Cola
- Furador de papel
- Fita
PROCEDIMENTOS
- O professor vai começar a aula falando sobre Matisse e suas obras.
- Mostrar algumas imagens das obras para as crianças.
Disponível: https://www.wikiart.org/pt/henri-matisse
- A atividade para esta aula será a confecção de um marcador de livros. A técnica utilizada será
a colagem.
- O professor vai explicar para as crianças que elas vão fazer um lindo marcador de livros com
recortes inspirados nas obras de Matisse.
- Separe as crianças em grupos de até 06 crianças.
- Entregue para as crianças um pedaço de papel cortado no tamanho de 20x15cm que servirá
de base para o marcador.
- Distribua os papéis coloridos para os grupos e deixe as crianças recortarem livremente
criando várias formas . Instrua as crianças a fazer os recortes usando várias cores de papéis.
- Depois das formas recortadas, peça as crianças para começar a colagem.
- Instrua as crianças a passar a cola na base e devagar ir colando os recortes que lembram as
obras de Matisse.
- Espere secar.
- Depois de seco, o professor deverá fazer um furo em cima e amarrar uma fita.
- O marcador de livros vai ficar muito legal.
- Instrua as crianças para usá-los sempre, quando estiverem lendo livros.
Fonte:
https://www.materniarte.com.br/18o-atividade-de-ferias-inspirada-na-historia-da-arte-fauvismo/
HENRI MATISSE: O GRANDE MESTRE DAS CORES
- Geografia - Fundamental | D. Fusos Horários do Brasil
Pedro é um aluno da Rede Pitágoras, que reside na cidade do Rio de Janeiro 45º W e pretende pegar um vôo às 06:00 horas de segunda-feira dia 14/06/2010 em direção a sua cidade antípoda. Supondo-se que o tempo de vôo entre as duas cidades é de 10 horas, Pedro irá desembarcar no destino final às: ________
- Língua Portuguesa | 2.2 Morfologia
TEXTO I
O ESCRETE DO SONHO
Nélson Rodrigues
[1] Quem devia escrever a história do
tricampeonato era Mário Filho. Só ele teria a
visão homérica do maior feito do futebol
brasileiro e mundial. Nunca houve, na face da
[5] terra, um escrete tão humilhado e tão ofendido.
Vocês se lembram do que aconteceu no
Morumbi.
Sempre digo que a torcida vaia até minuto
de silêncio. Mas em São Paulo foi demais. A
[10] torcida queria Edu, e Zagallo escalou Paulo
César. A vaia começou antes do jogo, continuou
durante e depois do jogo. Até hoje, não sei
como Paulo César sobreviveu ao próprio
massacre. Há um tipo de vaia que explode como
[15] uma força da natureza. Sim. Uma vaia que
venta, chove, troveja e relampeja.
Os jogadores se entreolhavam, sem entender
que os tratassem, no Brasil, como o inimigo,
como o estrangeiro. Mas não era só a multidão.
[20] Também a imprensa, fora algumas exceções,
dizia horrores do técnico, do time, dos
jogadores.
Todavia, ninguém contava com o homem
brasileiro. Cada um de nós é um pouco como o
[25] Zé do Patrocínio. O “Tigre da Abolição” era
suscetível às mais cavas e feias depressões. Sua
retórica sempre começava fria, gaguejante.
Seus amigos, porém, iam para o meio da massa
e começavam a berrar: — “Negro burro, negro
[30] analfabeto, negro ordinário!” E, então,
Patrocínio pegava fogo. Dizia coisas assim: —
“Sou negro, sim, Deus deu-me sangue de Otelo
para ter ciúmes de minha pátria”. Para assumir
a sua verdadeira dimensão, o escrete precisava
[35] ser mordido pelas vaias. Foi toda uma
maravilhosa ressurreição.
A Copa do México desmontou a gigantesca
impostura que a maioria criava em torno do
futebol europeu. Os virtuosos, os estilistas,
[40] éramos nós; nós, os goleadores; nós, os
inventores. E a famosa velocidade? Meu Deus,
ganhamos andando.
Pelé, maravilhosamente negro, poderia
erguer o gesto, gritando: — “Deus deu-me
[45] sangue de Otelo para ter ciúmes da minha
pátria”. E assim, brancos ou pretos, somos 90
milhões de otelos incendiados de ciúme pela
pátria.
(Brasil 4 x 1 Itália, 21/6/1970, na Cidade do México. Brasil tricampeão mundial.)
RODRIGUES, Nélson. In: A pátria em chuteiras: novas crônicas de futebol. São Paulo: Companhia das Letras, 1984. p. 158-160. Texto adaptado.
O cronista faz alusão a Otelo, personagem da tragédia shakespeariana intitulada “Otelo, o Mouro de Veneza”. Otelo, o protagonista, apaixona-se por uma jovem de família nobre, Desdêmona, com quem se casa. Insuflado por Iago, acaba matando a amada por ciúme. Nas linhas 32 e 45, o cronista escreve Otelo, com a inicial maiúscula. Na linha 47, põe o vocábulo no plural e o grafa com inicial minúscula. Atente para o que se diz sobre o uso das iniciais maiúsculas e minúsculas, nesse caso.
I. A maiúscula se justifica por ser a palavra um substantivo próprio, no caso, um antropônimo, que individualiza um ser humano.
II. A minúscula, por seu lado, justifica-se porque o vocábulo Otelo não mais nomeia um homem em particular, mas um conjunto de sujeitos que representam um tipo, no texto, o ciumento. Migrou, pois, da categoria de substantivo próprio para a de substantivo comum.
III. A grafia otelos é opcional. O cronista poderia ter escrito com maiúscula: somos 90 milhões de Otelos.
Está correto o que se diz em:
- Ciências - Fundamental | 01. A Matéria e Suas Propriedades
Os submarinos são veículos de locomoção marítima. Para submergir (afundar) ou emergir (subir) há um mecanismo que permite a entrada e saída de água em compartimentos especialmente reservados para essas finalidades. Quando a água vai enchendo esses compartimentos, o submarino desce, quando ela é bombeada e expelida para fora do submarino, ele sobe.
A partir dessas informações e dos seus conhecimentos sobre a relação de massa, peso, volume e densidade dos materiais, assinale a alternativa que contém uma afirmação correta.
- Geografia - Fundamental | 01. Globalização e Indústria
Leia o texto e analise o infográfico a seguir: FAO prevê produção recorde de cereais no mundo em 2017 A produção mundial de cereais pode atingir o recorde de 2,61 bilhões de toneladas em 2017, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O estudo Perspectivas de Safras e Situação Alimentar, lançado hoje (21) em Roma, prevê que a situação global do abastecimento alimentar melhore com as boas colheitas na América Latina e a recuperação das condições agrícolas na região da África Austral. A informação é da ONU News. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2017-09/fao-preve-producao-recorde-de-cereais-no-mundo-em-2017>. Acesso em: 17 dez. 2017.
De acordo com essas informações e com os seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que as causas da fome estão relacionadas: