O texto a seguir é um fragmento da entrevista a Jonathan Gottschall, pesquisador americano e professor de literatura inglesa na Universidade Washington e Jefferson, na Pensilvânia.
O entrevistado tece uma série de considerações sobre o MMA. Assinale aquela que parece contrariar os princípios de continuidade textual.
Questões relacionadas
- Geografia | 5.1 População
Analise o gráfico sobre a evolução ocorrida e a perspectiva de crescimento da população mundial no período de 1950 a 2050.
A partir da análise do gráfico, pode-se afirmar que:
- História | 4. Patrimônio Cultural
Os tropeiros foram figuras decisivas na formação de vilarejos e cidades do Brasil colonial. A palavra tropeiro vem de "tropa" que, no passado, se referia ao conjunto de homens que transportava gado e mercadoria. Por volta do século XVIII, muita coisa era levada de um lugar a outro no lombo de mulas. O tropeirismo acabou associado à atividade mineradora, cujo auge foi a exploração de ouro em Minas Gerais e, mais tarde, em Goiás. A extração de pedras preciosas também atraiu grandes contingentes populacionais para as novas áreas e, por isso, era cada vez mais necessário dispor de alimentos e produtos básicos. A alimentação dos tropeiros era constituída por toucinho, feijão preto, farinha, pimenta-do-reino, café, fubá e coité (um molho de vinagre com fruto cáustico espremido). Nos pousos, os tropeiros comiam feijão quase sem molho com pedaços de carne de sol e toucinho, que era servido com farofa e couve picada. O feijão tropeiro é um dos pratos típicos da cozinha mineira e recebe esse nome porque era preparado pelos cozinheiros das tropas que conduziam o gado.
Disponível em http://www.tribunadoplanalto.com.br. Acesso em: 27 nov. 2008.
A criação do feijão tropeiro na culinária brasileira está relacionada à
- Língua Espanhola | 1.3 Modelo de Questão: ENEM X Tradicional
España em el corazón
Como era Federico
Dimos una gran sorpresa. Habíamos preparado un discurso al alimón. Ustedesprobablemente no saben lo que significa esa palabra y yo tampoco lo sabía. Federico, queestaba siempre lleno de invenciones y ocurrencias, me explicó: "Dos toreros pueden torear almismo tiempo el mismo toro y con un único capote. Esta es una de las pruebas más peligrosasdel arte taurino. Por eso se ve muy pocas veces. No más de dos o tres veces en un siglo ysólo pueden hacerlo dos toreros que sean hermanos o que, por lo menos, tengan sangrecomún. Esto es lo que se llama torear al alimón. Y esto es lo que haremos en un discurso." Yesto es lo que hicimos, pero nadie lo sabía. Cuando nos levantamos para agradecer alpresidente del Pen Club el ofrecimiento del banquete, nos levantamos al mismo tiempo, cualdos toreros, para un solo discurso.
NERUDA: Señoras...
LORCA: ...y señores: Existe en la fiesta de los toros una suerte llamada "toreo del alimón", en que dos toreros hurtan su cuerpo al toro cogidos de la misma capa.
NERUDA: Federico y yo, amarrados por un alambre eléctrico, vamos a parear y a responder esta recepción muy decisiva.
NERUDA, P. Confieso que he vivido . Buenos Aires: Delbolsillo, 2004.
No texto, o escritor Pablo Neruda narra um episódio vivenciado com o também escritor Federico García Lorca. Nesse episódio, o uso da expressão “al alimón” remete ao(à)
- Geografia | 6.1 Agricultura
[1] A crise da Europa é hoje o maior risco para a
economia mundial, disse o secretário do Tesouro dos Estados
Unidos da América, referindo-se à tensão entre os bancos e os
[4] governos endividados. Disse, ainda, que a China e outros
países emergentes com superávit nas contas têm espaço
bastante para estimular o consumo interno, aumentar as
[7] importações e compensar a fraca demanda nas economias
desenvolvidas. Para isso, os governos desses
países deveriam deixar suas moedas valorizar-se. Em outras
[10] palavras, o câmbio subvalorizado da China resulta em
valorização real das moedas de outros países emergentes, torna
seus produtos mais caros e diminui seu poder de competição
[13] no comércio internacional.
Rolf Kuntz. O Estado de S.Paulo, 25/9/2011.
Com referência às ideias do texto acima, aos temas a ele associados e às estruturas nele empregadas, julgue o item.
No passado, fenômenos climáticos eram fatores de queda na produção de alimentos e, consequentemente, de fome; atualmente, o que inibe a oferta de alimentos é a insuficiência de desenvolvimento tecnológico voltado para as atividades agrícolas
- Arte
(ENEM 2018 2ª APLICAÇÃO)
AMARAL, T. EFCB. Óleo sobre tela. 56 cm x 65 cm, 1924. Disponível em: www.wikiart.org. Acesso em: 11 fev. 2015.
Uma das funções da obra de arte é representar o contexto sociocultural ao qual ela pertence. Produzida na primeira metade do século XX, a Estrada de Ferro Central do Brasil evidencia o processo de modernização pela