Dois caminhões de massa m1=2,0 ton e m2=4,0 ton com velocidades v1= 30 m/s e v2=20 m/s respectivamente, e trajetórias perpendiculares entre si, colidem em um cruzamento no ponto G e passam a se movimentar unidos até o ponto h conforme a figura abaixo. Considerando o choque perfeitamente inelástico, o módulo da velocidade dos veículos imediatamente após a colisão é:
Questões relacionadas
- Geografia | 3.2 Estrutura da Terra e Relevo
(PUC-PR) O desenho abaixo é do geógrafo francês Antônio Pellegrini, que, em 1858, ilustrou os dois mapas. Observe-o e, tomando por base seus conhecimentos prévios de Geografia Física, assinale a alternativa INCORRETA.
- Biologia | 9.2 Histologia Vegetal
(Uern) Em relação às funções dos parênquimas vegetais, relacione adequadamente as colunas
1. Cortical.
2. Aquífero.
3. Aerífico.
4. Amilífero.
( ) Reserva de água.
( ) Flutuação e, às vezes, respiração.
( ) Reserva de alimento.
( ) Preenchimento de espaço.
A sequência está correta em:
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
Materiais necessários
- Cola bastão. (Uma para cada criança)
- Imagem de obra cubista de Pablo Picasso. Disponível em: http://www.udc.gal/tempo/cuestions20/docs_cub01.html
- - Acesso em 19 mar.2015.
- Papel A3 de gramatura pequena.
- Revistas velhas de moda ou de decoração de ambientes.
- Tesoura sem ponta. (Uma para cada criança).
- Papel fantasia preto. (O bastante para colocar paspatur nos trabalhos das crianças).
Pablo Picasso: "Mandolina y guitarra", 1924. Cubismo sintético
Procedimentos
1º. Mostrar a imagem da obra de Picasso que deverá ser ampliada para que as crianças percebam os detalhes. Explorar a obra explicando que esse artista cria e recria a maneira de vermos as coisas.
2º. Pedir aos alunos que escolham primeiro a imagem que será a base do trabalho. Pode ser um rosto de grandes dimensões ou uma sala decorada. (Seria interessante uma figura de página inteira). Elas também devem cortar partes de outros rostos e objetos de outras imagens.
3º. As crianças devem pegar a figura escolhida primeiro, e cortá-la em cinco partes. Auxilie as crianças nessa tarefa. Organizar a figura na mesa, mudando a posição das partes antes de colá-la no papel, é essencial.
4º. Depois de colar a figura base, as crianças devem colar sobre ela outras partes de rostos e objetos pertencentes a outras imagens, ou seja: uma outra boca sobre a boca, outro nariz sobre o nariz, um sofá sobre outro ou inserir objetos que não fazem parte do ambiente escolhido.
5º. A escolha de cabelos e acessórios como chapéu, óculos, bijuterias e outros adereços, pode resultar em trabalhos ainda mais ligados ao cubismo sintético.
6º. Por fim, pedir que encontrem palavras nas revistas, que gostariam de colar junto com as imagens.
7º. Com as colagens prontas, utilizar uma régua para marcar o excesso de papel branco da obra feita pelas crianças. Cortar o excesso. Colocar um paspatur preto para valorizar o trabalho e fazer uma exposição para a apreciação, buscando identificar as características do cubismo em cada uma.
- Química | 2.3 Termoquímica
(UESC)
I. C(grafite) + O2(g) →CO2(g) ΔHf° = – 394,0 kJ/mol II. H2(g) + ½ O2(g) →H2O(l) ΔHf° = – 286,0 kJ/mol
III. 2 C(grafite) + 3 H2(g) + ½ O2(g) →C2H5OH(l) ΔHf° = – 278,0 kJ/mol
A produção de etanol de cana-de-açúcar com o objetivo da utilização em veículos automotivos está incluído no programa de desenvolvimento energético sustentável brasileiro, uma vez que, na queima desse biocombustível, o dióxido de carbono é praticamente absorvido pela cana-de-açúcar durante a fotossíntese.
Considerando-se essas informações e as equações termoquímicas I, II e III, pode-se afirmar, do ponto de vista energético, que:
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UEFS) É extraordinário como a Biologia mudou nos últimos duzentos anos: primeiro, seu estabelecimento como ciência válida entre os anos 1828-66, depois a revolução darwiniana, em seguida a genética e a nova sistemática e, por fim, a revolução da biologia molecular. (MAYR, 2013).
O estabelecimento da Biologia como uma ciência ocorreu em um período posterior se comparado à Física e à Química — suas irmãs das ciências Naturais — nos séculos XVII e XVIII, respectivamente.
Um dos motivos apontados como responsável por esse atraso era a