Qual dos problemas abaixo seria resolvido com essa operação: 40 – 16?
Questões relacionadas
- Língua Inglesa | 1. Interpretação de Textos
(ENEM 2013 1º APLICAÇÃO)
A partir da leitura dessa tirinha, infere-se que o discurso de Calvin teve um efeito diferente do pretendido, uma vez que ele
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
As funções orgânicas correspondem a conjuntos de compostos que apresentam características semelhantes, sendo tais características determinadas pelo grupo funcional de cada função. As afirmativas a seguir destacam aspectos importantes relacionados à identificação de algumas funções orgânicas.
I. Os sais orgânicos correspondem a compostos derivados dos ácidos carboxílicos pela substituição de hidrogênio ionizável por metal ou pelo íon amônio e são identificados pela fórmula geral R – COO– M+ ou R – COO– NH4 + .
II. Os ésteres correspondem a compostos orgânicos derivados dos ácidos carboxílicos pela substituição do hidrogênio ionizável por um radical e são identificados pela fórmula geral R – COH – R.
III. Os nitrocompostos correspondem a compostos orgânicos que apresentam, em sua estrutura, o grupo funcional NO2, denominado grupo nitro, e são identificados pela fórmula geral R – NO2.
IV. As isonitrilas correspondem a compostos orgânicos que apresentam, em sua estrutura, o grupo funcional NC, denominado isocianeto, e são identificados pela fórmula geral R – NC.
É correto o que se afirma em
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
Quando a propaganda é decisiva na troca de marcas
Todo supermercadista sabe que, quando um produto está na mídia, a procura pelos consumidores aumenta. Mas, em algumas categorias, a influência da propaganda é maior, de acordo com pesquisa feita com 400 pessoas pela consultoria YYY e com exclusividade para o supermercado XXX.
O levantamento mostrou que, mesmo não sendo a razão o fator mais apontado para trocar de marca, não se pode ignorar a força das campanhas publicitárias. Em algumas categorias, um terço dos respondentes atribuem a mudança à publicidade. Para Nicanor Guerreiro, a propaganda estabelece uma relação mais “emocional” da marca com o público. “Todos sentimos necessidade de consumir produtos que sejam ‘aceitos’ pelas outras pessoas. Por isso, a comunicação faz o papel de endosso das marcas”, afirma. O executivo ressalta, no entanto, que nada disso adianta se o produto não cumprir as promessas transmitidas nas ações de comunicação. Um dos objetivos da propaganda é tornar o produto aspiracional, despertando o desejo de experimentá-lo. O que o consumidor deseja é o que a loja vende. E é isso o que o supermercadista precisa ter sempre em mente.
Veja o gráfico:
Disponível em: www.riovermelho.net. Acesso em: 3 mar. 2012 (adaptado).
De acordo com o texto e com as informações fornecidas pelo gráfico, para aumentar as vendas de produtos, é necessário que:
- Filosofia | 1. Introdução à Filosofia
(UFU) “[...] em lugar de querer apresentar a filosofia como inovação radical, como queria Burnet; e também, em lugar de apresentar a filosofia como pura continuação do herdado, como queria Conford quando afirma que a filosofia era continuação racional do que os mitos narravam, Vernant apresenta as condições históricas, culturais e políticas que marcaram o surgimento da filosofia.”
CHAUÍ, Marilena. Introdução à Filosofia: dos pré-socráticos a Aristóteles. São Paulo: Cia das Letras, 2002. p. 36. (Adaptado)
De acordo com o excerto acima, a terceira corrente compreende o surgimento da Filosofia de um modo diferente de suas antecessoras, pois considera que a origem da Filosofia foi
- Química | 4. Química Ambiental
As cidades industrializadas produzem grandes proporções de gases como o CO2, o principal gás causador do efeito estufa. Isso ocorre por causa da quantidade de combustíveis fósseis queimados, principalmente no transporte, mas também em caldeiras industriais. Além disso, nessas cidades concentram-se as maiores áreas com solos asfaltados e concretados, o que aumenta a retenção de calor, formando o que se conhece por “ilhas de calor”. Tal fenômeno ocorre porque esses materiais absorvem o calor e o devolvem para o ar sob a forma de radiação térmica.
Em áreas urbanas, devido à atuação conjunta do efeito estufa e das “ilhas de calor”, espera-se que o consumo de energia elétrica