Ana, Bernardo, Caio e Douglas praticam natação em um clube. Sabemos que, a cada dia de treino, cada um percorre 1200 metros. Num desses dias, em um dado momento, o treinador questionou quanto cada um já tinha completado. Ana disse que já tinha nadado 384 metros; Bernardo afirmou que faltava 35% de seu treino para terminar; Caio disse que nadou do seu treino; e Douglas indicou já ter nadado 420 metros. Quais deles tinham nadado, até aquele momento, a mesma quantidade de metros?
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 06. Relações Binárias e Funções
Um grupo de estudantes fez um orçamento para uma festa de comemoração de Natal. O buffet responsável pela comida cobrou R$ 1050,00. Esse valor seria pago no final da festa. Porém, no dia da festa de comemoração do Natal, 7 pessoas se ausentaram e, com isso, cada um dos presentes teve que arcar com mais R$ 5,00.
a) Determine a quantia paga por cada um dos presentes na festa de comemoração de Natal.
b) Determine o número de pessoas presentes na festa de comemoração de Natal.
- História - Fundamental | 06.4. A organização da vida social
As imagens , a seguir , descrevem um período, no qual a relação do homem com o ambiente mudou. O homem já não vivia só da caça, pesca e coleta. Tinha moradia fixa e vivia mais seguro. Mas as mudanças continuaram.
Disponível em: http://www.historiadigital.org/curiosidades/3-fases-da-pre-historia-que-mudaram-a-sociedade/. Acesso em: 18 abr. 2015.
Comparando esse período retratado nas imagens com o modo de vida atual das cidades brasileiras, escreva uma semelhança e uma diferença:
Semelhança:_______________________________________________________________
Diferença:__________________________________________________________________
- Física | 7.1 Relatividade
Para ilustrar o modelo atômico de Bohr, um professor de Física propõe uma atividade em que circunferências concêntricas desenhadas no chão representam os níveis de energia do átomo de hidrogênio, conforme a figura.
Um aluno, fazendo o papel do elétron ligado ao átomo, posiciona-se sobre uma das circunferências. Assim como o elétron, o aluno possuirá energia correspondente ao nível de energia da circunferência na qual se encontra. O professor de Física posiciona-se do lado de fora das circunferências e lança bolas numeradas com valores de energia, em eV, para o aluno. Ao conseguir apanhar uma bola, que simboliza um fóton, o aluno deve conferir o valor de energia numerado na bola e saltar diretamente para a circunferência que equivale ao seu saldo de energia.
Suponha que o aluno esteja na circunferência de n = 2 e apanhe uma bola numerada com 2,86 eV. Nesse momento, ele deverá saltar imediatamente para a circunferência de
- Língua Portuguesa | A. Análise Sintática
Leia o trecho abaixo e responda à questão.
“Carta a uma jovem que, estando em uma roda em que dava aos presentes o tratamento de ‘você’, se dirigiu ao autor chamando-o ‘o senhor’ ”.
A análise morfossintática das palavras grifadas, na sequência em que aparecem, está correta na alternativa:
- Literatura | 7. Temáticas
O TRECHO A SEGUIR FOI RETIRADO DA PEÇA GOTA D’ÁGUA − UMA TRAGÉDIA BRASILEIRA, DE CHICO BUARQUE E PAULO PONTES.
JOANA:
(...)
Olhando eles assim, sem sofrimento,
imóveis, sorrindo até, flutuando,
olhando eles assim, fiquei pensando:
podem acordar a qualquer momento
Se eles acordam, minha vida assim
do jeito que ela está destrambelhada,
sem pai, sem pão, a casa revirada,
se eles acordam, vão olhar pra mim
Vão olhar pro mundo sem entender
Vão perder a infância, o sonho e o sorriso
pro resto da vida... Ouçam, eu preciso
de vocês e vocês vão compreender:
duas crianças cresceram pra nada,
pra levar bofetada pelo mundo,
melhor é ficar num sono profundo
com a inocência assim cristalizada
O fragmento da cena acima contém um índice, para os leitores, da construção da história.
A função desse índice é