DIFICULDADE DE APRENDIZADO
Pesquisas mostram que a prematuridade pode causar atraso no desenvolvimento intelectual das crianças.
• Bebês nascidos com peso inferior a 1 Kg têm maior probabilidade de ter QI abaixo da média.
• 10% apresentam distúrbios neurológicos.
• Aos 6 anos, 50% demonstram dificuldade de aprendizagem.
• Aos 8 anos, um em cada cinco já repetiu uma série no colégio e metade precisa receber ajuda extraescolar.
Universidade de Nottingham, Universidade Yale e Children’s Hospital de Cleveland.
VEJA, 7 set. 2005.
De acordo com o texto,
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Durante 18 anos, eu tive uma livraria infantil. De vez em quando, chegavam uns pais ou avós com a mesma queixa: “O Joãozinho não gosta de ler, o que é que eu faço?” Como eu acho que o ser humano é curioso por natureza e qualquer pessoa alfabetizada fica doida pra saber o segredo que tem dentro de um livro (desde que ninguém esteja tentando lhe impingir essa leitura feito remédio amargo pela goela abaixo), não acredito mesmo nessa história de criança não gostar de ler. Então, o que eu dizia naqueles casos não variava muito.
A primeira coisa era algo como “para de encher o saco do Joãozinho com essa história de que ele tem que ler”. Geralmente, em termos mais delicados: “Por que você não experimenta aliviar a pressão em cima dele, e passar uns seis meses sem dar conselhos de leitura?”
O passo seguinte era uma sugestão: “Experimente deixar um livro como este ao alcance do Joãozinho, num lugar onde ele possa ler escondido, sem parecer que está fazendo a sua vontade. No banheiro, por exemplo.”. E o que eu chamava de um livro como este, já na minha mão estendida em oferta, podia ser um exemplar de O Menino Maluquinho, do Ziraldo, ou do Marcelo, Marmelo, Martelo, da Ruth Rocha, ou de O gênio do crime, do João Carlos Marinho. Havia outros títulos que também serviam. Mas o fato é que, em 18 anos de experiência, NUNCA, nem uma única vez, apareceu depois um pai reclamando que aquela sugestão não tinha dado certo. Pelo contrário, incontáveis vezes o encontro seguinte já incluía um Joãozinho entusiasmado, comentando o livro lido e disposto a fazer novas descobertas.
MACHADO, Ana Maria. “Bom de ouvido”. In: VERÍSSIMO, Luís Fernando. Comédias para se ler na escola. Rio de janeiro: Objetiva, 2001, p. 9-10.
O relato da autora baseia-se em sua experiência
- Provas de Vestibulares | 2014
As razões da intensificação da ação grevista exercida pelos trabalhadores, durante a segunda metade da década de 1980, deveram-se
- Ciências - Fundamental | 13. Importância do Solo
A agricultura é uma das atividades humanas mais antigas, responsável por fornecer alimentos para as populações ao longo dos séculos. No entanto, para que a produção seja eficiente e sustentável, é necessário que o solo seja adequadamente preparado. Nesse sentido, técnicas como a aração, adubação, irrigação e drenagem são essenciais para garantir a produtividade e a qualidade dos cultivos.
Qual técnica é utilizada para garantir que o excesso de água seja deslocado do solo, evitando problemas como a compactação e a proliferação de doenças?
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
A Linguagem e suas funções
(1) As chamadas Línguas Naturais, a Pintura, a Música, os sistemas gestuais, bem como sistemas particulares de signos, como o Código Morse, são exemplos de diferentes linguagens utilizadas pelo ser humano. Algumas dessas linguagens são universais (como as Línguas Naturais e a música, presentes em todas as culturas do mundo); outras se desenvolveram nas chamadas culturas letradas, após o desenvolvimento, a especialização e a sofisticação dos usos da escrita. Quando entram em jogo signos como as cores, os desenhos e as imagens de modo geral, fala-se em linguagem visual, em oposição à linguagem verbal.
(2) Cabe observar que o que se costuma designar como “linguagem” animal (das formigas, das abelhas) não passa de um sistema de comunicação entre os membros de uma mesma espécie. Embora muito sofisticados, tais sistemas não chegam a constituir linguagem no sentido aqui definido, uma vez que falta aos animais a consciência de que usam um sistema de signos para comunicar-se com seus semelhantes. Por essa razão, tais sistemas não podem ser vinculados a atividades cognitivas como a interpretação e a representação da realidade.
(3) Dentre os exemplos de linguagens citados, cabe destacar as Línguas Naturais (inglês, chinês, português, espanhol etc.), que são sistemas de signos linguísticos. Os signos linguísticos são os elementos de significação nos quais se baseiam as línguas, e possuem uma dupla face: 1) a face do significante (ou seja, o suporte sonoro ou visual para uma ideia); 2) a face do significado (ou seja, a própria ideia ou o conteúdo cognitivo que representa parte constitutiva do signo). Os significantes são de número finito de sons vocais, e variam de língua para língua.
(4) Dado que a linguagem decorre das práticas sociais de uma cultura humana e as representa e modifica, o exercício da linguagem constitui uma atividade de interação predominantemente social. É por isso que as linguagens desenvolvidas pelo homem pressupõem a atividade do conhecimento, por parte de seus usuários, do valor simbólico dos seus signos.
(Maria Luísa Abaurre. São Paulo: Português – Língua e Literatura. Editora Moderna, 2000, p. 1-20.)
Para o êxito na compreensão do Texto, é preciso que o entendamos como:
- Química | B. Espacial
Isomeria é o nome dado à ocorrência de compostos que possuem a mesma fórmula molecular, mas que apresentam estruturas diferentes entre si. Os isômeros são classificados em constitucionais, que diferem na maneira como os átomos estão conectados (conectividade) em cada isômero, e estereoisômeros, que apresentam a mesma conectividade, mas diferem na maneira como seus átomos estão dispostos no espaço. Os estereoisômeros se dividem ainda em enantiômeros, que têm uma relação de imagem e objeto (que não são sobreponíveis), e diastereoisômeros, que não têm relação imagem e objeto.
Com relação à isomeria, numere a coluna 2 de acordo com sua correspondência com a coluna 1.
Coluna 1
Coluna 2
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.