As razões da intensificação da ação grevista exercida pelos trabalhadores, durante a segunda metade da década de 1980, deveram-se
Questões relacionadas
- Matemática | 14.2 Prisma
A siderúrgica “Metal Nobre” produz diversos objetos maciços utilizando o ferro. Um tipo especial de peça feita nessa companhia tem o formato de um paralelepípedo retangular, de acordo com:
O produto das três dimensões indicadas na peça resultaria na medida da grandeza:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.05 Narração e Dissertação
Texto para a questão. Bom mesmo foi ter amigos. Não amigo de passos paralelos, com os quais eu só podia falar coisa pensada e repensada para não assustar. Gostoso foi ter plenitude de voz e atitudes. Falar do que quisesse, ter resposta para tudo e acreditar que tudo era possível, o mundo simples e aberto. Um dia eu precisava saber quem teria feito o trinquinho da portinha da casinha da lua. – Psssiu! – chamei. – Onde você se escondeu? Minha aranhinha não respondeu, nem botou a cara nos vãos das telhas. – Não gosto dessa brincadeira. Você sabe. Nada. – Vou contar até três: um, dois, três. Nem sinal. Apavorei-me. Olhos arregalados, revirei todos os cantos do telhado. Não a encontrei. Empurrei a porta e vi, achatada no batente, pequena, sem cara, sem pernas, seca, minha aranhinha. Só o corpinho estraçalhado grudado na madeira. Estremeci. Quis pegá-la para tentar ao menos abrir-lhe os olhos de dentro, mas, ao tocá-la, desfez-se em pó e uma rajada de vento espalhou-a por espaços desmedidos. Comecei a chorar. Não bastava. A tristeza não saía. Quis me morrer, não pude. Me morrer eu ainda não sabia. GUIMARÃES, Geni. A cor da ternura. São Paulo: FTD, 1994.
Tomando-se por base apenas este fragmento, pode-se caracterizar a narrativa como:
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
Atividades humanas como a construção de estradas e ferrovias e a expansão de áreas urbanas e agrícolas contribuem de forma determinante para a redução das áreas de vegetação original, em um processo conhecido como fragmentação do hábitat. Particularmente marcante em áreas de floresta, os impactos sofridos pela biota não estão restritos à redução do hábitat, mas também à modificação das suas características internas, como a diminuição da umidade do ar e o aumento nos níveis de luminosidade, temperatura e vento. Esse conjunto de alterações no fragmento é conhecido como “efeito de borda”, podendo se estender por vários metros em direção ao seu interior.
As espécies vegetais diretamente prejudicadas por esse efeito são as
- Química | 2.7 Equilíbrio
(UNIT)
II. ClO–(aq) + H2O(l) ↔HclO(aq) + OH– (aq)
I. NaClO(s) + H2O(l) ↔ Na+(aq) + ClO–(aq)
A ajuda da população é essencial na prevenção da dengue, segundo o Comitê Estadual de Mobilidade Social de prevenção e combate à doença. Além de bem tampados, os reservatórios devem ser escovados durante a limpeza para retirar os ovos, e a água da lavagem deve ser descartada na terra ou na areia. A solução de hipoclorito de sódio, NaClO(aq), é um aliado importante no combate ao mosquito, como é correto inferir a partir das equações químicas I e II.
Considerando-se essas informações, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.06 Funções Da Linguagem
Lusofonia
rapariga: s.f., fem. de rapaz: mulher nova; moça; menina; (Brasil), meretriz.
Escrevo um poema sobre a rapariga que está sentada
no café, em frente da chávena de café, enquantoalisa os cabelos com a mão. Mas não posso escrever estepoema sobre essa rapariga porque, no brasil, a palavrarapariga não quer dizer o que ela diz em portugal. Então,terei de escrever a mulher nova do café, a jovem do café,a menina do café, para que a reputação da pobre raparigaque alisa os cabelos com a mão, num café de lisboa, nãofique estragada para sempre quando este poema atravessar oatlântico para desembarcar no rio de janeiro. E isto tudosem pensar em áfrica, porque aí lá tereide escrever sobre a moça do café, paraevitar o tom demasiado continental da rapariga, que éuma palavra que já me está a pôr com doresde cabeça até porque, no fundo, a única coisa que eu queriaera escrever um poema sobre a rapariga docafé. A solução, então, é mudar de café, e limitar-me aescrever um poema sobre aquele café onde nenhuma rapariga sepode sentar à mesa porque só servem café ao balcão.JÚDICE, N. Matéria do Poema. Lisboa: D. Quixote, 2008.
O texto traz em relevo as funções metalinguística e poética. Seu caráter metalinguístico justifica-se pela