As razões da intensificação da ação grevista exercida pelos trabalhadores, durante a segunda metade da década de 1980, deveram-se
Questões relacionadas
- Biologia | 10.3 Moluscos e Anelídeos
(UFRGS) Com base nas características dos moluscos, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo.
( ) Os moluscos apresentam simetria radial.
( ) O corpo é constituído por cabeça, pé e massa visceral.
( ) Os bivalves possuem sifões para a entrada e a saída de água.
( ) A composição da concha externa é calcária ou celulósica.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
(ALBERT EINSTEIN) Os cicloalcanos reagem com bromo líquido em reações de substituição ou de adição. Anéis cíclicos com grande tensão angular entre os átomos de carbono tendem a sofrer reação de adição, com abertura de anel. Já compostos cíclicos com maior estabilidade, devido à baixa tensão nos ângulos, tendem a sofrer reações de substituição.
Considere as substâncias ciclobutano e cicloexano, representadas a seguir
Em condições adequadas para a reação, pode-se afirmar que os produtos principais da reação do ciclobutano e do cicloexano com o bromo são, respectivamente, - Química | B. Equilíbrio Iônico
(FUVEST 2014 1ª FASE) Em um laboratório químico, um estudante encontrou quatro frascos (1, 2, 3 e 4) contendo soluções aquosas incolores de sacarose, KCl, HCl e NaOH, não necessariamente nessa ordem. Para identificar essas soluções, fez alguns experimentos simples, cujos resultados são apresentados na tabela a seguir:
Frasco
Cor da solução após a adição de fenolftaleína
Condutibilidade elétrica
Reação com Mg(OH)2
1
incolor
conduz
não
2
rosa
conduz
não
3
incolor
conduz
sim
4
incolor
não conduz
não
Dado: Soluções aquosas contendo o indicador fenolftaleína são incolores em pH menor do que 8,5 e têm coloração rosa em pH igual a ou maior do que 8,5.
As soluções aquosas contidas nos frascos 1, 2, 3 e 4 são, respectivamente, de
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Eu fui menino
Gilberto Brito
Montei carrinho de pau,
chupei gostosa chupeta,
tomava gostoso mingau,
tremia ao ver careta.
Brinquei com bola de gude,
joguei com bola de meia,
joguei bola na rua,
busquei leite no curral,
depois tirei leite de vaca,
peguei lenha no quintal.
Eu fui menino levado,
eu fui menino danado,
eu fui menino amado,
eu fui menino afinal.
Transcreva uma frase que comprova que o autor do poema não é hoje, uma criança.
- Física | E. Geradores e Receptores
(UECE) Considere um dispositivo elétrico formado por uma bateria com um dos terminais ligado a um dos terminais de um resistor. Caso esse dispositivo seja conectado em paralelo a um segundo resistor, pode-se afirmar corretamente que