Uma chapa rígida e homogênea encontra-se em equilíbrio. Com base nas dimensões apresentadas na figura, o valor da razão X/A é :
Questões relacionadas
- Matemática | 16. Raciocínio Lógico
(IFAL) A Lógica estuda a valorização das sentenças e suas relações, e muitas vezes usa a simbologia dos conjuntos para expressar essa linguagem. Por exemplo: sejam o conjunto dos jogadores de futebol e o conjunto dos atletas, denotados por F e A respectivamente. A sentença lógica “TODO JOGADOR DE FUTEBOL É ATLETA” significa que para qualquer elemento X ∈ F, tem-se também que X ∈ A. Representamos simbolicamente por F ⊂ A, ou seja, o conjunto F está contido no conjunto A.
Posto isto, a simbologia F ⊄ A expressa corretamente pela lógica que:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
O Poeta Come Amendoim (1924)
[...]
Brasil...
Mastigado na gostosura quente do amendoim...
Falado numa língua corumim
De palavras incertas num remeleixo melado melancólico...
Saem lentas frescas trituradas pelos meus dentes bons...
Molham meus beiços que dão beijos alastrados
E depois semitoam sem malícia as rezas bem nascidas...
Brasil amado não porque seja minha pátria,
Pátria é acaso de migrações e do pão-nosso onde Deus der...
Brasil que eu amo porque é o ritmo do meu braço aventuroso,
O gosto dos meus descansos,
O balanço das minhas cantigas amores e danças.
Brasil que eu sou porque é a minha expressão muito engraçada,
Porque é o meu sentimento pachorrento,
Porque é o meu jeito de ganhar dinheiro, de comer e de dormir.
ANDRADE, M. de. Disponível em: https://www.culturagenial.com. Acesso em 25 ago. 2020.
Neste trecho do poema, Mário de Andrade relembra, sobre a história do Brasil, o processo de miscigenação que está na sua base e as inúmeras influências da nossa cultura. Essa lembrança se encontra no verso
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UNEAL)
Analisando-se o gráfico que mostra a variação do nível de oxigênio na atmosfera terrestre em função do tempo em bilhões de anos, é correto afirmar: - História | Geral
(ESPCEX) Os fragmentos de texto abaixo foram extraídos de VICENTINO e DORIGO (2011) e se referem à Igreja Medieval.
I. Pouco a pouco, a Igreja foi “se transformando na maior proprietária de terras da Idade Média e construindo fortes vínculos com a estrutura feudal”.
II. Viviam afastados das tentações do mundo por meio do isolamento em abadias e de votos de castidade, pobreza e silêncio. Com o tempo, num mundo em que uma restrita minoria era alfabetizada, as igrejas, os mosteiros e as abadias converteram-se nos principais centros da cultura letrada.
III. Viviam apegados aos bens materiais e em contacto com a sociedade, a terra, a administração e a exploração das riquezas.
IV. A proibição de casamento rigorosamente aplicada a partir do Século XI liberava os padres dos compromissos conjugais e contribuía, além disso, para a manutenção do patrimônio eclesiástico feudal, ao evitar a divisão entre possíveis herdeiros dos membros do clero.
Os fragmentos I, II, III e IV referem-se, respectivamente, ao
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A Pedra de Roseta
No entanto, a descoberta da Pedra de Roseta representou uma virada decisiva nos conhecimentos e no estudo do Egito antigo, marcando o início de uma nova era. A pedra foi usada para “constituir uma obra completa sobre o Egito”, e sua decifração foi, de fato, uma verdadeira herança dos sábios da França, contribuindo para popularizar a egiptologia e redescobrir o Egito dos faraós, ao permitir realmente ler e estudar os documentos escritos pelos antigos egípcios.
SALES, José das Candeias. Estudos de Egiptologia , Temáticas e problemáticas . Lisboa: Livros Horizonte, 2007, p. 17. Adaptado.
De acordo com o texto, a descoberta e decifração da Pedra de Roseta foi essencial para a