Disponível em <http://www.ship.pt/publicacoes/revista4_popup.php> Acesso em 01/07/2010
Que acordo é mostrado neste mapa?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Texto base: Observe os textos. Texto I Ruim para o produtor e para o consumidor A introdução de transgênicos na natureza expõe nossa biodiversidade a sérios riscos, como a perda ou alteração do patrimônio genético de nossas plantas e sementes e o aumento dramático no uso de agrotóxicos. Além disso, ela torna a agricultura e os agricultores reféns de poucas empresas que detêm a tecnologia, e põe em risco a saúde de agricultores e consumidores. O Greenpeace defende um modelo de agricultura baseado na biodiversidade agrícola e que não se utilize de produtos tóxicos, por entender que só assim teremos agricultura para sempre. Disponível em: <www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Transgenicos/>.
Acesso em: 22/12/2016. Texto II Transgênicos podem ser benéficos Os alimentos transgênicos trazem benefícios à saúde humana e ao ambiente. Quem afirma é o biólogo e professor do Departamento de Genética e pesquisador do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética da Universidade de Campinas (Unicamp), Marcelo Menossi, que participou, em Curitiba, do lançamento da revista Nutrição e Saúde. A publicação vai levar a discussão para outros seis estados. Segundo Menossi, o melhoramento genético já é desenvolvido há muitos anos em todo o mundo e surgiu com o cruzamento de espécies para a obtenção de plantas mais produtivas e resistentes a doenças. O que se faz com os alimentos transgênicos, explica o pesquisador, é manipular o gene de determinadas culturas para se obter resultados parecidos e até melhores que os cruzamentos. Disponível em: <www.sobiologia.com.br/conteudos/Biotecnologia/transgenicos2.php>.
Acesso em 22/12/2016.
Enunciado:
Os dois textos falam sobre alimentos transgênicos, contudo diferem
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
No esporte-participação ou esporte popular, a manifestação ocorre no princípio do prazer lúdico, que tem como finalidade o bem-estar social dos seus praticantes. Está associado intimamente com o lazer e o tempo livre e ocorre em espaços não comprometidos com o tempo e fora das obrigações da vida diária. Tem como propósitos a descontração, a diversão, e desenvolvimento pessoal e o relacionamento com as pessoas. Pode-se afirmar que o esporte-participação, por ser a dimensão social do esporte mais inter-relacionada com os caminhos democráticos, equilibra o quadro de desigualdades de oportunidades esportivas encontrado na dimensão esporte-perfomance. Enquanto o esporte-performance só permite sucesso aos talentos ou àqueles que tiveram condições, o esporte-participação favorece o prazer a todos que dele desejarem tomar parte.
GODTSFRIEDT, J. Esporte e sua relação com a sociedade: uma síntese bibliográfica. EFDeportes, n. 142, mar. 2010.
O sentido de esporte-participação construído no texto está fundamentalmente presente:
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
(UFMG) Um estudante de 23 anos, doador de sangue tipo universal, é moreno, tem estatura mediana e pesa 85 Kg. Todas as alternativas apresentam características hereditárias desse estudante que são influenciadas pelo ambiente, EXCETO:
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
A imigrante italiana que se formou em nutrição aos 87 anos escreveu o TCC inteiro à mão
Os cabelos brancos de Luísa Valencic Ficara contrastaram com a juventude dos colegas durante sua formatura. Nascida na Itália, Luísa imigrou para a América do Sul durante a Segunda Guerra Mundial, viveu em três países sul-americanos e se estabeleceu em Jundiaí, no interior de São Paulo. Aos 87 anos, ela acaba de se formar em nutrição.
Dona Luísa, como é conhecida, vive na cidade há 40 anos. Após o falecimento do marido e de sua irmã, ela decidiu voltar a estudar para se manter ocupada. Foi assim que surgiu a ideia de se matricular no curso de nutrição do Centro Universitário Padre Anchieta. A graduação foi concluída após seis anos de estudos, com um TCC sobre a cana-de-açúcar no Brasil. Segundo informações do Grupo Anchieta, todo o trabalho foi escrito à mão. Colegas, professores e funcionários da instituição ajudaram com a parte da digitação, configuração e impressão do trabalho, para apoiar Dona Luísa.
Mas a graduação não é o limite para a idosa. Ela, que também frequenta aulas de alemão, inglês e francês, já está pensando em ingressar em um curso de pós-graduação para continuar estudando, segundo contou ao G1.
Disponível em: http://www.hypeness.com.br. Acesso em: 23 set. 2017.
O texto acima, embora classificado como um gênero jornalístico “notícia”, apresenta muitas características do
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Leia o texto e explique a questão a seguir.
Criança é criança em qualquer lugar do mundo, mas nem todas têm as mesmas condições e oportunidades durante a infância. O livro chamado “Brinquedos” do escritor André Alves mostra a realidade de crianças catadoras de lixo. Conta a história de dois irmãos que ganham uma boneca e um palhacinho de brinquedo; porém, depois de brincar muito com eles, os abandonam.Outras crianças os encontram no lixo, os recuperam e passam a brincar com eles.
Explique: Por que existem crianças, no Brasil, que precisam catar brinquedos no lixo?