Questões relacionadas
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
(Uefs)
( ) A 2-feniletilamina é uma amina secundária.
Julgue o item acima:
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
Ao ouvir uma flauta e um piano emitindo a mesma nota musical, consegue-se diferenciar esses instrumentos um do outro.Essa diferenciação se deve principalmente ao(a):
- Física
A figura representa as forças que atuam sobre um piloto que tomba sua motocicleta em uma curva para percorrê-la com maior velocidade.Sabendo-se que a massa do conjunto moto-piloto é igual a m, a inclinação do eixo do corpo do piloto em relação à pista é o módulo da aceleração da gravidade local é g e que o raio da curva circular é igual a R, contida em um plano horizontal, em movimento circular uniforme, é correto afirmar que a energia cinética do conjunto moto-piloto é dada pela expressão:
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
Um cliente vai a uma loja de materiais de revestimento cerâmico para adquirir porcelanato para a substituição do piso de uma sala com formato retangular, com área total de 36 m2. O vendedor dessa loja lhe oferece dois projetos.
- Projeto A: porcelanato quadrado, com 0,60 m de lado, para ser disposto de maneira que a diagonal do quadrado seja paralela ao contorno da sala. Custo da caixa com 10 peças: R$ 60,00.
- Projeto B: porcelanato quadrado, com 0,40 m de lado, para ser disposto de maneira que os lados do quadrado sejam paralelos ao contorno da sala. Custo da caixa com 12 peças: R$ 40,00.
O vendedor informa que a fábrica recomenda a compra de uma quantidade adicional do número de peças para eventual necessidade de cortes e para reserva. No caso do projeto A, devem ser adquiridos 25% a mais, e no caso do projeto B, uma quantidade 10% maior do que o valor exato da área de recobrimento.
O cliente decide, então, que irá adotar o projeto de menor custo.
O custo mínimo que o cliente deverá ter, em conformidade com seu objetivo e com as informações apresentadas, será de
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
O texto a seguir é um manifesto escrito por representantes operários no início do século XX aos soldados na greve de 1917.
Soldado! Não deveis perseguir os vossos irmãos de miséria.
Vós também sois da grande massa popular, e, se hoje vestis a farda, voltareis a ser amanhã os camponeses que cultivavam a terra, ou os operários explorados das fábricas e oficinas.
[…]
Os perniciosos patrões contam, para sufocar as nossas reclamações, com as armas que vos armam, ó soldados!
Essas armas eles vo-las deram para garantir o seu direito de esfomear o povo.
[…]
Sair como cangaceiros para a rua, baixando o facão e disparando tiros sobre um povo que se ergue, consciente, protestando contra a fome, é indigno e vil, e é a este papel que agora vos querem forçar os governantes.
Resta à vossa consciência responder.
O que ides fazer?
CARONE, Edgar. Movimento operário no Brasil (1877-1944). 2. ed. São Paulo: Difel, 1984. p. 104-106.
Vocabulário:
pernicioso – que faz mal; que provoca ruína.
vil – não tem dignidade; inspira desprezo.
Assinale a alternativa que apresenta os argumentos utilizados pelos operários para evitar a repressão dos soldados.