Observando a representação decimal do número racional 1922, é correto afirmar que esse número é
Questões relacionadas
- Biologia
(UNISINOS) Ao se colocar uma célula em um meio hipertônico, ela perderá __________ para o meio externo, sofrendo uma retração de seu volume. Esse é um processo de transporte __________, chamado de __________.
Sobre as características celulares descritas acima, qual das alternativas abaixo preenche corretamente as lacunas?
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Observe a capa do jornal O Pasquim.
Capa do jornal O Pasquim, 17 nov. 1969.
Disponível em:<feraneto.blog.uol.com.br>. Acesso em: 21 jul. 2013.
Na capa de O Pasquim, publicado logo após a prisão de quase toda a equipe do jornal, lê-se: Um Pasquim automático? Sem o Ziraldo, sem o Jaguar, sem o Tarso, sem o Millor, sem o Flávio, sem o Sérgio, sem o Fortuna, sem o Garcez, sem a redação, sem a contabilidade, sem a gerência e sem o caixa (foi o que li na capa) como pode?
Responda:
A) Explique por que O Pasquim pode ser considerado uma brecha na cultura do medo durante o Regime Militar.
B) Estabeleça comparações entre o papel desempenhado pelo O Pasquim durante o Regime Militar e a Imprensa no Brasil atual.
C) Cite e explique outras duas práticas que podem ser consideradas brechas na cultura do medo.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
La peonza
Participantes: Más de uno Material: Una peonza y una moneda por cada participante Reglas: Se dibuja una circunferencia en el suelo y cada jugador coloca una moneda dentro. Se lanza una peonza con los pies juntos dentro de la circunferencia y la moneda que logres sacar con ella, será tuya. http://centros3.pntic.mec.es/cp.valvanera/juegos/lanzar/lanzar.html
Si yo tengo seis jugadores en el juego de la peonza, ¿cuántas monedas deben ser colocadas en el círculo? Responde en letras.
- Geografia | A. Globalização
No presente contexto, o termo globalização refere- -se a um processo dialético ambivalente, em que o movimento de mercadorias, capitais, moedas, pessoas e informações no espaço geográfico é continuamente expandido e acelerado; e infraestruturas espaciais, relativamente fixas e imóveis, são produzidas, reconfiguradas e/ou transformadas para permitir tal movimento expandido e acelerado. A partir dessa perspectiva, a globalização envolve uma interação dialética entre o movimento endêmico rumo à compressão do tempo-espaço no âmbito do capitalismo (momento de desterritorialização) e a produção e reconfiguração contínua de configurações espaciais relativamente fixas – por exemplo, as infraestruturas territoriais de aglomerações regionais urbanas e Estados (momento da reterritorialização).
BRENNER, N. A globalização como reterritorialização: o reescalonamento da governança urbana na União Europeia. Cadernos Metrópole, São Paulo, v. 12, n. 24, p. 535-64, jul/dez 2010.
A globalização, conforme apontado no texto, traz um conjunto de transformações das mais diversas ordens para o território e para os Estados. É possível identificar a concomitância dessas transformações com a ocorrência do neoliberalismo, o qual é compreendido como uma (um)
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: O texto a seguir, de Tatiane Leal, publicado em Ciência Hoje das Crianças, trata de Carlos Chagas. Algumas frases referentes a etapas importantes na construção do método científico foram destacadas e identificadas por um numeral romano. […] como é que Carlos Chagas conseguiu fazer as suas […] descobertas? Tudo começou quando um engenheiro que trabalhava na construção da ferrovia chamou a sua atenção para (I) um inseto que chupava o sangue das pessoas à noite e, por isso, era chamado de chupão ou barbeiro. Carlos Chagas resolveu examiná-lo em seu laboratório improvisado, que funcionava em um vagão de trem. Descobriu, então, que (II) ele carregava um parasita: um protozoário, que era eliminado em suas fezes. O médico ficou com a pulga (ou seria com o barbeiro?!) atrás da orelha: (III) se o inseto tinha um parasita, era possível que o transmitisse a outros animais. Para confirmar isso […], enviou alguns barbeiros para um importante médico do Rio de Janeiro: Oswaldo Cruz. Chagas pediu que o colega (IV) colocasse os barbeiros em contato com os saguis que havia em seu laboratório. Após 21 dias, o resultado: os macacos apresentaram o protozoário no sangue […]. Estava comprovado: (V) o barbeiro era capaz de transmitir o parasita que carregava!
Enunciado:
Assinale a alternativa que relaciona corretamente cada uma das frases em destaque com cada etapa do método científico.