- a) O adjunto adverbial é o termo que modifica o verbo, o adjetivo e o próprio advérbio. Com base nessa informação, identifique qual é a palavra, bem como a sua classe gramatical, que está sendo modificada pelo adjunto adverbial “caninamente”.
- b) Explique qual é a circunstância expressa pelo adjunto adverbial “caninamente” no contexto da tirinha.
- c) O vocábulo “caninamente” é um neologismo, fenômeno linguístico que consiste na criação de novas palavras. Explique qual foi o critério que a personagem da tirinha utilizou para criar esse vocábulo.
- d) Que palavra da nossa língua poderia substituir o neologismo “caninamente” sem alteração da circunstância presente no texto original?
Questões relacionadas
- Física | 1.1 Ferramentas Básicas
(FUVEST 2020 1º FASE) Em 20 de maio de 2019, as unidades de base do Sistema Internacional de Unidades (SI) passaram a ser definidas a partir de valores exatos de algumas constantes físicas. Entre elas, está a constante de Planck h, que relaciona a energia E de um fóton (quantum de radiação eletromagnética) com a sua frequência f na forma E = hf.
A unidade da constante de Planck em termos das unidades de basedo SI (quilograma, metro e segundo) é:
- Física | 3.5 Gases
(PUC-SP) Uma determinada massa de gás perfeito está contida em um recipiente de capacidade 10,0 litros, sob pressão de 3,5 e temperatura inicial de 25,0°C Após sofrer uma transformação isocórica, sua pressão aumenta para 7,0 atm.
Determine a variação de temperatura da massa de gás, nas escalas Celsius e Fahrenheit, respectivamente, devido a essa transformação.
- Matemática | 10. Estatística
O gráfico a seguir mostra a evolução mensal das vendas de certo produto de julho a novembro de 2011.
Sabe-se que o mês de julho foi o pior momento da empresa em 2011 e que o número de unidades vendidas desse produto em dezembro de 2011 foi igual à média aritmética do número de unidades vendidas nos meses de julho a novembro do mesmo ano.
O gerente de vendas disse, em uma reunião da diretoria, que, se essa redução no número de unidades vendidas de novembro para dezembro de 2011 se mantivesse constante nos meses subsequentes, as vendas só voltariam a ficar piores que julho de 2011 apenas no final de 2012.
O diretor financeiro rebateu imediatamente esse argumento mostrando que, mantida a tendência, isso aconteceria já em
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
(UFLA/PAS-MG) Uma cadeia polipeptídica composta de cinco aminoácidos diferentes é formada a partir da tradução da seguinte molécula de RNA mensageiro: UUCAAAAUCCUCGGA.
Se o gene que codifica essa cadeia polipeptídica sofrer uma mutação em que sua 10a base nitrogenada seja substituída por uma adenina (A), qual das cadeias abaixo será formada
- Literatura | 4.5 Simbolismo
Passaram-se semanas. Jerônimo tomava agora, todas as manhãs, uma xícara de café bem grosso, à moda da Ritinha, e tragava dois dedos de parati “pra cortar a friagem”.
Uma transformação, lenta e profunda, operava-se nele, dia a dia, hora a hora, reviscerando-lhe o corpo e alando-lhe os sentidos, num trabalho misterioso e surdo de crisálida. A sua energia afrouxava lentamente: fazia- se contemplativo e amoroso. A vida americana e a natureza do Brasil patenteavam-lhe agora aspectos imprevistos e sedutores que o comoviam; esquecia-se dos seus primitivos sonhos de ambição, para idealizar felicidades novas, picantes e violentas; tornava-se liberal, imprevidente e franco, mais amigo de gastar que de guardar; adquiria desejos, tomava gosto aos prazeres, e volvia-se preguiçoso, resignando-se, vencido, às imposições do sol e do calor, muralha de fogo com que o espírito eternamente revoltado do último tamoio entrincheirou a pátria contra os conquistadores aventureiros.
E assim, pouco a pouco, se foram reformando todos os seus hábitos singelos de aldeão português: e Jerônimo abrasileirou-se. (. )
E o curioso é que, quanto mais ia ele caindo nos usos e costumes brasileiros, tanto mais os seus sentidos se apuravam, posto que em detrimento das suas forças físicas. Tinha agora o ouvido menos grosseiro para a música, compreendia até as intenções poéticas dos sertanejos, quando cantam à viola os seus amores infelizes; seus olhos, dantes só voltados para a esperança de tornar à terra, agora, como os olhos de um marujo, que se habituaram aos largos horizontes de céu e mar, já se não revoltavam com a turbulenta luz, selvagem e alegre, do Brasil, e abriam-se amplamente defronte dos maravilhosos despenhadeiros ilimitados e das cordilheiras sem fim, donde, de espaço a espaço, surge um monarca gigante, que o sol veste de ouro e ricas pedrarias refulgentes e as nuvens toucam de alvos turbantes de cambraia, num luxo oriental de arábicos príncipes voluptuosos.
Aluísio Azevedo, O cortiço.
(FUVEST 2012 1ª FASE) Os costumes a que adere Jerônimo em sua transformação, relatada no excerto, têm como referência, na época em que se passa a história, o modo devida