A análise termogravimétrica é uma técnica destrutiva de análise térmica que visa a determinar a porcentagem de perda ou o acúmulo de massa de uma amostra de um dado material mediante aquecimento sob atmosfera controlada. Essa técnica é de grande importância para o controle de qualidade de diversos materiais, pois possibilita conhecer a faixa de temperatura em que a amostra adquire uma composição química fixa, a temperatura em que se decompõe e o andamento das reações de desidratação, de oxidação, de combustão e de decomposição, entre outros. As curvas decrescentes indicam perda de massa por liberação de gás, ou seja, a decomposição térmica do material, como apresentado no gráfico a seguir:
No gráfico, encontram-se as curvas termogravimétricas de 5 polímeros: PE (polietileno), PP (polipropileno), PS (poliestireno), PVC (policloreto de vinila) e PTFE (politetrafluoretileno).
Analisando as curvas termogravimétricas dos polímeros, verifica-se que o polímero ideal para utilização em situações de altas temperaturas é o