Ao circularem socialmente, as cartas formais realizam-se como práticas de linguagem, assumindo configurações, específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circula a carta lida, seu objetivo básico é
Questões relacionadas
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(EXPCEX) Na ânsia pelo "elixir da longa vida", por volta do século I, alquimistas descobriram acidentalmente a Pólvora, referenciada em textos de Alquimia pelos avisos quanto aos cuidados para não se misturarem certos materiais uns com os outros. A pólvora, mais conhecida desde o final do século XIX como pólvora negra, é uma mistura química que queima com rapidez. Foi extensamente utilizada como propelente em canhões e armas de fogo e atualmente ainda é empregada em artefatos pirotécnicos. Nitrato de potássio, enxofre e carvão (carbono) são os constituintes da pólvora negra. Sobre as espécies constituintes da pólvora negra afirma-se que
Dados: Número Atômico: K = 19; N = 7; O = 8; S = 16; C = 6.
I. o nitrato de potássio é classificado como uma base segundo a teoria de Arrhenius;
II. a 25ºC e 1atm a variedade alotrópica mais estável do carbono é a grafite e a do enxofre é a rômbica;
III. a fórmula do nitrato de potássio é KNO2
IV. o enxofre é um metal radioativo que pertence à família 6A (16) da tabela periódica;
V. o átomo de carbono (6C) estabelece 4 ligações químicas e possui a variedade alotrópica diamante, substância natural de alta dureza;
Estão corretas apenas as afirmativas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Observe o cartaz.
A expressão “de camarote” refere-se a um lugar privilegiado para assistir a desfiles de carnaval e provoca, no cartaz, um efeito de
- Física | B. Força Magnética
(UESB)
Considere uma partícula com carga negativa que se desloca em uma região de um campo magnético uniforme, com velocidade, como mostra a figura. Nessas condições, a partícula descreverá uma trajetória
- Língua Portuguesa
Cineclube em SP realiza feira de trocas mensalmente
1No último domingo (7), a associação Cineclube Socioambiental Crisantempo, localizada na Vila Madalena, bairro da zona oeste de São Paulo, realizou uma feira em que os moradores puderam trocar objetos entre si. 2A iniciativa busca incentivar o consumo 3consciente e levar para o espaço o conceito de economia solidária.
4A feira de trocas acontece uma vez por mês, sempre aos domingos. O grupo aconselha levar livros, roupas, CDs, DVDs, aparelhos eletrônicos, brinquedos, objetos de decoração, objetos em geral que estejam em bom estado.
Segundo os organizadores, o objetivo é “promover um espaço de reflexão sobre o consumo, trocar diversos tipos de objetos, saberes e sabores”. Por isso, também podem ser levados alimentos e plantas, além de “serviços e saberes”. Tudo para a troca de ideias e divulgação de utilidades.
O evento funciona da seguinte maneira: 5cada um coloca seus bens num local e utiliza uma etiqueta com seu nome. Após a organização dos espaços pessoais, os participantes circulam para conhecer os espaços dos outros e 6num determinado momento (ao tocar do sino) começam as trocas.
7O espaço também promove o desapego através da doação. Há uma área destinada apenas para doar objetos às instituições que necessitam. Para finalizar, acontece um lanche 8compartilhado com alimentos levados pelos próprios participantes. 9Uma 10experiência colaborativa agradável, que questiona o 11individualismo imposto nas grandes cidades.
Fonte: http://cicIovivo.com.br/noticia/cinecIube-em-sp-realiza-feira-de-trocas-mensaImente/. Acesso em 03/10/2016.
Releia o trecho a seguir, destacado do texto:
“(...) num determinado momento (ao tocar o sino) começam as trocas.” (referência 6)
Em relação ao elemento sublinhado nesse trecho, é possível afirmar que a preposição “a” introduz uma oração adverbial reduzida com valor de:
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
O sistema vascular das plantas apresenta, basicamente, dois componentes: o floema (conduz seiva orgânica) e o xilema (conduz seiva inorgânica). A condução da seiva inorgânica, que algumas vezes precisa percorrer dezenas de metros contrários à força da gravidade, é explicada por uma força de sucção e uma de interação química. À medida que as folhas perdem água por transpiração, suas células absorvem a seiva inorgânica dos vasos xilemáticos, provocando uma pressão de sucção que puxa a coluna líquida no interior dos vasos do xilema. Já o outro fator – as interações químicas existentes entre as moléculas de água – facilita o deslocamento do líquido pelos vasos xilemáticos de maneira que uma molécula “puxa” a outra e assim por diante.
O fenômeno, ocasionado pela interação química entre as moléculas, que facilita o deslocamento da coluna de água no processo de transporte da seiva bruta descrito no texto é o(a)