Um átomo X, de número de massa 63 e número de nêutrons 36, é isótono de um átomo Y, de número de massa 64 e isóbaro de um átomo Z que possui 34 nêutrons. Em relação a esses átomos, é correto afirmar que as configurações de são, respectivamente,
Questões relacionadas
- Física | 2.4 Gravitação Universal
LEIA E RESPONDA:Boa parte das estrelas do Universo formam sistemas binários nos quais duas estrelas giram em torno do centro de massa comum, CM. Considere duas estrelas esféricas de um sistema binário em que cada qual descreve uma órbita circular em torno desse centro. Sobre tal sistema são feitas duas afirmações:
I. O período de revolução é o mesmo para as duas estrelas e depende apenas da distância entre elas, da massa total deste binário e da constante gravitacional.
II. Considere que R1 e R2são os vetores que ligam o CM ao respectivo centro de cada estrela. Num certo intervalo de tempo , o raio vetor R1 varre uma certa área A. Durante este mesmo intervalo de tempo, o raio vetor R2 também varre uma área igual a A.
Diante destas duas proposições, assinale a alternativa correta.
- Física | B. Vetorial
Viagens de avião mudaram muito nos últimos 80 anos
Nas últimas décadas, a viagem de avião se tornou corriqueira na vida das pessoas. O preço caiu, o transporte se popularizou e, com ele, os passageiros começaram a viajar e conhecer lugares mais longínquos e quase impossíveis de se visitar em outros tempos. Aproveitando o momento, um turista resolve sair da cidade de São Paulo e seguir para a cidade de Recife pela rota sugerida, pela companhia aérea A, passando por Manaus, Belém e Fortaleza. Outra companhia B consultada sugere uma rota com voo direto se São Paulo a Recife.
Considerando que as duas aeronaves usadas são semelhantes, o turista avalia que, apesar de os intervalos de tempo de viagem pelas duas rotas diferentes serem
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
Vários materiais, quando queimados, podem levar à formação de dioxinas, um composto do grupo dos organoclorados. Mesmo quando a queima ocorre em incineradores, há liberação de substância derivadas da dioxina no meio ambiente. Tais compostos são produzidos em baixas concentrações, como resíduos da queima de matéria orgânica em presença de produtos que contenham cloro. Como consequência de seu amplo espalhamento no meio ambiente, bem como de suas propriedades estruturais, as dioxinas sofrem magnificação trófica na cadeia alimentar. mais de 90% da exposição humana às dioxinas é atribuida aos alimentos contaminados ingeridos. A estrutura típica de uma dioxina está apresentada a seguir:
A molécula do 2,3,7,8 - TCDD é popularmente conhecida pelo nome 'dioxina', sendo a mais tóxica dos 75 isômeros de compostos clorados de dibenzo-p-dioxina existentes.
FADINI, P.S; FADINI, A. A. B. Lixo: desafios e compromissos. Cadernos Temáticos de
Química Nova na Escola, São Paulo, n.1, maio 2001 (adaptado).Com base no texto e na estrutura apresentada, as propriedades químicas das dioxinas que permitem sua bioacumulação nos organismos estão relacionados ao caráter
- História | 6.14 Guerra Fria
Nós nos recusamos a acreditar que o banco da justiça é falível. Nós nos recusamos a acreditar que há capitais insuficientes de oportunidade nesta nação. Assim nós viemos trocar este cheque, um cheque que nos dará o direito de reclamar as riquezas de liberdade e a segurança da justiça.
KING Jr., M. L. Eu tenho um sonho, 28 ago. 1963. Disponível em: www.palmares.gov.br. Acesso em: 30 nov. 2011 (adaptado).
O cenário vivenciado pela população negra, no sul dos Estados Unidos nos anos 1950, conduziu à mobilização social. Nessa época, surgiram reivindicações que tinham como expoente Martin Luther King e objetivavam
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(FUVEST 2019 1° FASE) Em uma garrafa térmica, são colocados 200 g de água à temperatura de 30 oC e uma pedra de gelo de 50 g, à temperatura de –10 oC. Após o equilíbrio térmico,
Note e adote:
- calor latente de fusão do gelo = 80 cal/g;
- calor específico do gelo = 0,5 cal/g oC;
- calor específico da água = 1,0 cal/g oC.