Uma empresa que presta serviços para excursões de escolas cobra R$ 66,00 por assento ocupado por aluno no ônibus e ainda uma taxa fixa de R$ 450,00, independentemente do local que será visitado.
Qual é a lei que determina o valor y cobrado por essa empresa para levar x alunos a uma excursão?
Questões relacionadas
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Script lido pelo professor:
Listen and color: My eyes are green and my hair is black
- Inglês - Fundamental | 06. Aprendendo Inglês com os Bichinhos
Texto base:
<http://maryglasgowplus.com/start>. Accessed in: February 2014.
Enunciado:
How many lions can you see in the picture? Color them orange.
_______________
- Arte - Fundamental | 03. A Arte Revela Questões Sociais
8. Materiais:
- Xerox das imagens escolhidas pelos alunos conforme item 3 do Desenvolvimento – 20 cópias por aluno
- Tintas guache
- Copinhos de plástico de café para misturar a tinta na água
- Cola e tesoura
- Cartolina branca para montagem da colagem – uma por aluno
- Imagem apresentada no item 1 do Desenvolvimento impressa colorida e ampliada em tamanho A4 montada sobre colorset colorido com margem de 7 cm – para mostrar aos alunos.
Desenvolvimento:
1 - Apresente aos alunos esta obra de Andy Warhol que está no MOMA de Nova York:
WARHOL, Andy. Orange Car Crash Fourteen Times. 1963. Silkscreen ink on synthetic polymer paint on two canvases. 268.9 x 416.9 cm. Disponível em: http://www.moma.org/collection/object.php?object_id=79223. Acesso em: 11 set.2013.
2 - Em 1962, Warhol começou a representar em imagens as histórias trágicas noticiadas nas primeiras páginas de jornal. Ele realiza então a serigrafia da imagem de um acidente de carro fatal catorze vezes. "Eu tentei fazê-las com a mão", disse ele, "mas acho que é mais fácil usar uma tela de silkscreen. Dessa forma, eu não preciso trabalhar os objetos repetidamente." Ao distanciar-se do fazer usando o silk, Warhol não deixa de ser coerente com a difusão desta imagem horripilante através da repetição e da deterioração. Sobre a adição de "uma tela com a mesma cor de fundo na qual estão as imagens impressas", afirmou Warhol, talvez ironicamente, "Os dois são projetados para ficar juntos e, ainda, é desejo do proprietário que seja assim [...] A obra só se tornou maior e, principalmente, este recurso faz com que ela custe mais."
3 - Convide os alunos a escolher uma imagem que lhes chame a atenção para elaborar um trabalho que tenha como objetivo formal a repetição dentro da composição.
4 - Cada um poderá também escolher de que forma pretende configurar a composição: horizontalmente, verticalmente, em forma circular, quadrada e assim por diante. Pondere com eles que, provavelmente, a própria imagem já anuncie em sua forma como se dará esta repetição.
5 - Eles poderão também, através da identidade da imagem, escolher qual seria a cor mais interessante para realizar a cobertura da imagem. Observe como a relação entre o tema escolhido por Warhol e a cor que ele usou é coerente!
6 - Depois que cada um escolher sua imagem, eles deverão xerocar a mesma – 20 cópias será o suficiente para realizar diferentes experimentações e assim iniciar a composição. Talvez não usem todas as cópias, mas poderão experimentar mais!
7 - Aqui, um exemplo:
8 - Realize uma bela exposição dos resultados e anexe aos trabalhos a imagem de Andy Warhol.
Observações:
1 - Sobre Andy Warhol:
http://www.infoescola.com/biografias/andy-warhol/
http://www.designlovrs.com.br/2009/07/o-principe-da-pop-art-andy-warhol-pop-art-2/
- Geografia | 5.3 Urbanização
E a situação sempre mais ou menos, Sempre uns com mais e outros com menos. A cidade não para, a cidade só cresce O de cima sobe e o de baixo desce.
CHICO SCIENCE e Nação Zumbi. In: Da lama ao caos. Rio de Janeiro: Chaos; Sony Music, 1994 (fragmento).
A letra da canção do início dos anos 1990 destaca uma questão presente nos centros urbanos brasileiros que se refere ao(à):
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Três molas idênticas, de massas desprezíveis e comprimentos naturais ℓ, são dispostas verticalmente entre o solo e o teto a 3ℓ de altura. Conforme a figura, entre tais molas são fixadas duas massas pontuais iguais. Na situação inicial de equilíbrio, retira-se a mola inferior (ligada ao solo) resultando no deslocamento da massa superior de uma distância d1 para baixo, e da inferior, de uma distância d2 também para baixo, alcançando-se nova posição de equilíbrio. Assinale a razão d2/d1.