E a situação sempre mais ou menos, Sempre uns com mais e outros com menos. A cidade não para, a cidade só cresce O de cima sobe e o de baixo desce.
CHICO SCIENCE e Nação Zumbi. In: Da lama ao caos. Rio de Janeiro: Chaos; Sony Music, 1994 (fragmento).
A letra da canção do início dos anos 1990 destaca uma questão presente nos centros urbanos brasileiros que se refere ao(à):
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.11 Gêneros Digitais: Blog e Vlog
Texto base: Considere o texto a seguir para responder à questão 11. Exposição traz esfinges, sarcófagos e outros segredos do Egito Joias, esfinges e sarcófagos. Réplicas e peças originais de objetos utilizados no dia a dia, em guerras ou cultuados pela civilização egípcia são algumas das atrações da exposição “Segredos do Egito”, em cartaz no shopping Anália Franco até o dia 3 de novembro. Além disso, ferramentas utilizadas pelos egípcios serão expostas. Apesar de formar uma das primeiras civilizações do mundo, esse povo possuía técnicas avançadas de construção — é só se lembrar das pirâmides — e de navegação. Estátuas de mais de dois metros de altura das divindades Anúbis, Hórus, Amon e Thot fazem parte da mostra e retratam a forte espiritualidade desse povo que era politeísta, ou seja, acreditava em vários deuses. As pinturas em papiro também ganham destaque. Na época, esse material era feito do caule de uma planta típica do Egito, encontrada nas margens do rio Nilo.
Enunciado:
A finalidade principal do texto é
- Física | E. Geradores e Receptores(UNESP) Uma espécie de peixe-elétrico da Amazônia, o Poraquê, de nome científico Electrophorous electricus, pode gerar diferenças de potencial elétrico (ddp) entre suas extremidades, de tal forma que seus choques elétricos matam ou paralisam suas presas. Aproximadamente metade do corpo desse peixe consiste de células que funcionam como eletrocélulas. Um circuito elétrico de corrente contínua, como o esquematizado na figura, simularia o circuito gerador de ddp dessa espécie. Cada eletrocélula consiste em um resistor de resistência R = 7,5 Ω e de uma bateria de fem ε.Sabendo-se que, com uma ddp de 750 V entre as extremidades A e B, o peixe gera uma corrente L = 1,0 A , a fem ε em cada eletrocélula, em volts, é
- História | 2.3 Segundo Reinado
Lei n. 3 353, de 13 de maio de 1888A Princesa Imperial Regente, em nome de Sua Majestade o Imperador, o Senhor D. Pedro II, faz saber a todos os súditos do Império que a Assembleia-Geral decretou e ela sancionou a lei seguinte:
Art. 1º: É declarada extinta desde a data desta lei a escravidão no Brasil.
Art. 2º: Revogam-se as disposições em contrário.
Manda, portanto, a todas as autoridades, a quem o conhecimento e execução da referida lei pertencer, que a cumpram, e façam cumprir e guardar tão inteiramente como nela se contém.
Dada no Palácio do Rio de Janeiro, em 13 de maio de 1888, 67º ano da Independência e do Império.
Princesa Imperial Regente.
Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 6 fev. 2015 (adaptado).
Um dos fatores que levou à promulgação da lei apresentada foi o(a)
- Biologia | 01. Introdução à Biologia
Os vírus são seres microscópicos compostos de RNA ou DNA como material genético e uma cápsula de proteína. Assinale a alternativa que contenha informações corretas a respeito desses seres.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.4 Advérbio
Texto base: Leia um trecho de uma crônica de Luis Fernando Veríssimo cujo título é Tintim, para responder à questão.
Enunciado:
A palavra tintim geralmente é usada em substituição ao advérbio