Considere o gráfico abaixo com a distribuição aproximada da população brasileira por regiões.
Se a população total do Brasil é igual a 202 milhões de pessoas, então a soma dos habitantes das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste é igual a:
Questões relacionadas
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
- Matemática | 16. Raciocínio Lógico
(IFAL) A Lógica estuda a valorização das sentenças e suas relações, e muitas vezes usa a simbologia dos conjuntos para expressar essa linguagem. Por exemplo: sejam o conjunto dos jogadores de futebol e o conjunto dos atletas, denotados por F e A respectivamente. A sentença lógica “TODO JOGADOR DE FUTEBOL É ATLETA” significa que para qualquer elemento X ∈ F, tem-se também que X ∈ A. Representamos simbolicamente por F ⊂ A, ou seja, o conjunto F está contido no conjunto A.
Posto isto, a simbologia F ⊄ A expressa corretamente pela lógica que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.15 Fábula
Texto base:
Enunciado:
Qual dos provérbios a seguir expressa o mesmo ensinamento presente na moral da fábula?
- História | 2.3 Segundo Reinado
Em 1881, a Câmara dos Deputados aprovou uma reforma na lei eleitoral brasileira, a fim de introduzir o voto direto. A grande novidade, porém, ficou por conta da exigência de que os eleitores soubessem ler e escrever. As consequências logo se refletiram nas estatísticas. Em 1872, havia mais de 1 milhão de votantes, já em 1886, pouco mais de 100 mil cidadãos participaram das eleições parlamentares. Houve um corte de quase 90 por cento do eleitorado.
CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006 (adaptado).
Nas últimas décadas do século XIX, o Império do Brasil passou por transformações como as descritas, que representaram a
- História
Não há dúvida de que os republicanos de São Paulo e do Rio de Janeiro representavam preocupações totalmente distintas. Enquanto os republicanos da capital, ou melhor, os que assinaram o Manifesto de 1870, refletiam as preocupações de intelectuais e profissionais liberais urbanos, os paulistas refletiam preocupações de setores cafeicultores de sua província. [...] A principal preocupação dos paulistas não era o governo representativo ou os direitos individuais, mas simplesmente a federação, isto é, a autonomia estadual.(José Murilo de Carvalho. A construção da ordem, 1980.)As diferenças entre os republicanos de São Paulo e do Rio de Janeiro, nas décadas de 1870 e 1880, podem ser explicadas, entre outros fatores,