Leia o texto. A Austrália e a Nova Zelândia foram consideradas recentemente, como referência e modelo de desenvolvimento econômico alternativo para as nações emergentes como Brasil e outros países. Distante das áreas sob influência imediata das grandes potências mundiais, a Austrália e a Nova Zelândia desenvolveram-se de modo sustentável sobre seus territórios de aproximadamente 8 milhões de km², ocupados por quase 23 milhões de habitantes, em 2007
Aponte os fatores que possibilitaram a Austrália e a Nova Zelândia serem referência como modelo de desenvolvimento para países em desenvolvimento.
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 05. Expressões Algébricas I
Um reservatório já está com 200 litros de água. Se for aberta uma torneira que despeja 25 litros de água por minuto, resolva cada item a seguir:
a) Escreva uma expressão algébrica que represente o número de litros de água (L) no reservatório após (t) minutos com a torneira aberta.
b) Calcule a quantidade de água no reservatório após 12 minutos com a torneira aberta.
- Língua Espanhola | 2.04 Formação do Plural e Acentuação
La pequeña políglota de cuatro años
Bella Devyatkina, de cuatro años, deslumbró
a la audiencia del programa Удивительные
люди, es decir, Gente increíble, la versión
rusa de Tú sí que vales. La niña tenía que
superar siete conversaciones con siete
personas en siete idiomas distintos: ruso,
inglés, francés, español, alemán, árabe y
chino. La pequeña políglota, que no dejaba
de estirar los brazos y dar saltos, respondió a
las preguntas en cada una de las lenguas con
una pronunciación perfecta. En una entrevista
al periódico ruso Metro, los padres han
explicado que desde que nació le enseñaron a
hablar inglés y ruso, los dos idiomas que
realmente domina. Mientras crecía, ha tenido
diferentes profesores nativos que le han
enseñado los otros cinco idiomas, con los que
puede tener conversaciones básicas, como las
que mantuvo en el programa. Además, los
padres le programan otro tipo de actividades
además de las clases de idiomas, por
ejemplo, patinaje artístico en alemán o teatro
en francés y español. También han
manifestado que de momento no pretenden
enseñarle un octavo idioma a esta pequeña
políglota.
Periódico “El País”/España 20/10/2016
El término “políglota” (línea 08), según las divergencias léxicas, es un heterotónico. Apunta la palabra abajo con idéntica divergencia.
- Matemática - Fundamental | 11. Áreas e Volumes
Em um sítio, a área de 15 000 m 2 foi distribuída da seguinte maneira:
30% dessa área é ocupada pelo pomar;
15% pela horta;
25% da área é destinada ao gramado.
Para tratar do gramado, o jardineiro prepara uma mistura de areia especial, usando a seguinte receita que lhe foi sugerida por um agrônomo:
Seguindo ainda as recomendações do agrônomo, é preciso espalhar 100 g da mistura em cada metro quadrado. Calcule quantos quilogramas de cada substância da receita serão utilizados para tratar esse gramado.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia o texto a seguir.
A MÁQUINA MALUCA
Na nossa rua tinha um cientista, o professor Batista.
Vocês sabem o que é um cientista? Pois é uma pessoa que sabe muitas coisas. E as que não sabe, inventa.
O nosso cientista, professor Batista, sabia mil coisas. E as que ele não sabia, inventava. Pois o professor Batista, além de cientista, era inventor.
O professor Batista tinha um sobrinho, o Maneco. O Maneco adorava visitar o laboratório do tio.
Vocês sabem o que é um laboratório? Pois um laboratório é onde o cientista inventa suas invenções.
Maneco adorava espiar o laboratório do professor Batista. E era muito amigo do Waldisney, o assistente do cientista.
Naquele dia, quando o Maneco chegou ao laboratório, quem abriu a porta foi o Waldisney:
- Ih, Maneco, o professor hoje está muito ocupado. Ele está trabalhando num projeto muito importante.
- Puxa, Waldisney, será que eu posso dar uma espiada?
- Pode, sim, Maneco, mas não faça barulho. Não atrapalhe o seu tio.
O professor estava montando uma máquina enorme.
- Bom dia, titio. Pra que serve esta máquina enorme
- Esta é a máquina Faz-tudo, Maneco. Mas fique quietinho. O titio está trabalhando.
- Mas faz tudo mesmo?
- Faz, sim. Vou vender para o governo. Quando esta aparelhagem começar a funcionar, ninguém mais vai precisar trabalhar.
Vieram os homens do governo ver a máquina. O professor ligou a trapizonga. Que maravilha! A máquina fazia tudo mesmo!
Acendia e apagava as luzes da rua, fazia os ônibus andarem pra baixo e pra cima. Fazia pão e engarrafava o leite. Fazia os aviões subirem e descerem, controlava a água das casas e os elevadores dos prédios.
Os homens do governo adoraram:
- Vai ser uma nova Era para a humanidade, ninguém mais vai precisar trabalhar.
- Viva o professor Batista, o maior cientista!
E a máquina começou a trabalhar e todo o mundo começou a vadiar.
Os cinemas ficaram cheios e os parques de diversão também.
Mas a máquina começou a ficar exigente. Com sua voz rouca de máquina, ela dizia:
- Eu quero que me tragam 20.000 latas de goiabada.
(...)
- Eu quero 1.000 litros de perfume francês...
(...)
- Eu quero uma fantasia de carnaval...
(...)
Tantas coisas foi pedindo a máquina que a cidade inteira trabalhava para ela.
Filas de caminhões alinhavam-se em frente ao laboratório do professor, descarregando as coisas que a máquina pedia.
E, quando não atendiam logo, a máquina ficava furiosa e fazia uma porção de maluquices. Cortava a água das casas, atrapalhava o trânsito, parava de fazer pão. E todo mundo tinha que correr para atender às vontades, cada vez mais complicadas da máquina.
(...)
(Fonte: ROCHA, Ruth. A máquina maluca. São Paulo, Moderna, 2010.)
No texto, a autora cria uma explicação para algumas palavras, como se faz em um dicionário.
a) COPIE do texto as explicações da autora para as seguintes palavras:
* cientista
* laboratório
b) Agora, crie você explicações para as seguintes palavras, de acordo com o sentido que elas apresentam no texto:
* máquina
* assistente
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
¿Cuál es el nombre de la persona que hace las tareas de casa?