De acordo com a figura abaixo, a partícula A, ao ser abandonada de uma altura H, desce a rampa sem atritos ou resistência do ar até sofrer uma colisão, perfeitamente elástica, com a partícula B que possui o dobro da massa de A e que se encontra inicialmente em repouso. Após essa colisão, B entra em movimento e A retorna, subindo a rampa e atingindo uma altura igual a
Questões relacionadas
- Física | B. Força Magnética
(UNIFACS)
A figura representa o diagrama do esquema de um cíclotron. Esse dispositivo acelera elétrons até que eles adquiram energia suficiente para incidirem em um alvo, que produz “raios X, com energia bem mais alta do que os raios gama do césio 137 e do cobalto 60, utilizado na terapia de tumores de órgãos como pulmão, bexiga, útero”.
(NA PONTA…2013).
Sabendo-se que nas regiões designadas por dee existem campos magnéticos uniformes idênticos, na interface desses campos, existe uma região de um campo elétrico uniforme, com sentido que alterna, periodicamente, e admitindo-se que a fonte de íons negativos esteja situada no centro do semicírculo inferior da figura de onde os íons são lançados verticalmente, é correto afirmar:
- História | 3.4 Ditadura Militar
(FUVEST 2019 1° FASE) Examine a tabela.
Porcentagem da variação do desempenho econômico do Brasil
Anos
Produto Interno Bruto
(PIB)
Indústria
Agricultura
1971
12,0
12,0
11,3
1972
11,1
13,0
4,1
1973
13,6
16,3
3,6
1974
9,7
9,2
8,2
1975
5,4
5,9
4,8
1976
9,7
12,4
2,9
1977
5,7
3,9
11,8
1978
5,0
7,2
‐2,6
1979
6,4
6,4
5,0
1980
7,2
7,9
6,3
1981
‐1,6
‐5,5
6,4
1982
0,9
0,6
‐2,5
1983
‐3,2
‐6,8
2,2
1984
4,5
6,0
3,2
FISHLOW, A., Uma história de dois presidentes: a economia política da gestão da crise. STEPHAN, A. (org), Democratizando o Brasil.
Rio de Janeiro: Paz e Terra: 1988, p. 144
Os dados da tabela referem‐se a anos transcorridos durante a Ditadura Militar no Brasil. O desempenho econômico nesse período entrelaçou‐se ao panorama político do país. Nesse sentido, é correto afirmar:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o texto e responda as questões referentes a ele. Machu Picchu, a cidade em ruínas dos Incas As ruínas de Machu Picchu são hoje Patrimônio Mundial da UNESCO Quem quer que tenha construído o local, planejou muito bem cada detalhe. De um lado ficavam as casas dos nobres, junto com os palácios e templos. As casas dos sábios, escribas e artesão eram localizadas ao redor da praça principal. Os camponeses viviam um pouco mais abaixo, entre estábulos de animais e armazéns. A cidade está dividida em duas grandes zonas: a zona agrícola, formada por conjuntos de terraços de cultivo, que se encontra ao sul; e a zona urbana, onde viveram seus ocupantes e onde aconteciam as principais atividades civis e religiosas. As pedras usadas na construção foram extraídas do próprio lugar. Para o povo quíchua, a grande altitude os aproximava do céu e a cidade era utilizada para diversos rituais sagrados e também com um reduto para estudos. Machu Picchu, na língua quíchua, significa “velha montanha”. O Templo do Sol, em formato arredondado, é uma das provas da engenhosidade da arquitetura do Império Inca, confira abaixo: Os europeus não chegaram a conhecer Machu Picchu, mas a cidade não permaneceu “esquecida” ou, como foi apelidada, “perdida”. A população peruana conhecia o local e foram os moradores de lá que mostraram o caminho das ruínas ao explorador norte-americano Hiram Bingham, professor da Universidade de Yale. Ele foi o responsável por “redescobrir” Machu Picchu aos olhos do mundo, em 24 de julho de 1911. Sua viagem rendeu um livro, intitulado “The lost city of the Incas” (A cidade perdida dos Incas). Disponível em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/curiosidades-historicas/2014/07/25/curiosidades-sobre-machu-picchu-a-cidade-em-ruinas-dos-incas/>. Acesso em: 23 out 2014
Enunciado:
A) Retire do texto o trecho que comprove a desigualdade social entre os incas.
B) Quais eram as funções da cidade de Machu Picchu, para os incas do período pré-colombiano?
C) Por que a cidade de Machu Picchu ficou conhecida como cidade perdida?
D) Descreva a divisão da cidade em termos de ocupação.
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A marcha galopante das tecnologias teve por primeiro resultado multiplicar em enormes proporções tanto a massa das notícias que circulam quanto as ocasiões de sermos solicitados por elas. Os profissionais têm tendência a considerar esta inflação como automaticamente favorável ao público, pois dela tiram proveito e tornam-se obcecados pela imagem liberal do grande mercado em que cada um, dotado de luzes por definição iguais, pode fazer sua escolha em toda liberdade. Isso jamais foi realizado e tende a nunca ser. Na verdade, os leitores, ouvintes, telespectadores, mesmo se se abandonam a sua bulimia*, não são realmente nutridos por esta indigesta sopa de informações e sua busca finaliza em frustração. Cada vez mais frequentemente, até, eles ressentem esse bombardeio de riquezas falsas como agressivo e se refugiam na resistência a toda ou qualquer informação.
O verdadeiro problema das sociedades pós-industriais não é a penúria**, mas a abundância. As sociedades modernas têm a sua disposição muito mais do que necessitam em objetos, informações e contatos. Ou, mais exatamente, disso resulta uma desarmonia entre uma oferta, não excessiva, mas incoerente, e uma demanda que, confusamente, exige uma escolha muito mais rápida a absorver. Por isso os órgãos de informação devem escolher, uma vez que o homem contemporâneo apressado, estressado, desorientado busca uma linha diretriz, uma classificação mais clara, um condensado do que é realmente importante.
(*) fome excessiva, desejo descontrolado.
(**) miséria, pobreza.
VOYENNE, B. Informação hoje. Lisboa: Armand Colin, 1975 (adaptado).
Com o uso das novas tecnologias, os domínios midiáticos obtiveram um avanço maior e uma presença mais atuante junto ao público, marcada ora pela quase simultaneidade das informações, ora pelo uso abundante de imagens. A relação entre as necessidades da sociedade moderna e a oferta de informação, segundo o texto, é desarmônica, porque:
- Geografia - Fundamental | 3.01 Crescimento Populacional
O gráfico a seguir mostra informações referentes à evolução da população urbana e rural no mundo nos últimos anos, com projeções para as próximas décadas. Observe-o:
Embora a maior parte da população mundial atualmente viva nas cidades, é importante destacar que esse é um fenômeno recente. Com relação a esse assunto, pode-se afirmar que a maior parte da população urbana mundial vive em países: