Além dos documentos escritos, é possível estudar o passado partindo de relatos orais, ou seja, de histórias contadas pelos mais velhos nas tribos indígenas e africanas, aos mais novos, de geração em geração.
Essa prática era comum entre os povos do passado que não conheciam a escrita.
Conforme o texto lido que povos eram esses?
Questões relacionadas
- História | 6.12 Nazifascismo
(IFCE) O século passado ficou conhecido como o “Breve século XX”. A afirmação é do historiador Eric Hobsbawm (1917-2012), um dos maiores estudiosos desse momento histórico. Durante o período entre guerras, o mundo conheceu os horrores dos regimes totalitários que dominaram a Europa e influenciaram outros governos mundo afora. Dentre as características que marcaram os regimes fascistas, destaca(m)-se
I. Presença do nacionalismo
II. Culto à personalidade dos líderes
III. Estado autoritário
É(são) verdadeiro(s):
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base:
Os maias possuíam dois calendários, sendo um relacionado a vida religiosa e outro que seguia os eventos da agricultura. Chamado pelos maias de Tzolkim, o calendário religioso possuía um ano composto por 260 dias, dividido em 13 meses (cada mês tinha 20 dias). Esse calendário era orientado pela Lua. Repleto de previsões astrológicas, este calendário estava ligado ao período de gestação dos seres humanos. Os maias acreditavam que este calendário tinha o poder de orientar e reger a vida pessoal (amor, família, trabalho, saúde, etc.) dos indivíduos. Os maias chamavam calendário agrícola de Haab. Possuía 365 dias de acordo com o ano solar. Era dividido em 18 meses de 20 dias, além de 5 dias destinados a festas. Estava ligado aos eventos agrícolas (plantio e colheita) realizados pelos maias. Estes dois calendários não funcionavam separadamente. A cada 52 anos solares, os dois calendários se sincronizavam matematicamente pelo planeta Vênus. A cada 3.172 anos solares ocorria o encontro do início destes dois calendários. Para os maias, este período simbolizava o recomeço de uma nova Era.
Disponível em: http://www.suapesquisa.com/pesquisa/calendario_maia.htm Acesso em: 19 de nov. 2016.
Enunciado:
a)Identifique os dois calendários maias e aponte as diferenças entre eles.
b)Por que pode-se afirmar que esses dois calendários funcionavam de forma sincronizada.
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Listen to your teacher and cross (X) the tray of food.
Script a ser lido pelo professor: I want some orange juice, some French fries and a hamburger please.
- Matemática | 1.01 Quatro Operações Fundamentais e Expressões Numéricas
Conversando com os veteranos do curso, um aluno do início do primeiro ano de uma universidade percebeu que precisaria comprar, em média, 2 livros por mês letivo antes do início do quinto ano da faculdade, caso tenha interesse em possuir as obras principais do curso em sua biblioteca pessoal. Considere que, no curso, são concedidos 4 meses de férias por ano, sendo, portanto, 8 meses letivos ao ano.
A quantidade de livros didáticos referentes aos assuntos da graduação que esse aluno terá comprado ao iniciar o quinto ano de faculdade será
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(UPE) O químico norte-americano Charles David Keeling (1928-2005) dedicou sua vida profissional à medição dos níveis de gás carbônico no ambiente, iniciada em 1954, ajudando a implantar, anos depois, um sistema de monitoramento da concentração desse gás em todo o planeta. A representação gráfica desses resultados é conhecida como curva de Keeling, em homenagem ao trabalho perseverante do cientista.
Fonte: LOPES, Sônia; ROSSO, Sérgio. Conecte Bio 1. Editora Saraiva. Adapatado
Sabe-se hoje que o CO2 é um dos principais gases do Efeito Estufa e um dos responsáveis pelas Mudanças Climáticas. Considerando essa premissa e com base no texto e no gráfico, é CORRETO afirmar que o aumento detectado pelo cientista é oriundo, principalmente, de