(IFCE) O século passado ficou conhecido como o “Breve século XX”. A afirmação é do historiador Eric Hobsbawm (1917-2012), um dos maiores estudiosos desse momento histórico. Durante o período entre guerras, o mundo conheceu os horrores dos regimes totalitários que dominaram a Europa e influenciaram outros governos mundo afora. Dentre as características que marcaram os regimes fascistas, destaca(m)-se
I. Presença do nacionalismo
II. Culto à personalidade dos líderes
III. Estado autoritário
É(são) verdadeiro(s):
Questões relacionadas
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(BAHIANA) Considerando-se que a Tabela Periódica é um instrumento utilizado para prever algumas propriedades dos elementos químicos que constituem todas as substâncias químicas existentes no mundo, é correto afirmar:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia os textos a seguir sobre as três matrizes religiosas do ocidente e em seguida responda a questão.
Texto 1
Ao contrário do que se pensa, os povos judeus e árabes conviveram em paz durante séculos. Na Torá e no Alcorão está escrito que judeus e árabes descendem do mesmo patriarca, que teria nascido na antiga Ur, na Mesopotâmia. Portanto, são “primos”. Na Espanha muçulmana, havia laços de amizade e de comércio. Por exemplo, o rabino, médico e filósofo judeu Moshe bem Maimon ( Maimônides, 1135-1204) escreve suas obras notáveis em árabe e era amigo de filósofos muçulmanos. Chegou a ser médico do vizir do Egito muçulmano e foi enterrado em Jerusalém, em solo sagrado judaico. Sua vida é monumento à tolerância e entendimento entre todos os homens.
SCHMIDT, Mario Furley. Nova História crítica: ensino médio. 1ª Ed. São Paulo, Nova Geração,
2005. p.68
Texto 2
Há várias distinções substanciais e vitais entre o judaísmo e o cristianismo. Claro, também há muitas semelhanças, basicamente porque o cristianismo surgiu do judaísmo. Todavia, o cristianismo seguiu um outro caminho desde o início, pois suas lideranças romperam com o judaísmo e formaram uma nova religião. Portanto, é um grande equívoco acreditar que ambas as religiões têm a mesma essência, ou ver o cristianismo como uma continuação natural do judaísmo. Nada é mais distante da verdade.
http://www.conversaojudaica.org/diferencas.php. Acesso em 25/06/2011
Texto 3
O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de tudo. Para os judeus, Deus fez um acordo com os hebreus, fazendo com que eles se tornassem o povo escolhido e prometendo-lhes a terra prometida. Atualmente a fé judaica é praticada em várias regiões do mundo, porém é no estado de Israel que se concentra um grande número de praticantes. A Bíblia é a referência para entendermos a história deste povo. De acordo com as escrituras sagradas, por volta de 1800 a.C, Abraão recebeu um sinal de Deus para abandonar o politeísmo e para viver em Canaã (atual Palestina). Isaque, filho de Abraão, tem um filho chamado Jacó. Este luta, num certo dia, com um anjo de Deus e tem seu nome mudado para Israel. Os doze filhos de Jacó dão origem às doze tribos que formavam o povo judeu. Por volta de 1700 AC, o povo judeu migra para o Egito, porém são escravizados pelos faraós por aproximadamente 400 anos. A libertação do povo judeu ocorre por volta de 1300 AC. A fuga do Egito foi comandada por Moisés, que recebe as tábuas dos Dez Mandamentos no monte Sinai. Durante 40 anos ficam peregrinando pelo deserto, até receberem um sinal de Deus para voltarem para a terra prometida, Canaã.
http://www.suapesquisa.com/judaismo/. Acesso em 25/06/2011
A partir das informações dos textos, indique um ponto em comum entre as três religiões.
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
(UESC) As paredes dos capilares são constituídas por uma camada única de finas células endoteliais.
Envolvendo as células endoteliais, há uma lâmina basal muito permeável. Assim, os capilares são vazantes. Eles são permeáveis a água, a alguns íons e a algumas pequenas moléculas. A interação de duas forças opostas — pressão sanguínea contra potencial osmótico — determina o fluxo líquido entre o plasma e o fluido intersticial.
(PURVES; ORIANS; HELLER, 2006, p. 876)
Esse diagrama demonstra a variação na pressão (mmHg) dessas forças, desde a extremidade arterial até a extremidade venosa.
A análise desse diagrama, juntamente com o conhecimento atual a respeito da fisiologia do sistema cardiovascular, permite afirmar:
I. A pressão sanguínea é mais elevada na extremidade arterial do leito capilar e decresce gradativamente à medida que o sangue flui para a extremidade venosa.
II. O potencial osmótico passa a atrair todo o fluido de volta para o capilar, à medida que essa força se torna equivalente, em valores, à pressão sanguínea na extremidade arterial.
III. Durante a troca de fluidos entre os vasos sanguíneos e os espaços intercelulares, nutrientes e O2 serão trocados pelos resíduos produzidos pelo metabolismo celular.
IV. O balanço entre a pressão sanguínea e o potencial osmótico pode ser alterado se a pressão sanguínea nas arteríolas ou a permeabilidade das paredes dos capilares se modificarem, como, por exemplo, no que ocorre durante a liberação da histamina por glóbulos brancos em um processo inflamatório.
Dessas afirmativas, estão corretas as indicadas em:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.09 Aposto e Vocativo
Leia o fragmento a seguir.
“D. José, nobre espanhol e benfeitor da cidade.” O termo sublinhado classifica-se, sintaticamente, como um aposto explicativo , pois
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
Dentre as doenças de veiculação hídrica, a cólera é uma enfermidade de origem bacteriana, que pode ser contraída pela ingestão água e alimentos contaminados, podendo provocar forte diarreia, com fezes líquidas e esbranquiçadas.
É(são) forma(s) de prevenção desta doença