Enunciado:
Paula e Caio organizaram os números de 1 a 9 em sequências diferentes. Observe e, depois, responda às questões.
a) Qual desses números é o maior? 4 ou 9? _____________
b) Qual desses números é o menor? 8 ou 3? ____________
c) Quem organizou os números do menor para o maior? ___________________________
d) Quem organizou os números do maior para o menor? ___________________________
Questões relacionadas
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Uma equação desenvolvida pelo cientista francês Paul-Émile Clapeyron relaciona as três variáveis de estado (pressão, volume e temperatura) com a quantidade de partículas (número de mols) que compõe um gás ideal. A relação, que ficou conhecida como Equação de Clapeyron, ou equação de um gás ideal, é expressa por:
p . V = n . R . T
Nessa expressão, p é a pressão, V é o volume, n é o número de mols, R é a constante universal dos gases perfeitos, e T é a temperatura. Em termos matemáticos, R representa a constante de proporcionalidade entre as grandezas.
FERREIRA, N. A. A Equação de Clapeyron. Brasil Escola.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br. Acesso em: 25 mar. 2020 (adaptado).
Assumindo a temperatura e o número de mols como constantes, de acordo com a equação de Clapeyron, dos gráficos a seguir qual é o que melhor representa a variação da pressão (p) em função do volume (V) de um gás ideal?
- Literatura(UNIFESP) Leia o soneto de Cláudio Manuel da Costa para responder à questão.
Onde estou? Este sítio desconheço:
Quem fez tão diferente aquele prado?
Tudo outra natureza tem tomado;
E em contemplá-lo tímido esmoreço.
Uma fonte aqui houve; eu não me esqueço
De estar a ela um dia reclinado;
Ali em vale um monte está mudado:
Quanto pode dos anos o progresso!
Árvores aqui vi tão florescentes,
Que faziam perpétua a primavera:
Nem troncos vejo agora decadentes.
Eu me engano: a região esta não era;
Mas que venho a estranhar, se estão presentes
Meus males, com que tudo degenera!
(Obras. 1996)
No soneto, o eu lírico expressa-se de forma
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
(IFSP) Esse texto do século XVI reflete um momento de expansão portuguesa por vias marítimas, o que demandava a apropriação de alguns gêneros discursivos, dentre os quais a carta. Um exemplo dessa produção é a Carta de Caminha a D. Manuel. Considere a seguinte parte dessa carta:
Nela [na terra] até agora não pudemos saber que haja ouro nem prata... porém a terra em si é de muito bons ares assim frios e temperados como os de Entre-Doiro-e-Minho. Águas são muitas e infindas. E em tal maneira é graciosa que querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo por bem das águas que tem, porém o melhor fruto que nela se pode fazer me parece que será salvar esta gente e esta deve ser a principal semente que vossa alteza em ela deve lançar.
O verbo sob destaque no trecho – ...até agora não pudemos saber que haja ouro nem prata... – sinaliza a seguinte intenção do escrevente:
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Observe as informações da tabela.. Bolachas e biscoitos. Disponível em http://boaforma.uol.com.br/tabela-calorias/bolachas-e-biscoitos.htm. Acesso em: 12 maio 2015. Fragmento
Enunciado:
Qual é o peso, em gramas (g), de uma unidade de cada tipo de biscoito?
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UEFS) A intensidade da força resultante,FR , que atua em um corpo com massa de 4,0kg varia conforme o gráfico da figura.
Sabendo-se que a força resultante é aplicada na direção do deslocamento do corpo, que passou na posição x = 0 com velocidade de 5,0 m/s, a energia cinética do corpo na posição x=10,0 m, no SI, é igual a