Releia os versos.
"Passa tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
O tempo passa enquanto vamos fazendo nossas atividades. Há pessoas que têm vida ativa noturna, isto é, trabalham à noite e dormem durante o dia. A maioria das pessoas tem vida ativa diurna, isto é, trabalham durante o dia e dormem durante a noite.
Represente por desenho o que se pede nos quadros.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia o texto abaixo para responder à questão. Porque a zebra é toda listrada Os mais velhos contam que tudo aconteceu quando a zebra e o burro eram companheiros e tinham pelagem da mesma cor. [...] Um dia, os bichos reuniram-se e decidiram que estava na hora de eles escolherem um chefe. Mas isso causou uma confusão danada, pois cada um tinha uma opinião diferente para dar. Houve tantas propostas que as discussões acabaram rolando durante dias e noites sem parar: — Tem de ser o mais pesado — bramiu o elefante, exibindo o corpanzil. — O melhor caçador — exigiu o leão, sacudindo a juba. — O mais veloz — argumentou o leopardo, que parecia ter asas nas patas. Então, a lebre teve uma ideia genial: — Eu proponho que todos os que tenham chifres escolham o seu líder. Os que tenham o corpo coberto de pelos, escamas ou penas também. No final realizaremos uma festa para escolher o rei da floresta. A zebra e o burro achavam que podiam ganhar a disputa. Os dois combinaram que iriam ajudar-se um ao outro para ficarem o mais bonito possível. [...] O burro, imediatamente, começou a trabalhar. Ele pintou a zebra com listras brancas e negras, bem devagar e com cuidado, até a ponta dos cascos. Foi tão cuidadoso que só conseguiu terminar a tarefa pouco antes de o concurso começar. Assim que se viu pintada, a zebra correu para se juntar aos outros animais, esquecendo de ajudar seu irmão. O burro tentou pintar-se sozinho, mas acabou borrando-se todo. É por isso que hoje em dia ele tem essa cor sem graça, toda amarelada. A zebra não ganhou o concurso, pois o vencedor foi o leão, mas passou a ser admirada pela beleza de suas cores. O burro, magoado, deixou a floresta e foi trabalhar num vilarejo. BARBOSA, Rogério Andrade. Histórias Africanas para contar e recontar.
São Paulo: Editora do Brasil, 2001.(Adaptado.)
De acordo com a história, o burro não mora mais na floresta porque
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
OBSERVE A IMAGEM.
A QUE REGIÕES PLANAS ESSAS BANDEIRINHAS SE ASSEMELHAM? PINTE AS RESPOSTAS CORRETAS.
QUADRADO PENTÁGONO TRIÂNGULO
RELACIONE AS IMAGENS DE OBJETOS ÀS REGIÕES PLANAS CORRESPONDENTES.
2º ANO - 07. GRANDEZAS E MEDIDAS
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
“Slam” é voz de identidade e resistência dos poetas contemporâneos
A poesia falada e apresentada para
grandes plateias não é um fato novo,
porém, a grande diferença é que hoje a
poesia falada se apresenta para o povo e
[150] não para uma elite — estamos falando da
poesia slam. Essa palavra surgiu em
Chicago, em 1984, e hoje a poetry slam,
como é chamada, é uma competição de
poesia falada que traz questões da
[155] atualidade para debate. slam é uma
expressão inglesa cujo significado se
assemelha ao som de uma “batida” de porta
ou janela, “algo próximo do nosso ‘pá!’ em
língua portuguesa”, explica Cynthia Agra de
[160]Brito Neves, em artigo recém-publicado na
revista Linha D’Água. Nas apresentações de
slam o poeta é performático e só conta com
o recurso de sua voz e de seu corpo.
A poetry slam, também chamada
[165] “batalha das letras”, tornou-se, além de um
acontecimento poético, um movimento
social, cultural e artístico no mundo todo,
um novo fenômeno de poesia oral em que
poetas da periferia abordam criticamente
[170] temas como racismo, violência, drogas,
entre outros, despertando a plateia para a
reflexão, tomada de consciência e atitude
política em relação a esses temas. Os
campeonatos de poesias passam por etapas
[175] ao longo do ano, de fevereiro a novembro,
são compostos de três rodadas e o
vencedor, escolhido por cinco jurados da
plateia, é premiado com livros e participa
do Campeonato Brasileiro de Slam (Slam
[180] Br). O poeta vencedor dessa etapa
competirá na Copa do Mundo de Slam,
realizada todo ano em dezembro, na
França.
Os campeonatos de slam no Brasil
[185] foram introduzidos por Roberta Estrela
D’Alva, a slammer (poetisa) brasileira mais
conhecida pela mídia e que conquistou o
terceiro lugar na Copa do Mundo de Poesia
Slam 2011, em Paris. Outra presença
[190] expressiva no assunto é Emerson Alcalde,
fundador do Slam da Guilhermina,
entrevistado pela autora em maio deste ano
na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências
Humanas (FFLCH) da USP. Segundo ele,
[195] “promover a poesia oral, falar poesias, ler,
escrever, promover batalhas de
performances poéticas, é transformar os
slams em linguagem” e, pensando nisso,
levou o slam às escolas, pois “poesia é
[200] educação”.
(...) O slam é um grito, atitude de
“reexistência”, termo criado com a fusão
das palavras existência e resistência, de
acordo com a professora Ana L. S. Souza. O
[205] artigo ressalta também a importância de se
levar os slams para as escolas, na medida
em que forma alunos leitores e escritores
conscientes, dispostos a reivindicarem
mudanças educacionais e sociais.
[210] É fundamental o papel da escola na
disseminação dos “slams”, pois por meio
deles os alunos expressam “seus modos de
existir” e suas reivindicações por “uma
cultura jovem, popular, negra e pobre, de
[215] moradores da periferia, bem diferentes do
gosto canônico, branco e de classe média”.
Ao recriarem a cultura oficialmente escolar
letrada, esses alunos se tornam “agentes de
letramentos de reexistência”, e os slams,
[220] dessa maneira, são seus porta-vozes, pelos
quais demonstram sua revolta, sua
identidade e resistência. A autora finaliza
afirmando que “é preciso resistir para
existir. Poesia é reexistência”, enfatizando o
[225] desafio com que se deparam as escolas
diante dessa nova poesia contemporânea.
Adaptado de NEVES, Cynthia Agra de Brito. “Slam” é voz de identidade e resistência dos poetas contemporâneos. Disponível em https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-humanas/slam-evoz-de-identidade-e-resistencia-dos-poetascontemporaneos/ Acesso em 14 de setembro de 2021.
Dizer que “O slam é um grito, atitude de ‘reexistência’” (linhas 201-202) significa que o slam
I. traz um legado de autoafirmação e entendimento da identidade de jovens da periferia, ao colocar em pauta discussões sobre gênero e racismo.
II. demonstra a presença de jovens em espaços de fala e a transformação social causada pela articulação dos jovens nos territórios da periferia.
III. trabalha a linguagem formal e o uso correto da linguagem que deve ser utilizada pelos jovens.
Estão corretas as complementações contidas em
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
Uma empresa produz mochilas escolares sob encomenda. Essa empresa tem um custo total de produção, composto por um custo fixo, que não depende do número de mochilas, mais um custo variável, que é proporcional ao número de mochilas produzidas. O custo total cresce de forma linear, e a tabela apresenta esse custo para três quantidades de mochilas produzidas.
O custo total, em real, para a produção de 80 mochilas será:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
A REVOLUÇÃO RUSSA
19. Texto base: Leia o texto a seguir. No final de 1916, a economia russa atravessa uma grave crise; a indústria e a agricultura atravessam um sério marasmo: os transportes encontram-se desorganizados, os cofres do Estado, vazios. No exército, faltam armas. ELLEISTEIN, Jean. A revolução das revoluções. Lisboa: Prelo, 1975, p.77.
Enunciado:
O texto descreve a situação da Rússia às vésperas da Revolução de 1917.
Relacione essa situação ao processo revolucionário russo.