Paula está ensinando sua filha a formar números com três algarismos significativos e distintos e a distinguir um número par de um ímpar. Para isso, organizou 10 cartelas, registrando nelas os algarismos de 0 a 9. Iniciou com cartelas com os algarismos 1, 2 e 3. Se escolher a ordem das cartelas ao acaso, a probabilidade de que ela forme um número par com esses três algarismos é:
Questões relacionadas
- Física | 3.4 Transmissão de Calor
(FUVEST 2020 1º FASE) Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), foram registradas temperaturas reduzidas no mês de junho de 2016, tal como na madrugada do dia 13, em que se alcançou a mínima de 3,5 °C na estação meteorológica da Serra da Cantareira, na cidade de São Paulo. Além disso, de acordo como Instituto, também ocorreram precipitações acima da média, com mais de 200 mm no total daquele mês.
Disponível em https://www.meteo.psu.edu/. Adaptado.
Associando a representação esquemática aos eventos descritos, analise as seguintes afirmações:
I. O ar mais frio e denso eleva o ar mais quente, podendo originar nuvens com potencial para tempestades e precipitações.
II. Instabilidades atmosféricas podem ser geradas em razão de o ar quente ser elevado rapidamente pelo sistema frontal.
III. O encontro de massas de ar estabiliza as condições atmosféricas com o avanço e dissipação da massa de ar tropical.
É correto apenas o que se afirma em
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Marque a afirmativa verdadeira sobre o trabalho infantil.
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
[Leonardo da Vinci] viu que “a água corrente detém em si um número infinito de movimentos”. Um “número infinito”? Para Leonardo, não se trata apenas de uma figura de linguagem. Ao falar da variedade infinita da natureza e sobretudo de fenômenos como as correntes de água, ele estava fazendo uma distinção baseada na preferência por sistemas analógicos sobre os digitais. Em um sistema analógico, há gradações infinitas, o que se aplica à maioria das coisas que fascinavam Leonardo: sombras de sfumato, cores, movimento, ondas, a passagem do tempo, a dinâmica dos fluidos.
ISAACSON, W. Leonardo da Vinci. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017.
A explicação do texto sobre Leonardo da Vinci evidencia que
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Nasa acha metano em Marte e gera entusiasmo
Na Terra, micróbios produzem o gás, o que leva à inevitável questão:
eles estão por lá também?
A descoberta de misteriosas emissões de metano em Marte, feita pelo jipe americano Curiosity, pode dar novo foco às próximas sondas enviadas ao planeta vermelho. É preciso agora identificar a origem desse gás.
Na Terra, a maior parte das emissões de metano é produzida por atividade biológica. Micróbios que processam gás carbônico e emitem o gás são comuns por aqui.
A história em Marte, contudo, pode ser outra. Uma das possibilidades é que o metano seja produzido por processos geológicos, como a reação do mineral olivina com água no subsolo.
A detecção aconteceu cerca de um ano e meio depois do pouso do Curiosity na cratera Gale, no planeta vermelho. As medições iniciais surpreenderam, pois produziram uma concentração de metano muito menor do que a estimada por observações orbitais.
Contudo, durante cerca de 60 dias, entre o fim de 2013 e o começo de 2014, o jipe viu um aumento de cerca de dez vezes na concentração do gás. Os cientistas foram capazes de descartar a hipótese de que a emissão se dá pela reação de compostos orgânicos trazidos por meteoritos e poeira cósmica com a radiação ultravioleta do Sol.
Em vez disso, ficou claro que alguma coisa está borbulhando o metano para a atmosfera, onde ele é rapidamente destruído. O enigma é biológico ou geológico?
“Agora é preciso dar prioridade em missões futuras para determinar isso”, afirma Jonathan Lunine, da Universidade Cornell, pesquisador que não participou da descoberta, publicada on-line pela revista Science.
Nasa acha metano em Marte e gera entusiasmo. In: Folha de S.Paulo. 18 dez. 2014.
De acordo com o texto, é preciso pesquisar se
- História | 3.4 Ditadura Militar
O governo Médici não se limitou à repressão. Distinguiu claramente entre um setor significativo, mas minoritário da sociedade, adversário do regime, e a massa da população que vivia um dia a dia de alguma esperança nos anos de prosperidade do “milagre econômico”. A repressão acabou com o primeiro setor, enquanto a propaganda encarregou-se de, pelo menos, neutralizar o segundo. Para alcançar este último objetivo, o governo contou com o avanço das telecomunicações e a expansão do número de residências que possuíam televisão: em 1960, apenas 9,5% das residências urbanas tinham televisão; em 1970, a porcentagem chegava a 40%. Por essa época, beneficiada pelo apoio do governo, de quem se tornou seu porta-voz, a TV Globo expandiu-se nacionalmente até controlar todo o setor. A propaganda governamental passou a ter um canal de expressão como nunca se viu na história do país.
Fausto, Boris. História do Brasil; colaboração de Sérgio Fausto. – 14ª Edição atualizada e ampliada. Pág. 413. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015. Texto adaptado. VOT2022
Durante a ditadura militar, o governo adotou mecanismos para conseguir apoio popular e para isso