Roberto quer ampliar o galinheiro de seu sítio, que atualmente tem 8 m × 5 m. Para isso, vai unir duas outras regiões anexas que não estão mais em uso: uma horta retangular de dimensões 4 m × 2 m e um pequeno jardim, com formato de triângulo retângulo, de lados 3 m, 4 m e 5 m. A figura abaixo ilustra o esquema do novo galinheiro.
Depois da ampliação, ele vai cercar todo o galinheiro com uma tela nova de arame, cujo custo por metro é R$ 3,40.
Qual será o custo total para cercar o novo galinheiro?
Questões relacionadas
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
O gráfico abaixo apresenta a curva de crescimento de uma população em função do tempo.
A curva de potencial biótico (CPB) difere da curva de crescimento real (CCR) pela existência de um elemento denominado de “resistência do meio” (R), o qual reflete diferentes fatores ambientais que interferem na população.
Sobre esses fatores, pode-se afirmar:
- Ciências - Fundamental | 17.1 Remédios e Vacinas
Analise as figuras e faça o que se pede na questão.
Podemos dizer que a vacinação é um cuidado relacionado à saúde do ser humano em todas as fases de seu desenvolvimento?
Justifique sua resposta.
- Geografia - Fundamental | 05. Composição e Diversidade da Sociedade Local
Texto base: Por que, no campo, os alunos estudam tão longe de casa? Belém. Com o fechamento da Escola Municipal Maria Raimunda Leão, o percurso para chegar à escola passou a ser quatro vezes maior para algumas crianças.
Enunciado:
Escreva um pequeno texto contando o caminho que você percorre ao sair da sua casa até chegar à escola onde você estuda. Coloque todos os elementos que você observar durante o trajeto.
Depois, faça um desenho desse trajeto.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética cumpre um objetivo muito importante: a geração de riqueza humana e material. A história nos mostra o relevante papel do adulto no que se refere à continuidade da espécie, à socialização de conhecimentos e valores resultantes do desenvolvimento cultural e social da humanidade. No espaço escolar, essa ação do adulto se revela como a função pedagógica que o professor tem de possibilitar a apropriação do conhecimento em consonância com o contexto social vigente. (Manual do Professor – página 6)
Enunciado:
PROPOSTA DE ATIVIDADES
1. Primeiro passo
1.1. Professor, pergunte aos alunos se eles conhecem essas expressões e o que elas significam.
* Subir os degraus na vida.
* Subir os degraus da fama.
1.2. Explique a eles que essa expressão significa que os degraus são as dificuldades ou problemas que enfrentamos em nossa vida para alcançarmos nosso objetivo ou nossos sonhos.
2. Segundo passo
2.1. Professor, leia e comente com os alunos os versos da letra da música “Degrau da Fama” de Jacó e Jacozinho.
2.2. Peça aos alunos que escrevam as dificuldades que Jacó e Jacozinho tiveram que enfrentar no início da carreira deles.
O degrau da fama é duro
É difícil pra gente subir
É uma escada com muito perigo
No começo eu logo já vi
Disponível em:<https://www.letras.mus.br/jaco-jacozinho/883326/> Acesso em: 03 jan. 2018. [Fragmento]
3. Terceiro passo
3.1. Professor, convide os alunos a observarem atentamente a imagem.
Depois, pergunte:
a) O que vocês estão observando?
b) O que significa os lugares que as pessoas ocupam nos degraus?
c) Qual lugar vocês estariam nos degraus dessa escada? Por quê?
3.2. Professor, reflita com os alunos a frase que está na imagem, mas antes, deixe que eles coloquem suas opiniões sobre o que entenderam.
Disponível em:<http://mensagens.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/7-112/mensagens-sobre-os-degraus-da-vida-18.jpg> Acesso em: 03 jan. 2018.
- Filosofia | 2.2 Clássica
Quanto à deliberação, deliberam as pessoas sobre tudo? São todas as coisas objetos de possíveis deliberações? Ou será a deliberação impossível no que tange a algumas coisas? Ninguém delibera sobre coisas eternas e imutáveis, tais como a ordem do universo; tampouco sobre coisas mutáveis como os fenômenos dos solstícios e o nascer do sol, pois nenhuma delas pode ser produzida por nossa ação.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Edipro, 2007 (adaptado).
O conceito de deliberação tratado por Aristóteles é importante para entender a dimensão da responsabilidade humana. A partir do texto, considera-se que é possível ao homem deliberar sobre: