Texto base: Por que, no campo, os alunos estudam tão longe de casa? Belém. Com o fechamento da Escola Municipal Maria Raimunda Leão, o percurso para chegar à escola passou a ser quatro vezes maior para algumas crianças.
Enunciado:
Escreva um pequeno texto contando o caminho que você percorre ao sair da sua casa até chegar à escola onde você estuda. Coloque todos os elementos que você observar durante o trajeto.
Depois, faça um desenho desse trajeto.
Questões relacionadas
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
A espectroscopia de emissão com plasma induzido por laser (Libs, na sigla em inglês) é a tecnologia usada pelo robô Curiosity, da Nasa, em Marte, para verificação de elementos como ferro, carbono e alumínio nas rochas marcianas. Um equipamento semelhante foi desenvolvido na Embrapa Instrumentação, localizada em São Carlos, no interior paulista. No robô, um laser pulsado incide em amostras de folhas ou do solo e um conjunto de lentes instaladas no equipamento e focadas em um espectrômetro possibilita identificar os elementos químicos que compõem o material.
Pesquisa Fapesp, janeiro de 2014. Adaptado.
Incidindo-se o laser pulsado em amostras de folhas, certamente será identificado, por meio do espectrômetro, o elemento químico fósforo, que compõe as moléculas de
- História | 5.6 Mercantilismo
(FGV-RJ) A respeito do mercantilismo é correto afirmar:
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
O poeta Olavo Bilac, numa carta endereçada a um amigo em 1887, construiu uma imagem negativa da cidade onde residia, São Paulo, que, segundo ele, era
uma bexiga. Isto não vale dois caracóis (...) Não posso viver numa terra onde só há frio, garoa, lama, republicanos, separatistas e tupinambás.
Decênios depois, Patrícia Galvão (Pagu) apresentava uma cidade diferente:
São Paulo é o maior centro industrial da América do Sul: o pessoal da tecelagem soletra no cocoruto imperialista do [bonde] “camarão”. A italianinha matinal dá uma banana pro bonde.
(Parque industrial, 1933.)
Da data da carta de Bilac ao ano da publicação do livro de Pagu, houve em São Paulo modificações provocadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observe a imagem e, depois, leia o texto.
A equipe está revendo a história dos usos dos marfins, e mostrando que os próprios africanos do continente usavam esses objetos. “Encontramos pistas de que houve produção e usos locais de objetos de marfim pelos povos da Senegâmbia, o que contraria a tese de que os africanos teriam feito essas obras apenas para atender ao comércio externo. Notamos também que os povos Cassanga, Lirigo e Beafada produziam seus próprios instrumentos musicais em marfim”, explica Vanicléia Santos, historiadora do projeto.
Boletim UFMG. Disponível em: https://images.metmuseum.org/CRDImages/ao/original/DP231460.jpg.
Acesso em: 31 mar. 2019 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas pela imagem e pelo texto, os objetos de marfim feitos por povos africanos podem ser considerados
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
Por meio do processo conhecido como eletrização por atrito, eletriza-se com um tecido uma pequena esfera metálica, inicialmente neutra e presa a um suporte isolante. Após o atrito, constata-se que essa esfera perdeu 1.1020 elétrons.A seguir, faz-se o contato imediato e sucessivo dessa esfera com outras três(3) esferas idênticas a ela, inicialmente neutras, fixadas em suportes isolantes e separadas entre si conforme mostra a figura. Depois dos contatos, a esfera inicialmente eletrizada por atrito é levada para bem longe das demais.Supondo o local do experimento eletricamente isolado, k a constante eletrostática do meio do local do experimento e o potencial de referência no infinito igual a zero, determine o potencial elétricono ponto C devido às cargas das esferas fixas.