Por meio do processo conhecido como eletrização por atrito, eletriza-se com um tecido uma pequena esfera metálica, inicialmente neutra e presa a um suporte isolante. Após o atrito, constata-se que essa esfera perdeu 1.1020 elétrons.A seguir, faz-se o contato imediato e sucessivo dessa esfera com outras três(3) esferas idênticas a ela, inicialmente neutras, fixadas em suportes isolantes e separadas entre si conforme mostra a figura. Depois dos contatos, a esfera inicialmente eletrizada por atrito é levada para bem longe das demais.Supondo o local do experimento eletricamente isolado, k a constante eletrostática do meio do local do experimento e o potencial de referência no infinito igual a zero, determine o potencial elétricono ponto C devido às cargas das esferas fixas.
Questões relacionadas
- Química | 1.7 Gases
(UNICAMP) Bebidas gaseificadas apresentam o inconveniente de perderem a graça depois de abertas. A pressão do CO2 no interior de uma garrafa de refrigerante, antes de ser aberta, gira em torno de 3,5 atm e é sabido que, depois de aberta, ele não apresenta as mesmas características iniciais. Considere uma garrafa de refrigerante de 2 litros, sendo aberta e fechada a cada 4 horas, retirando-se de seu interior 250 mL de refrigerante de cada vez.
Nessas condições, pode-se afirmar corretamente que, dos gráficos a seguir, o que mais se aproxima do comportamento da pressão dentro da garrafa, em função do tempo é o:
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
A vida surgiu uma única vez ou diversas vezes no planeta? Existem basicamente duas correntes opostas de pensamento sobre esse assunto: a contingência e o determinismo. A contingência sugere que, devido às condições tão específicas e raras que propiciaram um conjunto de moléculas químicas a formar um ser vivo, a vida na Terra teria surgido uma única vez. O determinismo indica a origem da vida como um evento plural, com certa simplicidade molecular e naturalidade quanto ao processo e pode ter ocorrido diversas vezes em nosso planeta.
(www.io.usp.br. Adaptado.)
De acordo com o excerto, a presença de DNA, RNA e proteínas em todas as células é um argumento que favorece
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MATERIAL
- Fotos impressas no tamanho 10x15 da obra “Gatos – Aldemir Martins”
- Tinta aquarela
- Pincel
- Recipiente para água
- Papel toalha
- Linhas, E.V.A, papéis coloridos
- Papel Canson formato A4
- Caixa de maça
- Tesoura
- Cola
PROCEDIMENTOS
- Nesta atividade vamos trabalhar a obra “Gatos - Aldemir Martins.”
- O professor vai iniciar a aula falando sobre a variedade de cores que o pintor
usou nas suas obras.
- Falar com as crianças que para Aldemir Martins, as coisas simples da vida tinham
muito valor.
- Após esta explicação o professor vai distribuir para as crianças várias fotos da série
“Gatos” e pedir para elas observarem a variedade e a intensidade de cor que o artista
usou.
- Deixar as crianças manusearem livremente as fotos.
- Questionar as crianças sobre qual desenho elas acham mais bonito e porque, quais
desenhos não gostam e porque, quais os desenhos chamam mais atenção e porque,
quais cores foram mais utilizadas pelo artista, etc.
- Pedir as crianças para cada uma escolher uma foto do desenho que mais gostou e
separar.
- O professor deverá imprimir mais de uma cópia de cada obra.
- Entregar a folha de papel Canson A4 para cada aluno .
- Para esta atividade, o professor vai pedir as crianças para fazer a releitura da obra
escolhida, focando mais nas cores que foram utilizadas pelo artista.
- Pedir as crianças para observarem as cores que foram usadas e a partir daí, começar
a cobrir toda a folha com a tinta aquarelada. Falar com as crianças que neste tipo
de pintura elas deverão molhar o pincel na água depois molhar na tinta. Não precisa
usar muita água.
- O professor deverá auxiliar as crianças neste momento.
- Cobrir toda a folha e esperar secar.
- Enquanto seca, o professor vai distribuir para cada criança dois pedaços de caixa de
maça, já cortados.
- Explicar para as crianças que agora, elas deverão criar seus “gatos” e depois colar na
folha que foi pintada por elas.
- Incentive as crianças a soltar a sua imaginação na criação dos gatos.
- Incentive as crianças a usar folhas coloridas ou recortes de E.V.A para a execução
desta atividade.
- Vai ser uma atividade muito interessante e legal!!!
Fonte: https://ensinando-arte54.webnode.com/a-arte-de-aldemir-martins-educacao-infantil/
AS CORES NO QUINTAL DE ALDEMIR MARTINS
- Matemática | 14.1 Posição e Poliedros
(UPE) Um poliedro convexo possui 8 (oito) faces, todas triangulares. Nestas condições, assumindo que tal poliedro exista, o número de vértices para este será:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
“O que é legítimo afirmar, comprovado pela documentação dos preços, é que coma fase de grande crescimento da economia açucareira assistimos ao seu enquadramento nas linhas de força do sistema colonial; os preços sobem pouco na colônia, a elevação é acentuada na metrópole, isto é, geram-se lucros excedentes – lucros monopolistas – que se acumulam entre os empresários metropolitanos.”
NOVAIS. Fernando A. Portugal e Brasil na Crise do antigo Sistema Colonial. 1777 – 1808. 2 ed. São Paulo: Hucitec, 1983.p.80
A maior expansão da agromanufatura açucareira ocorreu no final do século XVI e na primeira metade do século XVII. A produção era realizada em mais de 250 engenhos.
Podemos afirmar que a elevação dos preços repercutiu no aumento de renda dos produtores coloniais? Explique.