Explicaê

01

Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética cumpre um objetivo muito importante: a geração de riqueza humana e material. A história nos mostra o relevante papel do adulto no que se refere à continuidade da espécie, à socialização de conhecimentos e valores resultantes do desenvolvimento cultural e social da humanidade. No espaço escolar, essa ação do adulto se revela como a função pedagógica que o professor tem de possibilitar a apropriação do conhecimento em consonância com o contexto social vigente. (Manual do Professor – página 6)


Enunciado:

PROPOSTA DE ATIVIDADES

 1. Primeiro passo

 1.1. Professor, pergunte aos alunos se eles conhecem essas expressões e o que elas significam.

* Subir os degraus na vida.

* Subir os degraus da fama.

1.2. Explique a eles que essa expressão significa que os degraus são as dificuldades ou problemas que enfrentamos em nossa vida para alcançarmos nosso objetivo ou nossos sonhos.

 2. Segundo passo

 2.1. Professor, leia e comente com os alunos os versos da letra da música “Degrau da Fama” de Jacó e Jacozinho.

2.2. Peça aos alunos que escrevam as dificuldades que Jacó e Jacozinho tiveram que enfrentar no início da carreira deles.

O degrau da fama é duro

É difícil pra gente subir

É uma escada com muito perigo

No começo eu logo já vi

Disponível em:<https://www.letras.mus.br/jaco-jacozinho/883326/> Acesso em: 03 jan. 2018. [Fragmento]

3. Terceiro passo

 3.1. Professor, convide os alunos a observarem atentamente a imagem.

        Depois, pergunte:

a) O que vocês estão observando?

b) O que significa os lugares que as pessoas ocupam nos degraus?

c) Qual lugar vocês estariam nos degraus dessa escada? Por quê?

3.2. Professor, reflita com os alunos a frase que está na imagem, mas antes, deixe que eles coloquem suas opiniões sobre o que entenderam.

                                img_Q105811_QC429620_0_original.png?1519

Disponível em:<http://mensagens.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/7-112/mensagens-sobre-os-degraus-da-vida-18.jpg> Acesso em: 03 jan. 2018.