(IME) Admitindo que a solubilidade da azida de chumbo Pb(N3)2 em água seja 29,1g/L pode-se dizer que o produto de solubilidade (Kps) para esse composto é:
(Dados: N = 14 g/mol, Pb = 207 g/mol)
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 04. Adição e Subtração
Carla adora cinema. Ela consultou os horários das sessões e a duração dos filmes que serão exibidos nas salas de um cinema neste feriado para assistir com sua irmã Paula.
a) Carla vai assistir ao filme da Branca de Neve e depois ao Pinóquio. Quanto tempo ela terá de esperar entre uma sessão e outra?
b) Paula chegou ao cinema às 14 horas. Qual dos filmes ela poderá assistir?
c) Quando o filme Pinóquio terminar, que horas serão? Desenhe as horas no relógio:
Disponível em: Disponível em: colorir-desenho.com. Acesso em: 10 dez. 2015
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
Uma marca de brinquedos lançou a coleção Beatles Yellow Submarine, uma homenagem aos 50 anos da psicodélica música dos Beatles, que deu origem a uma animação dois anos depois. As ilustrações dos integrantes da banda inglesa foram estampadas na lataria de carrinhos, bem como os motivos gráficos que consagraram a faixa de 1966 – seguida do filme e trilha sonora com mesmo nome. A série especial é composta por seis modelos, mais a réplica do submarino amarelo. Até a embalagem traz os desenhos do clipe. Cada um dos seis carros tem preço sugerido de R$ 19,99, e o Yellow Submarine (linha básica), R$ 9,99.
CAVALCANTE, Ulisses. Marca de brinquedos faz homenagem aos 50 anos do Yellow Submarine.
Os textos podem possuir finalidades bem definidas para atingir um determinado público-alvo. No exemplo anterior, a reportagem sobre uma nova linha de coleção de brinquedos faz uso de um tipo textual, em sua maior parte, marcadamente,
- Filosofia | 2.2 Clássica
(UECE) Leia atentamente os trechos a seguir, que são fragmentos das análises de Platão e Aristóteles sobre os sistemas de governo – suas opiniões sobre a democracia:
“A democracia se divide em várias espécies. Nas cidades que se tornaram maiores ela exibe a igualdade absoluta, a lei coloca os pobres no mesmo nível que os ricos e pretende que uns não tenham mais direitos do que os outros. O Estado cai no domínio da multidão indigente. Tal gentalha desconhece que a lei governa, mas onde as leis não têm força pululam os demagogos”.
ARISTÓTELES. A política. Trad. Roberto L. F. São Paulo: Martins Fontes, 1998. .
“A passagem da democracia para a tirania não se fará da mesma forma que a da oligarquia para a democracia? Do desejo insaciável de riquezas? De tão-somente ganhar dinheiro, proveio a ruína da oligarquia. E o que destruiu a democracia, não foi a avidez do bem que ela a si mesma propusera? Qual foi o bem a que ela se propôs? – A liberdade. Da extrema liberdade nasce a mais completa e selvagem servidão”.
PLATÃO: as grandes obras. A república. Livro VIII. Tradução Carlos A. Nunes, Maria L. Souza, A. M. Santos. Edição do Kindle, 2019. Adaptado.
Considerando o trecho acima, e o pensamento político dos dois filósofos da antiguidade, atente para o que se diz a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) Para Platão, a melhor forma de governança era a aristocracia, na qual os melhores, por serem mais sábios, deveriam governar; entretanto, esta poderia se corromper e tornar-se uma timocracia.
( ) Aristóteles considerava a monarquia a pior das formas de governo. O governo de um só seria errado por corromper a natureza política dos indivíduos, um desvio para o governante.
( ) Diferente de Platão, Aristóteles entendia que a democracia era a melhor forma de governo, desde que não se corrompesse e se transformasse em uma demagogia.
( ) Tanto Platão como Aristóteles buscaram estabelecer, cada um a seu modo, os parâmetros de um bom e justo governo. Nenhum deles, entretanto, tinha admiração pela democracia, sobretudo em seu formato puro.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- Literatura
(CCTMG) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Para responder às questões, leia o poema a seguir.
Definição do amor
Mandai-me, Senhores, hoje
que em breves rasgos descreva
do Amor a ilustre prosápia,
E de Cupido as proezas.
Dizem que de clara escuma,
dizem que do mar nascera,
que pegam debaixo d’água
as armas que o Amor carrega.
[...]
O arco talvez de pipa,
A seta talvez esteira,
Despido como um maroto,
Cego como uma toupeira.
[...]
E isto é o Amor? É um corno.
Isto é o Cupido? Má peça.
[...]
O amor é finalmente
Um embaraço de pernas,
Uma união de barrigas,
Um breve tremor de artérias
Uma confusão de bocas,
Uma batalha de veias,
Um reboliço de ancas,
Quem diz outra coisa é besta.
Gregório de Matos: Poemas escolhidos (Seleção, prefácio e notas de José Miguel Wisnik).
São Paulo: Cia. das Letras, 2010, p. 301-312 (fragmento).
Gregório de Matos viveu no Brasil no século XVII e é um importante escritor desse primeiro momento da literatura brasileira. A leitura do poema permite a identificação de características do pensamento barroco, vigente no período, especialmente no que diz respeito à
- Biologia
(UFRGS) Leia a tira a seguir, que ilustra os dilemas alimentares na vida de uma esponja.
O desejo da esponja, expresso no último quadro, não pode se realizar. Na evolução dos metazoários, a aquisição fundamental que possibilitou a digestão de macromoléculas, a qual não está presente na esponja, é: